Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 19:03:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Versão Beta HB-2  (Lida 57824 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #15 : 03 de Abril de 2017, as 00:56:28 »

Será que não há a possibilidade de transformar esse esquema em push pull? Não existe alguma forma de substituir a válvula inversora por um amplificador operacional não-inversor e um inversor?
Pra ganhar 2W? Além do que colocar um OpAmp nesse amplificador é heresia...  Cheesy
Esse amplificador é uma excelente opção ao P1 do AX84. Sai muito mais barato que o P1, mesma potencia e mesmos controles.
Mas tirar mais do que isso só usando um esquema mais tradicional (com o custo disso, claro).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
V.O.A.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 14



« Responder #16 : 03 de Abril de 2017, as 01:22:22 »

 Cheesy Cheesy Mas ignorando a heresia, você acha que prejudicaria o timbre audivelmente (considerando que a válvula inversora tem ganho 1)?

Às vezes me questiono se não é "tradicionalismo" nosso gastar uma válvula só pra inverter o sinal.
Imagine num push-pull de 50W, poder economizar cerca de 90 reais (fora não precisar mais trocar 12ax7 queimada) colocando um NE5532 ou um simples TL072. Acho um bocado tentador.
Registrado

____________________________
V.O.A. - Vinícius Ossanes Aquino
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #17 : 03 de Abril de 2017, as 02:07:23 »

Desde quando inversora tem ganho 1? A LTP, a mais usada em amplificadores de guitarra tem ganho maior que 1, e dependendo da configuração, um ganho razoável.
E a inversora distorce. E você vai querer uma distorção de válvula num amplificador valvulado, não vai?
« Última modificação: 03 de Abril de 2017, as 12:59:21 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #18 : 03 de Abril de 2017, as 19:59:51 »

Desde quando inversora tem ganho 1? A LTP, a mais usada em amplificadores de guitarra tem ganho maior que 1, e dependendo da configuração, um ganho razoável.
E a inversora distorce. E você vai querer uma distorção de válvula num amplificador valvulado, não vai?


Aproveitando a deixa.. geralmente dizem que a distorção de uma inversora não é nada agradável, isso confere?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #19 : 03 de Abril de 2017, as 21:47:28 »

Aproveitando a deixa.. geralmente dizem que a distorção de uma inversora não é nada agradável, isso confere?
Porque isso seria assim? No final ela nada mais é que um estagio de ganho.
Tem gente inclusive que acha que a distorção da inversora é a mais importante no amplificador.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #20 : 04 de Abril de 2017, as 09:35:46 »

Oi Pessoal

Vamos lá... O estágio inversor tem ganho. Ele tem duas saídas: uma com ganho positivo e outra com ganho negativo. Para ser eficiente, os ganhos precisam ter o mesmo valor absoluto. Se uma saída tem ganho 1, a outra precisa ter ganho -1 em qualquer frequência.

O engano de que a válvula inversora tem ganho 1 vem do circuito de carga dividida, no qual o resistor de catodo e de anodo tem o mesmo valor. Na prática, o ganho positivo deste circuito é cerca de 2% menor que o ganho negativo, mas dá pro gasto. Os outros circuitos terão ganho e as vezes um ganho bem alto, se considerar o inversor de acoplamento cruzado em cascata.

Como qualquer circuito eletrônico ativo, o estágio inversor soma distorção e ruído ao sinal. A distorção somada nele pode ser desejada ou, na maior parte dos casos, indesejada.

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #21 : 04 de Abril de 2017, as 12:16:42 »

Lembro que a série Terror "all tube" da Orange conta justamente com a distorção e o ganho gerados no inversor para definir seu timbre (que agrada a um montão de gente, diga-se de passagem).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #22 : 05 de Abril de 2017, as 16:42:12 »

Já deve fazer mais de 2 anos que eu desenhei um circuito push-pull com 2x PCL82 e pré 12AX7. Testei em protoboard, ajustei pros meus gostos, e fiz o projeto da placa e do chassis. Tinha até dois potenciômetros push-pull: Ganho usando a chave para "boost", e no de Graves usando a chave para "bass shift" (que mudava os capacitores no tone stack, mudando a curva de "Fender" para "Vox")!
Já tenho o chassis furado e pronto, porém... nunca montei o projeto! Mal me lembrava que tinha feito ele, pra ser sincero!

Mas depois de ver esse projeto do kem, lembrei do meu, e apesar de ainda gostar muito dele, é um pouco complicado demais para o tipo de montagem que eu iria fazer (placa universal).
Fiquei mais interessado em fazer esse HB-2 no lugar do meu, até porque não preciso de mais do que 5 Watts dentro de casa. Já faz tempo que acompanho os projetos dele, e tenho que tentar montar um "seguindo a receita de bolo". Tenho mania de "fazer mod".
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #23 : 05 de Abril de 2017, as 18:41:16 »

...Tenho mania de "fazer mod".
Parece eu...  Roll Eyes
Logo que eu comecei a me interessar por valvulados, resolvi montar um Iall 3.5. Mas, já tinha essa mania de MODs (tinha, melhorei muito). Resultado... o Iall esta montado, mas não terminei... Sad
Eu acho que o grande lance é montar seguindo a receita, fazer funcionar, e depois... só depois, pensar em MODs.
Mas você tem uma grande vantagem. Nunca vi alguém montar projetos tão rápido...  Smiley
Se quiser ajuda pra montar esse projeto é só falar.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #24 : 06 de Abril de 2017, as 14:13:04 »

Eu acho que o grande lance é montar seguindo a receita, fazer funcionar, e depois... só depois, pensar em MODs.
Mas você tem uma grande vantagem. Nunca vi alguém montar projetos tão rápido...  Smiley

Minhas montagens são, na maior parte do tempo, protótipos em protoboard. Não são muito seguras, pra ser sincero, mas é a forma que consigo fazer testes rapidamente. Acho que até hoje, nunca finalizei uma montagem, de fato!

Se quiser ajuda pra montar esse projeto é só falar.

Eu só não tenho os transformadores para esse projeto, o resto tenho. Acho que consigo um 30+30 nas lojas locais, mas o de saída vou ter que mandar fazer, ou improvisar com um de 220v/12v (que dá 1k3 no primário com falante de 4R).

Posso desenhar um layout e você confere.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #25 : 07 de Abril de 2017, as 19:25:16 »

Layout PTP para o HB-2.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9591.msg174674#msg174674
Não testado!!!
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
FRED
Visitante
« Responder #26 : 09 de Abril de 2017, as 21:59:47 »

Cheesy Cheesy Mas ignorando a heresia, você acha que prejudicaria o timbre audivelmente (considerando que a válvula inversora tem ganho 1)?

Às vezes me questiono se não é "tradicionalismo" nosso gastar uma válvula só pra inverter o sinal.
Imagine num push-pull de 50W, poder economizar cerca de 90 reais (fora não precisar mais trocar 12ax7 queimada) colocando um NE5532 ou um simples TL072. Acho um bocado tentador.

Basta usar uma 6av6 ou 12av6.
Registrado
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #27 : 09 de Abril de 2017, as 22:17:28 »

kem, por favor, da próxima vez que atualizar o Layout PTP, lembra dos que temos presbiopia, quero dizer: aumenta o tamanho da fonte dos resistores e capacitores cerâmicos (Lado direito na placa).
E coloca as referências nos resistores junto aos capacitores eletrolíticos (Lado esquerdo)!
Eu sei que tudo está no início ainda, mas estou acompanhando desde já  Legal!

Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #28 : 09 de Abril de 2017, as 22:29:02 »

ZAS, eu não sei o que acontece, mas a imagem original está mais nítida.
Não sei se o site de hospedagem altera a resolução das imagens.
Já os resistores da fonte comi bola mesmo. Mas são RF1, RF2 e RF3, na sequência. Mas vou arrumar isso.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #29 : 10 de Abril de 2017, as 00:31:59 »

ZAS, eu não sei o que acontece, mas a imagem original está mais nítida.
Não sei se o site de hospedagem altera a resolução das imagens.

Quando for assim, você pode fazer o seguinte, kem:

[ url=http://LinkDiretoParaImagemGrande.exemplo.br ][ img ]http://LinkParaImagemPequena.exemplo.br[ /img ][ /url ]

Assim, a imagem fica num tamanho que cabe no fórum, mas para ver em tamanho maior, é só clicar na foto! É o mesmo que colocar links em texto, por exemplo:

Google = [ url=http://google.com.br ] Google [ /url ]
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal