amp com uma EL34

Started by jose getulio, 15 de May de 2017, as 18:58:40

Previous topic - Next topic

jose getulio

*
Iniciante
Senhores:
Montei um amplificador com 2x12ax7 no pré-amp  e uma EL34 de power . O transformador que estou utilizando é de 275+275 volts/150mA e 6,3v/3A. A retificação tem 2 diodos, 4 eletrolíticos de 47uf/450v, etc...
Tem um ronco de fundo (não é alto), mas não incomoda tanto, e  um ruído que aparece às vezes  e lembra um “scratch” , mas o que me preocupa é que o conjunto de resistor 330R/3W em paralelo com um eletrolítico de 100uf/35v ligados nos pinos 1 e 8 da El34 e vão ao terra esquenta bastante (isto é normal?)

kem

DIY Freak
Esquema, layout e principalmente fotos da montagem ajudam a ajudar.
Mas esse resistor esquenta mesmo. Só que costumo ver esse resistor ser usado com dissipação de 5W.

Ps. "mas" não tem acento.
I don't want to die young...
I want to diode!

Ronconi

*
Iniciante
João Ronconi
O enrolamento dos filamentos tem center tap?
.

jose getulio

*
Iniciante
1º ja usei resistor de 5w.

2º o transformador que alimenta o filamento não tem center tap

segue uma foto da montagem (tomara que tenha acertado....)
grato

kem

DIY Freak
jose getulio, por favor corrija seu primeiro post deste tópico.
Quanto ao secundário dos filamentos, você aterrou um dos fios ou usou um terra virtual (2 resistores de 100R)?
I want to diode!

jose getulio

*
Iniciante
agora estou usando os dois resistores de 100r (esta foto ja tem algum tempo)
fiquei sem ligar o amplificador por algum tempo, neste final de semana liguei ele funcionou, porem com um ruido um pouco
mais alto e percebi que o eletrolítico deu uma estufada.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Você vai ter de trocar o capacitor estufado.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

kem

DIY Freak
Se estufou já era.
I want to diode!

jose getulio

*
Iniciante
fico pensando se não tem alguma coisa errada na montagem porque já troquei o capacitor três vezes e desta vez saiu até fumaça.

kem

DIY Freak
Quote from: jose getulio on 16 de May de 2017, as 19:18:14
fico pensando se não tem alguma coisa errada na montagem porque já troquei o capacitor três vezes e desta vez saiu até fumaça.
Bom... Com certeza tem algo errado. Ele não está ligado invertido?
Tem a tensão de isolamento necessária?
Como eu disse antes, esquema e layout ajudam a ajudar.
I want to diode!

jose getulio

*
Iniciante
o capacitor não esta invertido e a voltagem dele é de 50v
o esquema do power é este, o preamp é diferente

casacunha

Colaborador
page & stratocaster
Muito bonita a montagem, José Getúlio,, posta o pré-amplificador correto também.
Se quiser compartilhar o amplificador com a gente, será muito bem aceito, pois aparenta ser um projeto interessante.
É projeto seu?

Ronconi

*
Iniciante
João Ronconi
Está parecendo que o problema de ruído é originado na fonte mesmo.
Podes conferir a tensão que está chegando no primeiro capacitor?
Quais as tensões que saem do transformador de força?

Por curiosidade:
Esse projeto de pré é do Chupacabra da Ceriatone? Ou é do JCM800 Silver Jubilee?
.

Ledod

Handmaker
  1. eduardo.mellonotto@gmail.com
 Eu não entendi qual a finalidade de ligar o ponto de junção de R24 com R25 no cátodo da EL34. Teoricamente, este ponto deveria ser ligado ao terra e não ao cátodo...

Existe um outro ponto, após o tonestack, não existe uma referência para o terra para manter a grade em 0v, é dependente do potenciômetro de 1M. Por isso talvez esse "scratch".

Pode-se colocar um filtro passa altas CR (desacoplando o tonestack do estágio de saída) com um capacitor após o potenciômetro e o resistor ligado ao pino da grade e ao terra.

Exemplo:

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Meça a tensão (em DC) sobre o resistor (330 ohms) e capacitor (100uF 50V) no catodo da EL34. Depois informe quanto deu.

-----

Quote from: Ledod on 17 de May de 2017, as 12:49:12
Eu não entendi qual a finalidade de ligar o ponto de junção de R24 com R25 no cátodo da EL34. Teoricamente, este ponto deveria ser ligado ao terra e não ao cátodo...

Pra que a tensão entre o filamento e o catodo não seja grande e induza ruído. É comum aumentar a tensão DC do filamento ligando o CT ao catodo das válvulas.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.