Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 10:22:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reforma Duovox 150G  (Lida 12659 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #15 : 15 de Junho de 2017, as 09:54:10 »

Se for pra usar em 127Vac e quiser diminuir para 115V ou 110V, use um resistor de potência de fio (com valor e potência adequados) em série com o primário do transformador de força. Quando a tensão da rede é maior do que a necessária, a solução é mais fácil do que quando a tensão é menor do que a desejada. Tem outras alternativas, como o uso de TRIACs, de forma a reduzir o valor eficaz para o primário, mas gera um bocado de ruído que pode aparecer no amplificador.  O resistor não gera ruído e é bem menor do que um autotransformador ou variac, apenas vai gerar calor, mas pode ser preso dentro do chassis.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #16 : 15 de Junho de 2017, as 11:24:36 »

Pelas minhas contas seria um resistor de 4.7R...
O consumo nesse resistor seria de uns 40W...  Huh?
Ou seja, teria que ser um resistor de, no mínimo, 120W.
Acho melhor o autotransformador. A não ser que a ideia seja aproveitar pra deixar o café quentinho...
Mas a solução mais correta é o que o Matec sugeriu. Mandar refazer o transformador (ou fazer um novo). O resto é gambiarra.
« Última modificação: 15 de Junho de 2017, as 11:26:50 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #17 : 15 de Junho de 2017, as 12:16:36 »

Pelas minhas contas seria um resistor de 4.7R...
O consumo nesse resistor seria de uns 40W...  Huh?
Ou seja, teria que ser um resistor de, no mínimo, 120W.
Acho melhor o autotransformador. A não ser que a ideia seja aproveitar pra deixar o café quentinho...

Não precisa ser de 120W. Um resistor de 50W é suficiente. Depois, um resistor de 50W é feito para aguentar 50W, um resistor de 120W é feito para aguentar 120W e não só 40W, senão não seriam de 50W ou 120W.  O fio de níquel cromo aguenta mais de 1000°C e a temperatura na superfície dos resistores de potência pode ir até 300°C. A gente costuma usar resistores de potência maior pra quando não quer que ele esquente muito e se vai ser usado grudado na placa de circuito impresso. Neste caso agora, o resistor não vai em placa e pode ser preso num lugar mais separado do restante e deixado para esquentar mesmo.
Se ele dissipar 40W é porque a queda de tensão será 13,7V, qualquer coisa a mais, não deve ultrapassar os 50W, tem 25% de tolerância na potência e uns 12% na tensão.

Ademais, nada será comparável em termos de custo com o resistor:
http://www.opoeneletronica.com.br/home/produto/codigo:8383/4r7-fx50-fio-50w-fixo-10

R$ 10,45 por um resistor de 4,7 ohms e 50W.  E se mantém a originalidade do transformador de força.
« Última modificação: 15 de Junho de 2017, as 12:29:10 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
esteniovarjao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 26

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #18 : 15 de Junho de 2017, as 13:19:40 »

Pelas minhas contas seria um resistor de 4.7R...
O consumo nesse resistor seria de uns 40W...  Huh?
Ou seja, teria que ser um resistor de, no mínimo, 120W.
Acho melhor o autotransformador. A não ser que a ideia seja aproveitar pra deixar o café quentinho...

Não precisa ser de 120W. Um resistor de 50W é suficiente. Depois, um resistor de 50W é feito para aguentar 50W, um resistor de 120W é feito para aguentar 120W e não só 40W, senão não seriam de 50W ou 120W.  O fio de níquel cromo aguenta mais de 1000°C e a temperatura na superfície dos resistores de potência pode ir até 300°C. A gente costuma usar resistores de potência maior pra quando não quer que ele esquente muito e se vai ser usado grudado na placa de circuito impresso. Neste caso agora, o resistor não vai em placa e pode ser preso num lugar mais separado do restante e deixado para esquentar mesmo.
Se ele dissipar 40W é porque a queda de tensão será 13,7V, qualquer coisa a mais, não deve ultrapassar os 50W, tem 25% de tolerância na potência e uns 12% na tensão.

Ademais, nada será comparável em termos de custo com o resistor:
http://www.opoeneletronica.com.br/home/produto/codigo:8383/4r7-fx50-fio-50w-fixo-10

R$ 10,45 por um resistor de 4,7 ohms e 50W.  E se mantém a originalidade do transformador de força.


Era isso que eu estava falando. Soluções. Calma Matec, só fiz uma pergunta. Eu só quero ver o bixo funcionando e seguro. Agora tenho duas soluções. Ou rebobino ou coloco o resistor. Obrigado e vamos para a próxima solução.  Bravo  Palmas Palmas
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #19 : 15 de Junho de 2017, as 14:21:36 »

Pelas minhas contas seria um resistor de 4.7R...

Sim, mas qual é a potência que o amplificador estará consumindo para que esse resistor funcione satisfatoriamente?
Talvez ele funcione para a máxima potência, mas ele não resolveria com o amplificador em descanso. Ou vice versa, resolveria para o amplificador sem sinal, mas deixaria a tensão muito baixa para a máxima potência.

Resistores não são bons reguladores de tensão para cargas variáveis.

esteniovarjao

Como eu disse a última palavra é sua. Mas nada melhor do que fazer boas escolhas.

Lembre-se também que esse é um problema recorrente à todos os equipamentos Giannini.

Smiley



Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #20 : 15 de Junho de 2017, as 19:20:39 »

Vamos supor que o amplificador consuma 300W em repouso e 400W no máximo, se ele for de 110V no primário.

300W/110V = 2,72A  que sobre o resistor de 4,7 ohms resultaria em 12,8V  (126-12,8=113,2V para o primário)

400W/110V = 3,6363A que sobre o resistor de 4,7 ohms resultaria em 17,1V (126-17,1=108,9V para o primário).

A diferença seria de 4,3V que é uma variação pequena e que deixa uma margem boa de trabalho para o transformador, dentro de limites mais confortáveis do que com 127 ou 126V no primário de 110V.

A regulação de linha do transformador piora por certo (provavelmente a resistência do fio do primário estaria na mesma faixa de magnitude do valor do resistor), mas pode ser encarado como se tivesse o mesmo efeito de uma retificação valvulada que perde tensão com o aumento da corrente (para os filamentos não há muito problema). Outra opção é que  poderia usar resistores em série nos secundários e não no primário.

A ideia, independentemente das potências serem factíveis ou não, é de deixar o amplificador alimentado com uma faixa de tensão mais confortável e segura. Pelo custo (pode até comprar dois resistores de 50W, de 10R cada e ligá-los em paralelo, que ainda fica barato) vale a tentativa, se não funcionar, aí troca o transformador de força.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #21 : 16 de Junho de 2017, as 10:53:27 »

Matec... O que você comentou era exatamente o que eu tava "discutindo" com o xformer.
Mas ele me convenceu. Com o resistor, a tensão vai ficar numa faixa mais confortável para o amplificador. Vai flutuar, mas nem tanto. E se não ser certo, o custo foi baixo.
Agora... Concordo com você. O certo a se fazer e providenciar um transformador novo.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #22 : 16 de Junho de 2017, as 20:34:04 »

Existe uma terceira alternativa mais barata (em relação ao reenrolamento do transformador ou a compra de um Variac) a qual uso com sucesso há pelo menos 7 anos.
Que é a de se utilizar um estabilizador desses de PC para reduzir a voltagem que alimenta o amplificador valvulado.

Só que para ser utilizado o estabilizador de PC tem que atender a 2 condições que são:
1) Não utilizar relés que fazem o famoso ruído "tlec-tlec". (é a única coisa que pode prejudicar um valvulado).
2) Ter uma capacidade bem maior que a potência consumida pelo amplificador valvulado (no meu caso eu utilizo um estabilizador SMS de 1000VA para um valvulado de 100W e por isso o estabilizador quase nem esquenta).

Respeitadas essas condições, o estabilizador de PC apresenta nas saídas uma voltagem 10 a 12V menor que a da rede elétrica e resolve o problema.
« Última modificação: 16 de Junho de 2017, as 20:58:31 por Ramsay » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #23 : 16 de Junho de 2017, as 21:55:15 »

O preço de um estabilizador é maior que de um autotransformador.
Mas também resolve.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #24 : 16 de Junho de 2017, as 22:19:31 »

Se for de 500VA (350W) realmente o preço do estabilizador é maior que o de um autotransformador.
Mas, se for de 1000VA, o preço do autotransformador é mais caro, como mostram os links abaixo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-785975797-estabilizador-110v-revolution-speedy-1000va-6t-16621-sms-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-847685704-auto-transformador-10000va-110-220-ou-220-110-_JM


Mas, convenhamos que para um valvulado Gianinni de 150W, 350W é pouco e, por isso, eu acho que um estabilizador de 1000VA seria melhor opção que um autotransformador.
« Última modificação: 16 de Junho de 2017, as 22:27:01 por Ramsay » Registrado
esteniovarjao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 26

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #25 : 16 de Junho de 2017, as 22:25:24 »

Outra pergunta que tá aqui, o porquê dessa tensão tão alta em cima das 6l6?? Se diminuir para uns 500Vdc vai ter que mudar alguma coisa a não ser no ajuste de bias?Huh? Tirar o dobrador e mudar o valor de saída da fonte.  Roll Eyes Roll Eyes Roll Eyes
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #26 : 16 de Junho de 2017, as 22:25:58 »

Ramsay, ambos funcionariam a contento. Apesar dos 2 serem mais um trambolho pra levar se for tocar fora de casa.
Até o resistor que o xformer comentou funcionaria.
Mas o melhor ainda é trocar o transformador.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #27 : 16 de Junho de 2017, as 22:37:09 »

Kem, concordo que, realmente, a melhor opção seria a de trocar ou reenrolar o primário do transformador de força.

Citar
Outra pergunta que tá aqui, o porquê dessa tensão tão alta em cima das 6l6?? Se diminuir para uns 500Vdc vai ter que mudar alguma coisa a não ser no ajuste de bias?Huh? Tirar o dobrador e mudar o valor de saída da fonte

Tão alta quanto??
Esteniovarjao, você ligou o amplificador mesmo sabendo que poderia dar problema devido aos transformadores antigos da década de 60 ou 70 do século passado??
« Última modificação: 19 de Junho de 2017, as 19:12:44 por Ramsay » Registrado
esteniovarjao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 26

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #28 : 16 de Junho de 2017, as 22:39:39 »

Kem, concordo que, realmente, a melhor opção seria a de trocar ou reenrolar o primário do transformador de força.

Citar
Outra pergunta que tá aqui, o porquê dessa tensão tão alta em cima das 6l6?? Se diminuir para uns 500Vdc vai ter que mudar alguma coisa a não ser no ajuste de bias?Huh? Tirar o dobrador e mudar o valor de saída da fonte

Tão alta quanto??
Esteniovarjao, vc ligou o amplificador mesmo sabendo que poderia dar problema devido aos transformadores antigos da década de 60 ou 70 do século passado??

Soltei o transformador do amplificador. Tensão de HT : 311,7Vac com ct, Heating: 3,85Vac com CT e Bias: 65,5Vac.  Huh?
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #29 : 16 de Junho de 2017, as 22:56:35 »

Citar
Soltei o transformador do amplificador. Tensão de HT : 311,7Vac com ct, Heating: 3,85Vac com CT e Bias: 65,5Vac.  Huh?
Pelo jeito continuou com as mesmas tensões de quando estava ligado ao circuito do amplificador.
Tem algo errado aí.
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal