Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 14:13:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Novo vídeo do Eduardo: Como fazer manutenção em ventoinhas  (Lida 9824 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #15 : 21 de Junho de 2017, as 11:17:19 »

Ao invés de colocar óleo de máquina, eu costumo usar caneta WD40 "no mess". Mas como anda difícil de achar/caro, dá para improvisar com o WD40 normal em spray, espirrando um pouco num recipiente qualquer e usando um cotonete para aplicar. Mas é preferência pessoal, óleo de maquina funciona perfeitamente.

Tive experiências ruins usando WD40 como lubrificante. É excelente para destravar coisas que enferrujaram ou que ficaram presas porque a graxa secou. Também é bom para remover resíduos de cola de etiqueta ou fita adesiva. Há quem use como remédio para acne, mas eu não recomendo  Cheesy. Entretanto, o produto é volátil. Em pouco tempo, se não for lubrificada com algo mais apropriado, a peça volta a travar.

Se for usar em ventoinhas que estejam travadas, coloque também óleo de máquina de costura depois.

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #16 : 21 de Junho de 2017, as 13:52:23 »

Quando eu fazia manutenção em fontes de PC, no começo do milênio, eu sesmontava ela inteira e limpava o eixo também, pois, incrivelmente entrava poeira ali em algumas. Depois de tudo limpo eu colocava vaselina industrial na bucha de bronze e recolocava a hélice. Como a vaselina é muito mais viscosa que o óleo ela tende a ficar mais tempo retida entre a bucha e o eixo. Além disso, a vaselina vai diminuindo a sua viscosidade conforma aumenta, deixando o ventilador mais "solto".

nunca tive problema depois de limpá-los...

Daniel.
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #17 : 22 de Junho de 2017, as 15:49:11 »

Há quem use (WD40) como remédio para acne, mas eu não recomendo  Cheesy. Entretanto, o produto é volátil...
Eduardo

Edu, eu também achava que o WD40 era muito volátil, mas com o tempo acabei percebendo que isso acontece quando se usa direto do spray. Creio que o líquido vem muito carregado de propelente, de forma intencional, para que ao evaporar reste apenas um "filme" de lubrificante. Para usar como lubrificante em pequenas peças, adotei a prática de espirrar o líquido em uma latinha e deixar descansando um pouco para evaporar o gás. O líquido que fica parece ser bem estável. Mas claro que isso só se justifica se você já tem o WD40 em mãos e não quiser ir em busca de óleo "de verdade". A caneta "no mess" não tem a "volatilidade", mas, como eu já disse, anda rara e cara.

Quanto a usar para acne, nunca testei (felizmente não tenho mais acne...), mas para pequenos travamentos nas articulações dos dedos (consequências de velhice em geral...) o bagulho funciona (mesmo...).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #18 : 22 de Junho de 2017, as 19:49:11 »

Esse processo é aplicável a ventoinhas de notebooks ?

Bem, só tome cuidado que alguns coolers/fans de notebooks seguem um esquema um pouco diferente! Eles são presos apenas por magnetismo (?), então, nada de "borrachinha", é só puxar para separar a base da ventoinha:



 Legal!
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #19 : 16 de Outubro de 2017, as 16:55:11 »

Muito interessante, gostei também da idéia do móvel com fundo recuado para guardar os cabos. Sempre coloco em projetos uma caixa daquelas de telefonia ao lado do quadro, que seria para colocar esses roteadores, modem, divisor de TV a cabo, central de alarme, etc, mas poucos utilizam, e ficam esses aparelhos espalhados. Vou "roubar" essa ideia do armário.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #20 : 16 de Outubro de 2017, as 19:10:18 »

Pode roubar!

Aliás, o meu está com 10cm de espaço livre no fundo falso. Recomendo fazer com 12cm. Os adaptadores com a nova tomada brasileira ficam meio apertados. Sem contar o no-break que tem 10cm justos!

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal