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Autor Tópico: Esquema elétrico Sabbra Cadabra  (Lida 10669 vezes)
Aeromodelista
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« : 30 de Março de 2017, as 19:39:43 »

Pessoal boa noite! montei o pedal Sabbra Cadabra a algum tempo atras e adivinhem não funcionou... mas sem problema tudo é aprendizado, como estava tendo dificuldade resolvi levantar o esquema elétrico para ajudar a desembaraçar a cabeça do iniciante aqui.
Conferi várias vezes para me assegurar que  os valores  dos componentes e esquema não estivessem errados, e assim mesmo consegui errar um componente e uma linha sem contar que ficou muito embolado,  em fim, apaguei e coloquei o original(fornecido pelo pessoal aqui do Handmades)
segue o endereço.

https://www.4shared.com/photo/AMeoLTrxei/LAYOUT.html


Este é o pedal aqui do próprio site  desenvolvido pelo Moska
Grande abraço.
« Última modificação: 07 de Abril de 2017, as 20:34:31 por Aeromodelista » Registrado
Antonio de Campos Junior
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« Responder #1 : 30 de Março de 2017, as 19:56:53 »

Olá Aeromodelista,
Eu montei o pedal com o esquema do Moska e funcionou legal.  Apanhei um pouquinho devido a uma trilha que estava em curto, mas assim que achei o problema o som veio bem bacana!
Qual transistor você está utilizando?
Abraços
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« Responder #2 : 30 de Março de 2017, as 20:25:01 »

Olá! estou usando o BC 338 e os fet's 2N5484, usei o layout do Moska, Conferi cada componente várias vezes, possíveis inversões, medi continuidade das trilhas...etc ( deixei a placa de lado por enquanto) agora estou na fase de montar no protoboard, acho que deveria ter feito isso primeiro ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, hoje montei no protoboard a primeira etapa do Q1 e liguei a guitarra e realmente teve uma amplificação no som, peguei a saída antes do C4.
Como você falou em curto, é possível ter curto mesmo na inspeção visual entre as trilhas não aparecendo?
Grande abraço e obrigado pela atenção.
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« Responder #3 : 30 de Março de 2017, as 20:38:29 »

As vezes e um pingo minusculo de solda que voce passa dias procurando da uma olhada atentamente com uma lupa.Eu ja passei varios apertos assim um respinguinho de nada, o que eu tenho feito quando estou na duvida se a solda respingou ou passou para a trilha do lado, pego uma agulha e contorno a trilha em que estou na duvida.
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« Responder #4 : 30 de Março de 2017, as 20:43:17 »

Póis é, eu fiz isso com a ponta do estilete, valeu a dica, vou fazer isso novamente usando a lupa.
Obrigado.
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« Responder #5 : 30 de Março de 2017, as 20:52:05 »

Muitas vezes não é a solda a culpada por curto circuitos entre as trilhas, mas apenas a proximidade delas e uma corrosão mal realizada e que fica invisível a olho nu.
Então, sempre antes de se proceder a montagem e soldagem dos componentes, sempre é bom checar se há curtos entre as ilhas e trilhas da placa.
Facilita ter um multímetro com testador de continuidade (tem os sonoros que bipam se tiver curto, que são melhores que os acendem led ou com aviso visual).
Descoberta a existência do curto, precisa descobrir o ponto onde isso acontece. Normalmente uma passada com o estilete entre as partes suspeitas resolve o problema. Mas já teve placa que eu não descobria onde tinha o curto.  Nesses casos eu pego uma bateria de 12V que eu tenho e com dois cabos eu ligo o positivo numa trilha e o negativo na outra. Se o ponto for pequeno, ele vaporiza na hora, devido a corrente alta. Mas precisa tomar cuidado ao fazer isso e com os pontos onde se tocam os cabos. Já queimei trilha (ela abriu) ou fiz marcas de chamuscado na placa.
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« Responder #6 : 30 de Março de 2017, as 21:41:28 »

HeHe, 12v boa dica.
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« Responder #7 : 30 de Março de 2017, as 22:20:34 »

Muitas vezes não é a solda a culpada por curto circuitos entre as trilhas, mas apenas a proximidade delas e uma corrosão mal realizada e que fica invisível a olho nu.
Então, sempre antes de se proceder a montagem e soldagem dos componentes, sempre é bom checar se há curtos entre as ilhas e trilhas da placa.
Facilita ter um multímetro com testador de continuidade (tem os sonoros que bipam se tiver curto, que são melhores que os acendem led ou com aviso visual).
Descoberta a existência do curto, precisa descobrir o ponto onde isso acontece. Normalmente uma passada com o estilete entre as partes suspeitas resolve o problema. Mas já teve placa que eu não descobria onde tinha o curto.  Nesses casos eu pego uma bateria de 12V que eu tenho e com dois cabos eu ligo o positivo numa trilha e o negativo na outra. Se o ponto for pequeno, ele vaporiza na hora, devido a corrente alta. Mas precisa tomar cuidado ao fazer isso e com os pontos onde se tocam os cabos. Já queimei trilha (ela abriu) ou fiz marcas de chamuscado na placa.

xformer, acho que deveria editar esta mensagem retirando esta parte.  Não acho que seja uma boa prática, esta técnica.

Abraços,
Alfredo
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« Responder #8 : 31 de Março de 2017, as 06:47:31 »

Por isso tem a ressalva  do que pode acontecer de errado e só usar em placa sem os componentes. Fica como último recurso se não se descobre o curto circuito nas trilhas.
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« Responder #9 : 31 de Março de 2017, as 11:04:45 »

xformer, não entenda como crítica.  Mesmo com ressalva nunca deveria ser praticado.  E quando indicado por um membro veterano, pode levar iniciantes a práticas errôneas.

O uso do multímetro, na escala de continuidade, já seria suficiente.

Abraços,
Alfredo
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« Responder #10 : 31 de Março de 2017, as 12:38:48 »

xformer, não entenda como crítica.  Mesmo com ressalva nunca deveria ser praticado.  E quando indicado por um membro veterano, pode levar iniciantes a práticas errôneas.

O uso do multímetro, na escala de continuidade, já seria suficiente.

O testador de continuidade não indica ONDE é o curto-circuito, apenas que ele existe. Já tive dificuldade em encontrar o pontinho exato de curtos em placas de circuito impresso e uso este procedimento nesses casos. Como o ponto é geralmente mais fino, ao fazer o procedimento ele se rompe imediatamente como se fosse um fusível (e você vê ele piscar no ponto e ouve o estalinho) e na hora se interrompe a corrente. Não é perigoso e é bastante efetivo. Se quiser, pode usar um limitador de corrente (um resistor de 12 ohms, limita a corrente em 1A, que é suficiente pra romper o curto circuito).
Obviamente que se o curto-circuito no circuito impresso for grande, passa-se o estilete primeiro. Mas mesmo assim, às vezes o estilete não corta tudo e você não vê onde tem a falha, então ...
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« Responder #11 : 31 de Março de 2017, as 20:15:29 »

Ok obrigado! hoje investi todo meu dia tentando descobrir se tinha curto e onde e acabei não achando, como tinha componentes sobrando montei o circuito no protoboard a primeira etapa e a segunda, estava usando o gerador de sinal, e comparando na placa e no protoboard.
Estou ficando meio encucado pois, o sinal no protoboard é mais alto que na placa e em alguns componentes quase não se escuta( o comportamento é o mesmo nos dois, mas só até onde testei. ) isso é normal ?
Já até pensei em fazer outra placa com mais critério e ir montando etapa a etapa, e vendo a saída, o pior que pode acontecer é eu aprender mais um pouco...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.
Ainda não vou jogar a toalha, mas se bater o desespero vou gravar um vídeo e posto pra todos verem o comportamento do circuito.
Quem sabe não é uma coisa boba?
Grande abraço a todos.
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« Responder #12 : 31 de Março de 2017, as 20:36:11 »


Aeromodelista`

É esse o espírito Handmade!

O esquema que você mostrou pode estar correto, mas é um dos mais estranhos que eu já vi.

Creio que este do Freestompboxes é o original que o Moska utilizou, e está corrigido:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Ou nesse link http://www.freestompboxes.org/download/file.php?id=25900&mode=view

Outras informações você terá neste tópico:

http://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?f=7&t=25043&hilit=sabbra+cadabra

Porém para ver todas as imagens você tem que se inscrever no fórum, o que é fácil.

 Legal!
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Aeromodelista
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« Responder #13 : 31 de Março de 2017, as 21:55:32 »

Muito obrigado!
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« Responder #14 : 31 de Março de 2017, as 23:36:33 »

De fato, o esquema que você postou no início do tópico está totalmente furado e não tem nada a ver.
O esquema certo do Sabbra Cadabra é o do link que o Matec postou.

A propósito, há algum tempo atrás eu montei um Sabbra Cadabra utilizando uma veroboard do link abaixo e ele funciona perfeitamente:
http://tagboardeffects.blogspot.com.br/2015/03/catalinbread-sabbra-cadabra.html

Montei o meu com Fets 2N5457 e um 2N5089 e o som ficou muito bom, mas, um pentelhésimo abaixo do meu Dr. Boogie 2010 e só por isso é que ele não entrou no meu pedalboard.
« Última modificação: 01 de Abril de 2017, as 00:27:58 por Ramsay » Registrado
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