Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 05:06:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Versão Beta HB-2  (Lida 57836 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #60 : 11 de Dezembro de 2021, as 21:58:13 »

Muito bom Matheus. Parabéns pela montagem.
Falta só o áudio...  Roqueiro
Não deve mudar muita coisa dos 170V pros 150V. A mudança deve ser sutil.
O HB-2 entrega bem um meio termo entre o Iall 3.5 e o 10.5. A potência final fica nos 5-6W.
E justamente em comparação com os Iall ele tem uma "vantagem" e uma "desvantagem" (entre aspas porque não são prós nem contras de verdade, apenas diferenças de projeto). O HB-2, apesar de usar 2 válvulas como o Iall 10.5, fornece menos potência final. Mas entrega um amplificador completo, já com pré amplificador.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2021, as 05:22:34 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #61 : 20 de Dezembro de 2021, as 22:41:18 »

Qual a corrente do transformador de força?

Sei que serve apenas para teste, mas quais as especificações do transformador de 12v que posso usar para a saída?

Pretendo testar com os componentes que tenho aqui.

Obrigado.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #62 : 21 de Dezembro de 2021, as 00:30:13 »

Lamer, o transformador de força é um 30+30V 1A.
O de saída  um 1K7/ 8 ohms - 7-10W.  O transformador de força "mais próximo" seria um 220V - 15V 800mA.
Da pra usar um de 12V 1A, mas vai perder um pouco de potência.
Não esqueça que esse é um amplificador SE. Tem que desmontar o núcleo do "transformador" de saída e colocar "E"s de um lado e "I"s de outro, com um papel cartão no meio.
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2021, as 07:36:33 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #63 : 21 de Dezembro de 2021, as 21:02:18 »

Valeu pelas instruções... Mas o transformador de saída, talvez eu encomende e espero para testar.
Sempre quiz um valvulado, mas sempre a se esbarrava na dificuldade de juntar o  um pré com o IALL, pois queria usar PCLs no projeto.
Quando vi esse projeto, me animei.
Acredito que eu tenha os componentes.
Muito obrigado.
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #64 : 06 de Março de 2022, as 23:22:55 »

Aproveito para humildemente sugerir uma versão "HBHG" (hundred bucks high gain)... O pessoal "do peso" anda desamparado...
Vi essa sugestão quando li esse tópico desde o começo, e fiquei pensando em como poderia ser feito. E lembrei que tem as 12AV6, que custam menos de 30 reais, duas "equivalem" a uma 12ax7, bem mais baratas e até fáceis de achar em sucatas de aparelhos valvulados antigos, e se ligarmos os filamentos em série (25,2V) mais um resistor de 33r, dá para alimentar com os 30v disponíveis, e montar um amp equivalente ao High octane, sem aumentar muito os custos do projeto. Bem, já tenho um transformador de força, de 31+31 por pelo menos 2A, 4 12AV6, 2 PCL82, e pedi no mercado livre mesmo um transformador de saída. Já tenho meia dúzia de projetos na bancada, mas esse me pareceu bem promissor. Quem sabe não dá pra fazer um HB-HG (ou HB-HO)?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #65 : 07 de Março de 2022, as 10:17:32 »

Vi essa sugestão quando li esse tópico desde o começo, e fiquei pensando em como poderia ser feito. E lembrei que tem as 12AV6, que custam menos de 30 reais, duas "equivalem" a uma 12ax7, bem mais baratas e até fáceis de achar em sucatas de aparelhos valvulados antigos, e se ligarmos os filamentos em série (25,2V) mais um resistor de 33r, dá para alimentar com os 30v disponíveis, e montar um amp equivalente ao High octane, sem aumentar muito os custos do projeto. Bem, já tenho um transformador de força, de 31+31 por pelo menos 2A, 4 12AV6, 2 PCL82, e pedi no mercado livre mesmo um transformador de saída. Já tenho meia dúzia de projetos na bancada, mas esse me pareceu bem promissor. Quem sabe não dá pra fazer um HB-HG (ou HB-HO)?

Apesar de não ser o objetivo do HB-2, porque não tentar?  Evil Uma das maiores dificuldades com os amplificadores high gain são a tendência em se tornarem "apitos" high gain... os ajustes podem não ser tão simples. Para tentar um "high gain" eu começaria pelo básico, um triodo em cascata com V1, onde uma 6AU6 por exemplo atende bem... mas como você quer aproveitar o transformador 30+30, eu tentaria 3 XCL82 com filamentos em série (mas simples e mais barato que adicionar mais duas 12AV6 no projeto), e que consomem 24,6v e 1,8A, incialmente ajustaria o circuito para esse triodo em cascata, daí pensaria em mais um estágio de buffer  Evil Roqueiro

O Kem fez uma atualização para o HB-2 com transformador exclusivo que alimenta qualquer válvula das família *CL 82, o novo projeto se chama EPX-82, que inclusive já tem transformador comercial projetado com secundários para os filamentos em 6,3v, 8,2v e 16v. Para quem deseja montar o HB-2 é uma ótima pedida!
« Última modificação: 07 de Março de 2022, as 10:48:21 por Matheus Halme » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #66 : 07 de Março de 2022, as 10:53:29 »

Apesar de não ser o objetivo do HB-2, porque não tentar?  Evil Uma das maiores dificuldades com os amplificadores high gain são a tendência em se tornarem "apitos" high gain... os ajustes podem não ser tão simples. Para tentar um "high gain" eu começaria pelo básico, um triodo em cascata com V1 estilo JCM 800 2204, onde uma 6AU6 por exemplo atende bem... mas como você quer aproveitar o transformador 30+30, eu tentaria 3 XCL82 com filamentos em série (mas simples e mais barato que adicionar mais duas 12AV6 no projeto), e que consomem 24,6v e 1,8A, incialmente utilizaria apenas mais um triodo.


Mas tecnicamente, vai ser apenas mais um triodo, já que o quarto é um seguidor de cátodo. Fora que 3 XCL 82 é apenas marginalmente mais barato que 2 PCL 82 + 2 12AV6, o transformador de saída teria que ser outro, e o projeto do power teria que ser alterado.

Os apitos são bem pouco prováveis, já que os primeiros estágios serão com as 12AV6. Diria até que são menos prováveis que em uma 12AX7, onde os triodos ficam no mesmo invólucro. E apito se resolve com projeto bem pensado e fio blindado onde o caminho do áudio é susceptível a realimentação. O seguidor de cátodo será o de umas das ECL82.

-----
Adicionando, a vantagem de 3 XCL82 é que teria mais potência  Evil
« Última modificação: 07 de Março de 2022, as 10:59:39 por darkislanio » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #67 : 07 de Março de 2022, as 11:42:49 »

Vocês estão querendo tirar leite de pedra...  Cheesy
Acho difícil manter o "projeto 100Buck" e ainda fazer um Hi-Gain. Mas... quem sabe não aparece uma boa ideia.
Quem sabe seja mais fácil pegar o Iall 10.5 como base e acrescentar 2 12AX7. Ou na linha de válvulas mais baratas, 1 EF184 e 2 6AV6.
« Última modificação: 07 de Março de 2022, as 12:04:36 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #68 : 07 de Março de 2022, as 12:15:10 »

Acho mais fácil pegar o Iall 10.5 como base e acrescentar 2 12AX7. Ou na linha de válvulas mais baratas, 1 EF184 e 2 6AV6.
Com a inflação do jeito que está, difícil até fazer o 100buck com... 100 buck hehehe
Mas, sem alterar os transformadores, e acrescentando duas válvulas de 28 reais, mudar de um P1 para um high octane, pra mim é um bom negócio. E já tenho quase todos os componentes (o transformador de saída já está a caminho), farei os testes, e se ficar bom, posso postar aqui os resultados e o esquemático.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #69 : 07 de Março de 2022, as 13:54:28 »

Vocês estão querendo tirar leite de pedra...  Cheesy

Sem forçar a barra em?!  Cheesy Cheesy Já estou satisfeito com meu HB-2!

Acho difícil manter o "projeto 100Buck" e ainda fazer um Hi-Gain.

Concordo plenamente, hi-gain e baixo custo numa mesma frase é algo bem controverso.... e como elucidei no início do meu último post, foge do propósito original do seu projeto!  Cool
Mas me familiarizei com a intenção do darkislanio em agitar algo novo! Dessas intenções, surgem ideias que se amadurecidas corretamente podem virar bons projetos!

Mas... quem sabe não aparece uma boa ideia.
Quem sabe seja mais fácil pegar o Iall 10.5 como base e acrescentar 2 12AX7. Ou na linha de válvulas mais baratas, 1 EF184 e 2 6AV6.

Iall 10.5 + HTM1 é um bom começo  Evil Evil Evil

Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #70 : 07 de Março de 2022, as 15:53:44 »

Já que comentaram de usar 3 xCL82... Por que não 4? E da pra ficar no transformador de 30+30V (claro que se usar um específico a potência final será maior).
Desvantagens: Fica difícil um layout. Muito fio pra tudo que é lado, com todos os problemas que isso trás (e não são poucos).
Vantagens: Da pra fazer um SE paralelo com os 4 pentodos, usando os 4 triodos para algo próximo ao Hi-Octane, ou um push pull também paralelo, deixando na linha do 18 Watt Lite.
« Última modificação: 07 de Março de 2022, as 16:04:21 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #71 : 07 de Março de 2022, as 16:12:42 »

Aí dá um pouco de medo de oscilações, pois vai haver válvula com o primeiro triodo do ladinho de um dos pentodos de saída, e em um pré de alto ganho como o High Octane, é bem propenso a apitos (mas posso estar bem errado hehehe) Mas, se for push pull, usando um triodo para a inversora, e os outros três com uma topologia parecida com o pré do 5E3, dá pra fazer o Cheap Deluxe.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #72 : 24 de Julho de 2022, as 15:53:53 »

Aí dá um pouco de medo de oscilações, pois vai haver válvula com o primeiro triodo do ladinho de um dos pentodos de saída, e em um pré de alto ganho como o High Octane, é bem propenso a apitos (mas posso estar bem errado hehehe) Mas, se for push pull, usando um triodo para a inversora, e os outros três com uma topologia parecida com o pré do 5E3, dá pra fazer o Cheap Deluxe.

Isso seria só questão de procurar fazer um layout que mantenha os sinais o mais separados o possível. Fiz um exemplo de como poderia ser feito, e achei uma foto de uma montagem como exemplo de mais ou menos como ficaria.



Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #73 : 25 de Julho de 2022, as 08:49:06 »

Isso seria só questão de procurar fazer um layout que mantenha os sinais o mais separados o possível. Fiz um exemplo de como poderia ser feito, e achei uma foto de uma montagem como exemplo de mais ou menos como ficaria.

Belos exemplos! Agora quem se habilita a montar os 4 triodos/pentodos ?  Cheesy
Registrado
FernandoCWB
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 43

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 11



« Responder #74 : 25 de Julho de 2022, as 11:18:46 »

Gostei da ideia!

Gostei também dessa montagem suspensa como teia.

Se avançarem, eu monto o danado!
Com o diagrama em mãos posso ajudar no layout também, é claro!
Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal