Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 07:04:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Capacitores - indicação de marcas/tipo  (Lida 4023 vezes)
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« : 14 de Junho de 2017, as 18:17:46 »

Olá todos,

Primeiramente se houver um tópico igual eu peço desculpas, mas não encontrei um para sanar minhas dúvidas.

Estou querendo montar alguns pedais e gostaria de indicação de melhores marcas de capacitores eletrolíticos comuns, eletrolíticos tântalos, poliesters, e cerâmicos. Em outras pesquisas aqui pelo fórum e outros lugares eu observei algumas indicações abaixo (me corrijam se eu estiver errado)

1 - Eletrolítico comum da Panasonic é melhor em custo benefício;
2 - Eletrolítico tântalum os usuários dizem ser melhor que os eletrolíticos comum e menor;
3 - Poliesters da marca WIMA são melhores;
4 - Cerâmico multicamada é melhor que o cerâmico disco.

Gostaria de escolher bons componentes para fabricar pedais, mas se isso for apenas efeito placebo eu aceito críticas

Obrigado
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #1 : 14 de Junho de 2017, as 18:53:43 »

Essa questão de serem melhores é subjetiva no meu ponto de vista (ou seria no meu ponto de audição?). O que é melhor para mim pode não necessariamente ser pra você.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #2 : 14 de Junho de 2017, as 20:17:33 »

Eu acho que tem efeito placebo nesta estória de "capacitor tipo A soa melhor que tipo B". Ou sorte. Ou habilidade. Ou é inevitável. Ou...

Explico meu ponto:

Componentes (não só capacitores) de qualidade duvidosa podem por um bom projeto a perder. Tolerâncias mais altas, incidência de  defeitos... Ao escolher um fabricante reconhecidamente idôneo e/ou um "tipo" de componente aprovado por muitos, tentamos minimizar isso. Mas...

Às vezes nem é questão de falta de qualidade,  mas de característica intrínseca do componente. Por exemplo, dizem que as tolerâncias dos capacitores cerâmicos são muito altas. Então, ao usá-los ficamos à mercê disso. Pode ocorrer de dar uma sorte e pegar um componente com um certo valor real que faça o circuito  soar maravilhoso, ou pode ocorrer o contrário. E  se "der ruim" para mim e bem para você?  Quem estará certo ao defender ou criticar o capacitor cerâmico?

Também já li que cerâmicos são suscetíveis ao calor na soldagem, o que pode provocar alterações no valor antes e depois da montagem, com as mesmas consequências, para o bem ou para o mal. Culpa da peça ou do montador?

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal