Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 11:58:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Novo vídeo do Eduardo: Disco de corte feito com papel cartão  (Lida 6216 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« : 31 de Março de 2017, as 07:40:40 »

Oi Pessoal

O vídeo desta semana é para mostrar algo que não funciona direito. Faz um tempo o canal Manual do Mundo publicou um vídeo sobre Como cortar madeira usando papel. Eu resolvi testar e publiquei minha própria versão:


           


Cortar com papel cartão

No vídeo eu testo tanto o disco de papel quanto a minha versão de um disco feito com latinha de alumínio.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 31 de Março de 2017, as 09:16:37 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #1 : 31 de Março de 2017, as 08:08:34 »

Eduardo, não sei se é só comigo, mas o link do seu vídeo está direcionando para a página "my videos" do youtube. Logo, aparecem os vídeos que eu subi, pois estou logado.

Dá uma checada no endereço, se está correto.
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 31 de Março de 2017, as 09:04:29 »

Eduardo, não sei se é só comigo, mas o link do seu vídeo está direcionando para a página "my videos" do youtube. Logo, aparecem os vídeos que eu subi, pois estou logado.

Dá uma checada no endereço, se está correto.


Comigo aconteceu o mesmo.
Acho que o link certo é este:

https://www.youtube.com/watch?v=ZKmRb1Zl3vg

Eu vi também um vídeo com outra ideia: usar o disco de plástico de disquetes de 3,5" como disco de corte. Não funciona.

Disco de lata de alumínio: MUITO MUITO PERIGOSO. Me deu nervoso só de pensar em encostar o dedo ou outra parte do corpo no disco fino girando em alta rotação.
« Última modificação: 31 de Março de 2017, as 09:12:50 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #3 : 31 de Março de 2017, as 09:18:01 »

Dá uma checada no endereço, se está correto.

Tava errado mesmo. Agora acertei. Quando eu testei funcionou porque tá na minha conta.

Obrigado por avisar!

Citar
Me deu nervoso só de pensar em encostar o dedo ou outra parte do corpo no disco fino girando em alta rotação.

Pois é... Mesmo o de papel dá frio de usar! Tomei sempre o cuidado de deixar o corpo todo fora do plano de rotação do disco para não ser atingido por um cavaco que voasse. Apesar do óculos de proteção, não dá confiança.

Eu fiz meu doutorado em deformação plastica de materiais, mas quando chega na prática eu esqueço tudo! Alumínio de latinha é metal encruado. Ele é quebradiço! Dava para prever que soltaria partes. Mas acho que valeu o teste.
« Última modificação: 31 de Março de 2017, as 09:24:35 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #4 : 31 de Março de 2017, as 12:59:34 »

Eduardo, você acha que o disco de papel cartão cortaria uma placa de fenolite usando aquela mini furadeira que você postou esses dias atrás no fórum? Ou conhece algum disco que corte a fenolite usando aquela furadeira?
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #5 : 31 de Março de 2017, as 13:31:02 »

marcao_cfh,

Tem esses discos para dremel que também funcionam em parafusadeiras com mandril, apesar de a parafusadeira ter uma rotação muito menor, para fenolite elas funcinam bem.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-772497044-kit-7-mini-discos-serras-madeira-dremel-retifica-furadeira-_JM
Abraço!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #6 : 31 de Março de 2017, as 13:41:13 »

Eduardo, você acha que o disco de papel cartão cortaria uma placa de fenolite usando aquela mini furadeira que você postou esses dias atrás no fórum? Ou conhece algum disco que corte a fenolite usando aquela furadeira?

Como eu disse na conclusão do vídeo, o corte com papel cartão é mais uma curiosidade que uma solução. Ademais, você precisa de dois discos de corte para segurar o cartão. Se já tem o disco de corte, use-o!

Eu corto fenolite com uma serra mesmo.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #7 : 31 de Março de 2017, as 14:04:24 »

É que na minha cidade não encontra esse tipo de disco, os que encontrei são grossos e a furadeira não dá conta. Vou procurar na cidade vizinha, que é bem maior, ou comprar pelo mercado livre.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 31 de Março de 2017, as 14:18:26 »

É que na minha cidade não encontra esse tipo de disco, os que encontrei são grossos e a furadeira não dá conta. Vou procurar na cidade vizinha, que é bem maior, ou comprar pelo mercado livre.

Pra cortar e separar placas de fenolite (e de fibra também), eu uso uma régua de metal, um objeto pontiagudo duro (eu tenho um jogo de chaves philips e de fenda que tem um com ponta afiada apenas) e traço um vinco na placa de fenolite. Esse vinco serve de guia pra fazer diversos furos (com a furadeira e broquinha) no vinco e fazer o picote na placa. No fim, basta quebrar no picote.  Alise com lixa e pronto !
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #9 : 31 de Março de 2017, as 14:22:51 »

Eu corto fenolite com serra também (arco de serra).
Com uma serra boa corta fácil.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #10 : 31 de Março de 2017, as 20:10:35 »

Pra cortar e separar placas de fenolite (e de fibra também), eu uso uma régua de metal, um objeto pontiagudo duro (eu tenho um jogo de chaves philips e de fenda que tem um com ponta afiada apenas) e traço um vinco na placa de fenolite. Esse vinco serve de guia pra fazer diversos furos (com a furadeira e broquinha) no vinco e fazer o picote na placa. No fim, basta quebrar no picote.  Alise com lixa e pronto !

Eu também uso um riscador. Só que diferentemente do Xformer, faço com a placa de fenolite aquecida (pelo ferro de passar roupas), pois ela fica bem macia. Basta riscar de ambos os lados com força. Daí é só fazer um movimento de "dobrar" a placa na mesma direção do risco e ela se parte exatamente nele. É rápido e fica bem certinho. Querendo passar uma lixa para acabamento fica a gosto do freguês. Na maioria das vezes eu nem chego a fazer isso.

Para poupar trabalho eu faço assim: pego o glossy paper que está com o circuito impresso a laser e posiciono na placa. Aplico o calor do ferro para fazer a transferência. Aproveito que a placa já está quente (e macia) e coloco uma régua sobre o lado cobreado, bem na borda do glossy paper, e risco com as "costas" da lâmina do estilete (cuidado com isso!) ou qualquer outro objeto que faça um risco limpinho, o suficiente para romper o cobre. Viro do outro lado e coloco a régua sobre a marca esbranquiçada que resulta do traço feito no lado cobreado e risco de novo, até ficar um sulco bem pronunciado. Daí é só quebrar e... voilà!!!
Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #11 : 31 de Março de 2017, as 21:54:15 »

Para mim, uma régua (na verdade uso um esquadro de metal) e um bom riscador é suficiente.
A dica de aquecer é bem interessante, vou utilizar na próxima!
Sempre aprendendo algo novo, mesmo que simples, mas que faz a diferença!
 Legal!
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #12 : 01 de Abril de 2017, as 00:07:10 »

Antigamente pra cortar placa de fenolite eu usava régua e riscador.
Atualmente eu uso discos de corte 409 da Dremel.
Mas, cuidado porque existem falsificações nas quais os discos são frageis e não duram nada.

« Última modificação: 01 de Abril de 2017, as 00:11:30 por Ramsay » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #13 : 01 de Abril de 2017, as 02:36:12 »

Eu geralmente vou até a oficina de um amigo e uso uma lixadeira, sem trabalho nenhum Cheesy. Mas procuro uma solução para fazer em casa, sem incomodar esse amigo. Vou fazer o teste de riscar, ou tentar adquirir os discos de corte para mini furadeiras.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal