Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 01:09:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Montando Amp 15W  (Lida 9784 vezes)
Dallamico
Visitante
« : 10 de Agosto de 2010, as 01:27:25 »

Olá pessoal, sou novo aqui no handmades, então, se postei no lugar errado, me desculpem.. hehehe

Se puderem me auxiliar, serei m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) grato.

Bom, penso em montar um amp pequeno pra mim.
Vou usar em casa e no máximo uns ensaios.

Tenho um pouco de experiência com eletrônica: alguns cursos básicos, soldas, cálculos (mas não tenho conhecimento de válvulas e nem cálculos de som), trabalhei já com instalação de sistema CFTV, controle de acesso e uns 3 meses como eletricista, mas dei uma de 02 e pedi pra sair, ganhava pouco pra me arriscar demais... hehehe.

Pretendo montar um head e um gabinete.
No máximo daqui um mês quero começar os primeiros passos com ele com as coisas mais baratas.

Um projeto que achei interessante de se fazer foi o do AX84 (não sei se está tudo corretamente dimensionado):
http://ax84.com/static/p1x/AX84_P1x_100616.pdf

Penso em deixar este amp apenas com clean mesmo.
Pelo que me falaram, a EL34 da saída tem um som mais nervoso que as 6L6, poderiam me confirmar isso? Se sim, não vou querer mudar a saída.

Alto-falante que pretendo usar:
Selenium 8G1 (Sou daqueles que pensa que: "Não é p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) é nacional que não presta!") Já ouvi os Mavericks com falante Selenium e FALAM PACAS...
http://www.selenium.com.br/#/Produtos?c=1&m=0&f=0&l=16&r=0.7531341146677732

Alguém conhece esse alto-falante para comentar? Recomendam algum outro no lugar com melhor Custo x Benefício?
Vi um outro tópico de alguém, falando bem do 12G1.
A caixa penso em fazê-la fechada pra conseguir um pouco mais de grave (sei que não vai ser m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum), mas pouco que seja, acho que está valendo...), mas isso realmente vale a pena?
Alguém poderia me mandar um modelo (dimensões AxLxP) de uma caixa para AFs de 8"?


Outras dúvidas que tenho no momento:
1 - Pensei em aumentar um pouco a potência dele, para uns 30W, ou 25W, pra tirar mais proveito do alto-falante (e até, quem sabe futuramente, fazer loucura com uma caixa 4x12"). Eu conseguiria fazê-lo apenas com as duas válvulas que estão ali, ou teria que mexer além dos transformadores também nas válvulas??

2 - Cálculo de BIAS das válvulas serve pra saber se elas estão trabalhando sobreaquecidas, certo, ou entendi errado?


Bom, agora o que lembro é isso.

Desde já agradeço a colaboração...

Abraço!!!!
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #1 : 10 de Agosto de 2010, as 03:52:39 »

Olha... vou tentar responder o que eu puder.

- Sim, o projeto já está dimensionado corretamente, pois o pessoal do AX84 já deixa o projeto preparado pra ser montado sem precisar de vc fazer cálculos complicados.
Só precisa das informações sobre do transformador da fonte... Apesar de que tem algumas empresas daqui do Brasil que enrolam transformadores, e que têm modelos especificamente projetados pra esse circuito, porém não me lembro o nome de todas, só da Lynx Audio (na lista dos transformadores de saída, eles marcaram a impedância do primário e secundário com W ao invés de Ohms... errinho besta de digitação XD ).

- Sobre os falantes, eu realmente não tenho muito a dizer, já que só toquei em poucos amps com falantes de fábrica. No momento, tô montando um amp aqui com uma 6AS5 na saída em SE (dá uns 2w... que são bem altos, por sinal) e vou usar um falante que mandei arrumar com especificações minhas. É um falante de 8", de algum aparelho Phillips (minha mãe achou ele na rua, haha, então não sei ao certo), e eu mandei colocar um cone de papelão com borda de papelão, e uma calota de alumínio. O som é bem interessante, com bom equilíbrio de graves e médios e agudos bastante presentes. E nem pus ele numa caixa ainda! Imagino o quanto ele deve melhorar quando estiver propriamente instalado numa caixa...
É que nessa parte de falantes, parece ser igual a guitarra: não existe o melhor de todos; existem modelos variados com características sonoras diferentes. O bom é pesquisar o tipo de som que vc vai tirar, e ver os falantes que os caras usaram, aí vc procura por falantes do mesmo modelo ou com características próximas do som que vc quer.

- Esse circuito é Single Ended (ou seja, somente uma válvula na saída), e segundo essa imagem com informações e um circuito prático pra EL34, ela não deve dar mais de 11w de saída.
Pra aumentar a potência, só há 2 maneiras:
~ Usar 2 EL34 em paralelo (pino 1 de uma com pino 1 da outra, pino 2 com pino 2, e assim por diante). Lembrando que deve-se usar um transformador de saída com metade da impedância que seria usada pra 1 válvula sozinha, e deve-se procurar calcular o resistor de catodo novamente pra que não queime as válvulas nem o resistor!
~ Mudar a saída pra Push-Pull (nesse caso, o sinal é dividido pra 2 válvulas, e cada uma amplifica metade do sinal que chegar a elas). Mas pra isso vai ter que buscar referências, e ver como quer que o circuito opere (classe A, AB, ou B).

- Eu ainda não estudei profundamente sobre Bias, mas pelo que pude entender é pra garantir que a válvula mantenha-se em modo de operação (sem saturar com muita facilidade, nem cortar o som). O que vai determinar a dissipação na placa é o resistor de catodo, que define a corrente máxima que passa pela válvula, e com isso também define o seu ponto de operação.
Mas as outras mentes mais iluminadas daqui do HM podem explicar melhor que eu, e me corrigir se eu tiver dito alguma besteira...

Bom, espero que eu tenha sido de alguma ajuda, e não uma fonte de maior confusão pra você. Boa sorte no projeto!
« Última modificação: 10 de Agosto de 2010, as 04:00:20 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
maioli
Visitante
« Responder #2 : 10 de Agosto de 2010, as 11:37:54 »

Dallamico,

A não ser que vc realmente saiba o que é um single-ended e opte por ele por questão de gosto, pois eles tiram um som muito legal, acho que no quesito desempenho vc vai acabar se decepcionando. Infelizmente a física tem leis bem rígidas e 11W não encaram nem um baterista com parkinson. Mas para gravar não tem igual.

Existem modelos de amp push-pull de 15W com EL84 e 6V6, bem satisfatórios, e negligivelmente mais complexos que um SE. Procure pelo minimalist 18W ou pelo plexi 6V6, ambos de Mark Huss, é uma barbadinha e não requer nenhum ajuste, nem de bias.

Agora, se vc vai fazer um head, aproveite a ocasião. Se vai ser seu único handmade, escolha o que mais lhe agrada, SE ou PP, E faça também um power com CI como o LM3886 ou TDA7294 (tem aqui no site), com saídas independentes e chaveamento de energia independente. Isso lhe permite o som maravilhoso (mas fraco) do valvulado nos momentos de paz e pelo menos 50W para encarar um palco ou mesmo a garagem.  Ou pule essa etapa e simplesmente faça o híbrido, com o pré do estilo desejado e o power de CI. Ou ainda, faça um combinho alltube, deixe uma saída pre-out e futuramente faça uma caixa de extensão ativa com power de CI (era o que eu devia ter feito). Anoto que o som de um power de CI não vai prejudicar em nada o som original do pré valvulado.

Alto-falante. Aqui é que a porca torce o rabo. Tenho um par desses 8G1, se vc quiser, vendo bem baratinho. Também usei 8pw3, que é um woofer para uso geral, e por incrivel que pareça o 8G1 consegue ser pior. Ontem ainda testei um 15W que acabei de fazer nesse 8PW3 e achei o som melhor que os 8G1 que tenho em uso. os timbres são aceitáveis, mas o volume é ridículo. Conclusão: até dá pra usar, se for barato ou de graça. A preço de mercado, fuja.

Se arrependimento matasse... bah. Fiz todo o projeto do meu amp pensando em usar um falante 1228 da eminence. Para economizar, resolvi mudar para 2x8", pois eu tinha dois novik "vintage" em casa. Resultou que um deles estava ferrado e tive que comprar o selenium 8PW3: 90,00 mangos. Quando sairam os 8G1, comprei na pré-estreia por 75,00 cada. Mas o volume ainda era fraco e troquei o power com 2x EL84 por um CI TDA1514 (150,00 do power novo e 300,00 do desperdiçado). Nisso já são 690,00, ou 480,00 a mais do que me custaria o 1228... ou o preço de um celestion original made in UK!!!!!, e um desempenho a meu ver medíocre. Nem vou contar o valor das minhas amadas horas perdidas.

Aceite meu conselho. Demore mais, economize um pouco mais e compre um falante bom, que é caro, mas vale cada níquel e nunca decepciona. Não tem dinheiro mais posto fora que falante nacional.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2010, as 11:43:22 por maioli » Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #3 : 10 de Agosto de 2010, as 12:14:30 »

olá!

Estava pensando em fazer um SE com EL34. tenho em casa o que uso (até nos ensaios) um Meteoro Atomic Drive 20WRMS. Vocês acham que em questão de volume o meu meteoro perde para um SE de 11w? No timbre deve ser monstruosa a vantagem pro SE correto?

Eu tinha pensado em fazer um PP com 2 EL34 (se for possivel), mais me aconselharam a começar com os menores. Tenho que saber se em volume o SE iguala ao Meteoro pois pra terminar o SE (depois que começar), vou vender o meteoro pra comprar o falante, ficando assim só com o SE. Quanto ao falante eu tava pensando em usar o ACE da Alien, ouvi falar bem deles e vi uns samples também, parecem bons.


Pra aumentar a potência, só há 2 maneiras:
~ Usar 2 EL34 em paralelo (pino 1 de uma com pino 1 da outra, pino 2 com pino 2, e assim por diante). Lembrando que deve-se usar um transformador de saída com metade da impedância que seria usada pra 1 válvula sozinha, e deve-se procurar calcular o resistor de catodo novamente pra que não queime as válvulas nem o resistor!
~ Mudar a saída pra Push-Pull (nesse caso, o sinal é dividido pra 2 válvulas, e cada uma amplifica metade do sinal que chegar a elas). Mas pra isso vai ter que buscar referências, e ver como quer que o circuito opere (classe A, AB, ou B).

Seria essa a melhor solução? Não entendi muito bem quanto a mudar a saída para PP. Teria que além dessas modificações mudar os transformadores de força também, correto? Mudaria só a corrente de consumo? E mais uma, Alguém sabe as características dos transformadores de força?

Grato.

Abraços!
« Última modificação: 10 de Agosto de 2010, as 12:17:30 por Cogumelo » Registrado
maioli
Visitante
« Responder #4 : 10 de Agosto de 2010, as 12:58:55 »

1 - No mesmo falante, o 20W deveria ser obrigatoriamente mais alto que o 11W. Mas devido ao casamento de impedância que o transformador de saída proporciona no 11W, ele pode até ter eficiência similar.

2 - A diferença de timbre é monstruosa sim, mas isso não significa que vc vai gostar do novo.

3 - Se vai fazer um pequeno e depois um grande, acho que vc vai despediçar dinheiro no SE. Ou ganha experiência com outras coisas e faz direto o 2x EL34 que é uma bela pedida, ou faz um híbrido. Ou faz o pequeno e uma caixa de extensão ativa. Desperdício zero.
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #5 : 10 de Agosto de 2010, as 13:20:32 »

maioli

Acredito que vou gostar muito do novo.

Experiencia tenho um bom tanto em pedais, só amplificadores que nunca fiz mais ja trabalhei com valvulas (em pedais).

O 2xEl34 que você citou seria um PP* ou o PSE** como sugeriu o Blackorvo? Se sim, poderia-se aproveitar esse projeto postado pelo Dallamico, apenas adaptando as valvulas e trocando os transformadores?

Obrigado!

Abraços!


PP= Push-pull e PSE= Paralel Single Ended
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #6 : 10 de Agosto de 2010, as 13:55:21 »

Push-pull é claro. Dá na faixa de 50W, contra 20W a pau e corda do SE paralelo. Mal comparando, usar a fórmula SE seria mais ou menos como pegar uma ferrari com motor v12 de 600CV e fazer um "anti-veneno" pra ela ficar com apenas 200CV porque vc achou complicado demais o sistema de turbo e injeção eletrônica.

Tem projetos adequados, testados e aprovados para 2x EL34. Creio que os transformadores SE ou PP para esse par devam ter custo mais ou menos equivalente. No mais, 350V mata tanto quanto 450V e vc vai ser cuidadoso com um ou com outro. Não vejo motivo para apostar no SE.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #7 : 10 de Agosto de 2010, as 14:29:48 »

"Não tem dinheiro mais posto fora que falante nacional. "

Isso mudou com o lançamento do Alien Ace  Maioli... teste um e comprove ou ainda veja o video (em HD se dispuser de net rápida). Pode parecer que trampo na Alien mas não! Sou estou fazendo jus ao som do falante, que vale muito a pena.


Cogumelo

Não aconselho a usar o Ace pra esse SE que vc tá pretendendo montar ai... Ele (o fte) é "muito forte" 80w. O falante não renderia o esperado num amplificador dessa potência.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2010, as 15:15:26 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Dallamico
Visitante
« Responder #8 : 11 de Agosto de 2010, as 00:02:27 »

blackcorv

- Sim, o projeto já está dimensionado corretamente, pois o pessoal do AX84 já deixa o projeto preparado pra ser montado sem precisar de vc fazer cálculos complicados.
Ok

algumas empresas daqui do Brasil que enrolam transformadores, e que têm modelos especificamente projetados pra esse circuito, porém não me lembro o nome de todas, só da Lynx Audio
Dei uma olhada no site... CARO DEMAIS MEU!! hehehehe
Achei uma loja no RJ que vende os Hammond do AX84, vou tentar contactar o pessoal de lá. Não imaginava mais que 70R$ ou 80R$ por transformador. 500R$ então!!! Huh?

- Sobre os falantes, eu realmente não tenho muito a dizer, já que só toquei em poucos amps com falantes de fábrica.
Vou seguir o conselho do maioli. Vou investir em um eminence ou celestion. Penso em tocar estilos variados.
Sons tipo Pink Floyd até Megadeath... Atualmente tenho uma Samick, uma KP-570 cm um Power Blade (copia do X2N pela Spirit) na ponte, um Single original no meio e um Duncan Desinged (nem lembro o modelo desse, mas pretendo trocar)no braço.

- Esse circuito é Single Ended (ou seja, somente uma válvula na saída), e segundo essa imagem com informações e um circuito prático pra EL34, ela não deve dar mais de 11w de saída.
? Nesse esquema a saida eh 11W, mas a saida da valvula nesse caso eh bem menor, certo?

"Pra aumentar a potência, só há 2 maneiras:
~ Usar 2 EL34 em paralelo. Lembrando que deve-se usar um transformador de saída com metade da impedância que seria usada pra 1 válvula sozinha.
Vai gerar mais corrente ou vai aumentar a tensão também?

deve-se procurar calcular o resistor de catodo novamente pra que não queime as válvulas nem o resistor!
teve algumas coisas no projeto que não saquei m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) bem. Pelas especificações do transformador de entrada, ele é 275V nos filamentos "RED", ou seja, aqueles 388V em B+, são rms, isso? as tensões das válvulas mudam m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) de um fabricante pra outro?

~ Mudar a saída pra Push-Pull (nesse caso, o sinal é dividido pra 2 válvulas, e cada uma amplifica metade do sinal que chegar a elas). Mas pra isso vai ter que buscar referências, e ver como quer que o circuito opere (classe A, AB, ou B).
Eu ainda não tinha ouvido esses termos, PP, classes A, AB e B. Pelo que li, AB geraria uma distorção no som. B geraria mais distorção mas devido ao PP isso seria contornável. To tentando achar um professor meu da facul pra falar sobre esse projeto ali. Mas o bicho num para no campus.

- Eu ainda não estudei profundamente sobre Bias.
Eu vou tentar mais algumas coisas pra ler sobre isso. Vou imprimir algumas coisas que eu coletar e tentar assimilar melhor.

Thanks man!!!

Mensagem Mesclada
maioli
Dallamico,

A não ser que vc realmente saiba o que é um single-ended e opte por ele por questão de gosto, pois eles tiram um som muito legal, acho que no quesito desempenho vc vai acabar se decepcionando. Infelizmente a física tem leis bem rígidas e 11W não encaram nem um baterista com parkinson. Mas para gravar não tem igual.
Então, eu tava pensando em algo pequeno mesmo pra tocar em casa. Moro em apto, ai jah viu n e h (moderador, peço que me suspenda do fórum)? Eu tinha um Vulcano, vendi p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) nao estava utilizando ele. De que me adiantava ter 200W e usar ele no volume a 1 ou m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) raramente 2?  Sad
Pensei em aumentar a potencia desse amp ali só p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) estava tambem pensando em usar o Selenium. ai poderia usar toda a potencia do falante. Enfim....

Existem modelos de amp push-pull de 15W com EL84 e 6V6, bem satisfatórios, e negligivelmente mais complexos que um SE. Procure pelo minimalist 18W ou pelo plexi 6V6, ambos de Mark Huss, é uma barbadinha e não requer nenhum ajuste, nem de bias.
Eu vou dar uma olhada com calma no site que vc citou, obrigado. To meio "encantado" cm esse head ali. Acredito que deve ter um som bem claro. Mas como valvulado, qnd vc muda o falante, muda parcialmente as caracteristicas do timbre, acredito q me atenderia bem qnd eu saturasse ele.

Agora, se vc vai fazer um head, aproveite a ocasião. Se vai ser seu único handmade, escolha o que mais lhe agrada, SE ou PP, E faça também um power com CI como o LM3886 ou TDA7294 (tem aqui no site), com saídas independentes e chaveamento de energia independente. Isso lhe permite o som maravilhoso (mas fraco) do valvulado nos momentos de paz e pelo menos 50W para encarar um palco ou mesmo a garagem.  Ou pule essa etapa e simplesmente faça o híbrido, com o pré do estilo desejado e o power de CI. Ou ainda, faça um combinho alltube, deixe uma saída pre-out e futuramente faça uma caixa de extensão ativa com power de CI (era o que eu devia ter feito). Anoto que o som de um power de CI não vai prejudicar em nada o som original do pré valvulado.
Não pretendo que seja meu único handmade. Como estou soh tocando em casa, acho que vou aproveitar pra fazer apenas o valvulado. Depois penso em algo mais potente. O unico motivo de eu realmente nao ter começado a fazer ele, é somente transformador.

Alto-falante. Aqui é que a porca torce o rabo.
Comentei antes...


Se arrependimento matasse...
Sei m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) bem como é isso... a ponte da minha guita que o diga... poderia ter colocado um Gotoh, mas acabei pegando uma achando que era Floyd Rose.... e era apenas uma outra pouco melhor q a que eu tinha... mas, depois da merda feita.... ¬¬"


"Aceite meu conselho. Demore mais, economize um pouco mais e compre um falante bom, que é caro, mas vale cada níquel e nunca decepciona. Não tem dinheiro mais posto fora que falante nacional."

Thanks man!!
« Última modificação: 11 de Agosto de 2010, as 00:28:30 por Dallamico » Registrado
maioli
Visitante
« Responder #9 : 11 de Agosto de 2010, as 21:04:39 »

Dallamico,

Se vc gosta de estudar e manja inglês, visite o aikenamps.com, no setor de informações técnicas. Aquilo ali é que é mestre. Descomplica as coisas e não é "guru" propagador de mito. Vais achar boas matérias sobre bias e classe de amplificação, entre outros temas.
Registrado
Dallamico
Visitante
« Responder #10 : 13 de Agosto de 2010, as 16:26:15 »

maioli
Dallamico,
Se vc gosta de estudar e manja inglês, visite o aikenamps.com, no setor de informações técnicas.
Valeu cara... vou dar uma olhada lah sim... vou tentar arranjar alguem que enrole transformador... jah tenho as especificações dakeles transformadores usados no AX84...
Ainda preciso de uma ajuda de alguem... poderiam me mandar as dimensões de uma caisa para 1 falante de 8"??Vou montar a k e le (moderador, peço que me suspenda do fórum) de 15W mesmo... sem mexer nele... usar como aprendizado... assim q começar a montar, vou postando fotos aqui... descobri q lah na facul tem um professor que t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) eh musico e tem conhecimento de valvulas... valeu pessoal... Obrigado pelas dicas.... aqui vai uma minha t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum), se alguem não conhece a revista AudioXpress, procurem, tem algumas infomações legais nela... valvulas, esquemas de audio simples e baratos... mas, é em ingles... abraço!!!!
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #11 : 14 de Agosto de 2010, as 11:11:22 »

Não existe um dimensionamento preestabelecido. Use medidas que acomodem confortavelmente todos os componentes grandes, como o chassis com transformadores e o falante. Caixas maiores tendem a render melhores graves, o que é uma necessidade no caso de 8". Caixas fechadas também rendem mais graves, mas pouca gente usa (sem nem saber por quê).

Para não errar, primeiro faça o chassis, monte a eletrônica, e com isso e mais o falante em mãos, se começa o projeto da caixa. Uma ideia útil é fazer a caixa com controles na parte superior traseira, estilo vintage. Com isso e se a frente for grande suficiente, digamos 35x40, depois vc pode  upgradar o falante para 10" ou 12".
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal