Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 02:08:49


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Perdido quanto ao chassi  (Lida 6457 vezes)
martinsantos
Visitante
« : 30 de Abril de 2017, as 08:17:54 »

Bom dia a todos.


Primeira postagem minha aqui no fórum.

Mexi por algum tempo com rádios antigos e agora estou me aventurando com amplificadores.

Fiz dois projetos que deram certo utilizando formas de bolo - o último (usando o esquema do Eico HF81) ficou supimpa e quero remontar em um chassi de aço (a forma, embora de primeira linha, não vai aguentar muito tempo o peso dos transformadores - 7kg). Ainda mais que agora quero colocar o transformador de força entre os de saída, paralelos à aresta maior.

Encontrei quem me faça a preço razoável com aço carbono com espessura de 1,5 mm; exagerei na espessura? Agora o meu problema está sendo furar para as válvulas. Naturalmente quero fazer um serviço limpo, bem feito. Serra-copo aguenta? Dá para fazer com furadeira simples, caseira? Ou quem é o profissional que faz isso? (Se existir alguma indicação a respeito... Estou no Centro de SP).


Abraços a todos

Martin


Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 30 de Abril de 2017, as 08:34:20 »

Bem-vindo ao fórum.

Um chassis forte é bom, por isso fazer com uma chapa relativamente espessa não é problema.
Quanto aos furos, é possível fazer com serra copo para metais. Porém furadeiras de mão podem tornar o serviço perigoso. Se você pretende utilizar serra copo, é melhor investir um pouco mais e comprar uma furadeira de bancada, aí terá melhor apoio e menos chance de acidentes.
Existem também ferramentas chamadas vazadores, que são ótimas para fazer esse tipo de trabalho. O furo fica com ótimo acabamento. E tem ferramentas com diversos diâmetros.

Boa sorte.
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Online Online

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #2 : 30 de Abril de 2017, as 14:09:41 »

eu ainda prefiro os chassis feito em chapa de aluminio exatamente pela facilidade em furar/trabalhar com eles. alumínio de 1,5mm é bem resistente e é o padrão usado nos marshall.
para chassi de aço carbono, chapa de 1/16" é suficiente forte e relativamente fácil de furar/trabalhar. alguns dos meus chassis foi feito com essa chapa.
para fazer as furações, eu sempre usei serra copo e furadeira manual comum com certa facilidade, mas recomendo usar broca escalonada pra esse fim. tem umas a preços bons no mercado livre, ou você pode encomendar um jogo no aliexpress.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-822460055-3-brocas-escalonadas-cnicas-titnio-hss-4-32-4-20-4-12-_JM
« Última modificação: 30 de Abril de 2017, as 14:12:43 por edyguitar » Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #3 : 30 de Abril de 2017, as 15:27:47 »

Na loja Altana você acha:

Chassis:

https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=2042&t=Chassis-A5-em-aluminio-1-5mm
https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=3656&t=Chassis-para-cabecote-valvulado

E as Serras:

https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=2140&t=Serra-copo-vazadora-para-chassis-Conjunto

E várias outras coisas, como válvulas e componentes.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #4 : 01 de Maio de 2017, as 08:22:48 »

Demorei para entrar, mas mando minha opinião, que vai alinhada com que já disse o Matec (e mais ou menos com a do Eddyguitar).

Chassis reforçado é bom, mas acho que chapa de aço de 1,5mm é mesmo um exagero. Fica bem pesado e realmente difícil de abrir os furos grandes sem ferramentas específicas. Por outro lado, será à prova de bala e fácil de pintar. Tenho a impressão de que o Eddy se enganou na medida da chapa de aço, 1/16" é mais espessa que a de 1,5mm que ele citou como sendo o "padrão Marshall" para chassis de alumínio.

Chassis de alumínio são mais práticos e leves, mas é mais chato para pintar (tem que usar fundo específico para alumínio) e amassa mais facilmente. Chapa de alumínio de 1,5mm é fácil de trabalhar e você compra baratinho da Central de Metais, na rua Lavapés, pertinho de você.

Se você prefere fazer de aço, acho que chapa de 1/32" (0,8mm aproximadamente) dá conta (se der tempo de mudar, caso já tenha encomendado).

Quanto à furação, melhor fazer com furadeira de bancada. Se for tentar furar na mão, muito cuidado mesmo. Use algum método para fixar a peça. Tenho uma cicatriz no braço e uma foto da passagem pelo hospital para me lembrar do perigo. 

Uma alternativa para furação caseira em chapa de aço  (mas que vai te emagrecer uns 2 kg) é fazer uma série de furos pequenos, o mais rente possível da borda interna do buraco que você quer abrir, cortar as "emendas" com um alicatinho de corte, e depois fazer o acabamento na lima ou Dremel. Use óculos de segurança (outra passagem pelo hospital).

Qualquer que seja o metal escolhido, antes de furar com broca, sempre marque o centro do furo com uma punção, para a broca não correr.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
martinsantos
Visitante
« Responder #5 : 23 de Maio de 2017, as 10:50:35 »

Olá a todos.



As dicas aqui foram ótimas e o projeto está andando (na verdade acabou virando dois projetos). Encontrei quem fez a "dobradura" de chapa de aço, e passei para espessura de 0,8mm; fiquei com medo da serra-copo dar problema com algo mais espesso. Vi a ferramenta "furador" e adorei - mas minha conta bancária detestou, de maneira vamos de broca mesmo...

E me empolguei com o valor bastante baixo e até mandei fazer dois, um para o amplificador e outro para um projeto encostado há anos e anos (aquele pré amplificador e controle de tom da RCA que vinha em um dos manuais de válvulas dos anos 50). Este aqui está quase pronto e bem divertido de montar - pela primeira vez estou tentando usar terra em barra-ônibus.

Estou com algumas dúvidas a respeito da diagramação das válvulas nesse amplificador. (A original não deve dar certo porque vai fazer uma confusão de fios que provavelmente não saberei resolver). Dá para seguir neste tópico mesmo?

Abs

Martin
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #6 : 23 de Maio de 2017, as 13:37:09 »

O tópico está aberto. Você pode continuar com ele. Mas se o assunto for ficar muito diverso do que está escrito no título, talvez seja melhor abrir outro tópico específico.
Registrado
martinsantos
Visitante
« Responder #7 : 23 de Maio de 2017, as 16:19:46 »

Então vamos lá, quanto à diagramação de um chassi...

O circuito original do Eico HF-81:

https://goo.gl/photos/ucnbrA4H7bGK2mnv7

Havia montado antes na mais perfeita gambiarra em forma de bolo, e que agora quero colocar em chassi de aço. O que tenho em mãos tem 30x46x12cm. O resultado em alumínio, que não deu certo:

https://goo.gl/photos/EJdmxQm7eQ6eSuiR8


Essa diagramação está correta? Ou é melhor como vi alguns aparelhos, com o transformador de força entre os de saída, o B+ correndo entre os canais?



Só para aproveitar para mostrar meu resultado na minha primeira tentativa em aço, a qual me referi antes:

https://goo.gl/photos/jZ9GkfHpL8RhSWHM9
« Última modificação: 23 de Maio de 2017, as 16:31:31 por martinsantos » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #8 : 23 de Maio de 2017, as 17:47:00 »

Já vi layouts de todos os tipos possíveis por aí, o interessante é que ele agrade à você.

Existem é claro algumas regras à serem seguidas, que facilitam a montagem e o funcionamento do amplificador. Porém são detalhes que vão se adaptando ao tipo de equipamento que você está construindo.

Não sei como ficou seu amplificador que estava na forma de bolo, mas uma coisa eu acredito; que ele tinha um humming em ambos os canais, sendo que em um, o ruído era mais forte que no outro.

Então primeira regra básica:

Os núcleos dos transformadores de Áudio devem ficar numa posição de 90º com o núcleo do transformador de Força. E de preferência centralizados com ele.

Conforme a montagem vá evoluindo existem outros macetes que podem ser utilizados.

Smiley



Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 24 de Maio de 2017, as 17:53:27 »

Tinha postado uma sugestão num outro tópico. Agora no correto:
- Pelo o que vi no esquema postado deste hi-fi, as EL84 estão ligadas em modo pentodo.  Se tiver transformadores push-pull com taps adicionais no primário (tomadas intermediárias entre o CT e os fios ligados às placas), pode tentar ligar as grades de screen das EL84, e fazê-las funcionar em modo ultralinear.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
martinsantos
Visitante
« Responder #10 : 25 de Maio de 2017, as 15:40:22 »

Vou fazer essa alteração! Creio que no final das contas sigo o chapeado da Eico, por mais esquisito que seja. Smiley

Até que não estava tendo hum, não - ao menos depois de uma gambiarra. Havia notado que ele ficava silencioso quando ficava meio para fora da prateleira. E, já que estava em forma de bolo... Experimentei colocar uma "blindagem" apropriada, de papel alumínio  Cheesy  Havia feito uma espécie de "corredor" para o B+ entre os canais. Que passava antes sob o transformador de saída. A idéia é que jamais o B+ cruze com qualquer outro fio ou componente.



Não sei como ficou seu amplificador que estava na forma de bolo, mas uma coisa eu acredito; que ele tinha um humming em ambos os canais, sendo que em um, o ruído era mais forte que no outro.

Então primeira regra básica:

Os núcleos dos transformadores de Áudio devem ficar numa posição de 90º com o núcleo do transformador de Força. E de preferência centralizados com ele.



-----
Faz tempo que ando "namorando" uns esquemas de ultralinear. Mas como esses transformadores são mais caros, deixei o projeto para quando estiver entendendo ao menos um pouco mais do riscado. Talvez para quando me arriscar a montar um monstrengo de vinte válvulas, esquema de 1957.


- Pelo o que vi no esquema postado deste hi-fi, as EL84 estão ligadas em modo pentodo.  Se tiver transformadores push-pull com taps adicionais no primário (tomadas intermediárias entre o CT e os fios ligados às placas), pode tentar ligar as grades de screen das EL84, e fazê-las funcionar em modo ultralinear.
« Última modificação: 25 de Maio de 2017, as 15:43:31 por martinsantos » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #11 : 25 de Maio de 2017, as 15:51:47 »

Vou fazer essa alteração! Creio que no final das contas sigo o chapeado da Eico, por mais esquisito que seja. Smiley

Até que não estava tendo hum, não - ao menos depois de uma gambiarra. Havia notado que ele ficava silencioso quando ficava meio para fora da prateleira. E, já que estava em forma de bolo... Experimentei colocar uma "blindagem" apropriada, de papel alumínio  Cheesy  Havia feito uma espécie de "corredor" para o B+ entre os canais. Que passava antes sob o transformador de saída. A idéia é que jamais o B+ cruze com qualquer outro fio ou componente.

O ruído nos transformadores costuma ser confundido com o ruído da fonte, por ter um som parecido. Não tenho tido problemas com esses ruídos, devidos à filtragem. Mesmo com altos ganhos, o que não é o seu caso. Mas é claro, todos os cuidados são bem vindos.
 Smiley
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 25 de Maio de 2017, as 17:11:12 »

Martin eu não sei se suas válvulas EL84 são pares casados ou não. Como no esquema indica que a polarização é por bias automático (com o resistor de catodo), é melhor usar o par casado pra que o ruído da fonte seja cancelado no transformador push-pull (que também deve ser bem balanceado = duas partes do primário com a resistências do fio iguais).

Em tese o fio do B+ não deveria irradiar ruído eletromagnético, pois o componente AC é pequeno (ripple em 120Hz) e a corrente é baixa. Maior cuidado deve ser tomado com os fios que alimentam os filamentos (se forem AC 60Hz e não retificados e transformados em DC) pois conduzem maior corrente. Normalmente os fios são torcidos para cancelar o campo eletromagnético criado.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
martinsantos
Visitante
« Responder #13 : 02 de Junho de 2017, as 13:30:02 »

Interessante isso do campo gerado pelos transformadores.

No caso de se usar reator (choque) como deve então ficar o posicionamento deste em relação com os transformadores de saída e de força?

Acabei de montar o Eico e o preamplificador RCA.

O RCA está funcionando otimamente, com som bem legal:



Estou longe de ganhar um prêmio da RCA pela "montagem do ano" mas pelo menos funcionou.  Wink




Agora o EICO... Está com um zumbido bastante forte. Ainda quebrando a cabeça para conseguir descobrir qual a origem - a confusão nos fios e ligações que a Eico bolou para o modelo (e que tentei seguir ao máximo) é considerável. Há algum macête para descobrir qual é o ponto que está sendo responsável por isso?


Xformer, as válvulas são casadas sim! Esse macête de não cruzar o B+ com outros fios é coisa de uns livros que tenho em casa; deve ser daqueles do Cabrera/Saba.

Abs

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 02 de Junho de 2017, as 18:17:29 »

Martin, que instrumentos de teste você tem disponível ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal