Faixa de tensão aconselhável para alimentar PRE JCM800

Started by V.O.A., 09 de April de 2017, as 01:44:22

Previous topic - Next topic

Ferro_Velho

Guest
Esse pré com dois transformadores é pensado para compensar a falta de "pouca" distorção original do pré do JCM, vejam, mesmo com os dois transformadores entregando uma tensão menor, ele ainda tem um resistor de 20K onde no JCM completo é de 10K.

Ou seja, nota-se que a tensão deve ser baixa mesmo, com o objetivo de ter mais distorção.

O meu pré JCM, na sua mais recente encarnação, usa um transformador Schatz que entrega mais de 300V., se não me engano...

E com a HT correta, a distorção é pouca para quem quer um hard rocker, mas os pedais (de boost e drive) ficam bem legais empurrando ele com a HT mais alta.

Abraços.

V.O.A.

*
Iniciante
  1. voa.aquino@hotmail.com
Quote from: Ferro_Velho on 09 de April de 2017, as 20:34:31
Ou seja, nota-se que a tensão deve ser baixa mesmo, com o objetivo de ter mais distorção.

Você saberia me dizer por que a válvula distorce mais com menos tensão? Seria por ter menos "headroom" e chegar à saturação mais fácil?

kem

DIY Freak
Quote from: V.O.A. on 13 de April de 2017, as 19:20:05
Você saberia me dizer por que a válvula distorce mais com menos tensão? Seria por ter menos "headroom" e chegar à saturação mais fácil?
Exato!
I don't want to die young...
I want to diode!

V.O.A.

*
Iniciante
  1. voa.aquino@hotmail.com
Quote from: kem on 09 de April de 2017, as 20:19:01
Para uso com power SS, acho que modificações poderiam ser feitas para tirar o melhor que essas válvulas podem dar.

Você teria sugestões de modificações? 

Ferro_Velho

Guest
Oi, voltando...

O kem te respondeu a primeira, e a segunda pergunta eu já havia mencionado antes, que seria a diminuição do valor do potenciômetro de volume e a manipulação da tensão de entrada via resistores de 1W, geralmente aumentando o valor para diminuir a tensão e aumentar a distorção, mas aí vai depender de gosto pessoal.

Isso pensando em preservar o timbre original do pré, mas se quiser modificar as características sonoras, se pode manipular os resistores de cátodo junto com a tensão de ânodo (placa).

Na página da Altana sobre 12AX7 há uma calculadora que o Eduardo fez que te dará as simulações das variações de valor destes resistores.

Tem que rolar a página pra baixo: https://www.altanatubes.com.br/webstore/?c=93&t=Valvulas-triodos-duplos-ECC83-12AX7-e-equivalentes

O mais importante seria a diminuição do valor do potenciômetro de volume para não "estuprar" o power transistorizado com muita potência de saída do pré.

Abraço.