Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 02:26:58


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Multiefeitos CCDB  (Lida 11958 vezes)
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« : 17 de Junho de 2017, as 20:36:00 »

Boa noite. O pessoal mais experiente do fórum conhece este equipamento?
Li que a revista nova eletrônica (já extinta) colocou o circuito deste multiefeitos em suas edições 55 56 e 57.
Tentei mas não encontrei nada na internet.

Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #1 : 17 de Junho de 2017, as 20:50:57 »

Veja aqui:

https://blogdopicco.blogspot.com.br/2013/03/revistas-nova-eletronica-completo.html

Não é o projeto dessa foto.
« Última modificação: 17 de Junho de 2017, as 20:54:08 por Adiel » Registrado

casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #2 : 17 de Junho de 2017, as 22:10:31 »

Adiel, sabia que voce seria um dos que ajudariam. Obrigado, a coleção da Nova Eletrônica é valiosíssima.
Vou passar o domingo baixando ela... Wink Wink Wink, com muito prazer.
Ao que parece este sintetizador é uma reunião de efeitos publicados nesta revista?


-----
Adiel, encontrei um material que leva o nome de "Abre-te César", ao que parece, escrito pelo próprio Cláudio César Dias Baptista.
Este mesmo material foi modificado por Dionísio Codama Aimoré Coelho, para o formato PDF e recebeu cores nas ilustrações.
Creio que seja o material deste sintetizador
Dei uma olhada, mas fiquei meio perdido. é muita informação... Batendo Cabeça Batendo Cabeça Batendo Cabeça

Este é o link:

http://aimore.org/radio/sintetizador/
« Última modificação: 17 de Junho de 2017, as 22:50:30 por casacunha » Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #3 : 17 de Junho de 2017, as 22:47:39 »

Casacunha,
O CCDB é um gênio e que nos "presenteou" com alguns efeitos muito interessantes.
O R8 foi meu primeiro pedal - na época eu nem sabia direito o que era eletrônica, mas montei o bichinho e me deu muitas alegrias.
Esse material é precioso, principalmente pela história e conteúdo.
Abraços
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #4 : 17 de Junho de 2017, as 22:56:32 »

A mais preciosa verdade, tudo que você disse, Antônio Campos Junior.
Eu sabia um pouco da história dos mutantes, mas não sabia que ele fazia todos equipamentos da banda.
Li sobre uma guitarra toda folheada a ouro, esculpida como um violino... e outras coisas.
Pude perceber que era um grande colaborador da revista Nova Eletrônica, também.
Mas não imaginava tanto conhecimento.
Deixa eu me expressar melhor... quis dizer... tanta genialidade...


-----
O que era o R8?
« Última modificação: 17 de Junho de 2017, as 23:18:03 por casacunha » Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #5 : 17 de Junho de 2017, as 23:18:31 »

O que era o R8?

R8 é um dos efeitos que compõe a obra do Sintetizador (dentre eles o Phaser, Sustainer, Oitavador,....) o R8 é o "Distorcedor"
Estes efeitos você encontra nas primeiras edições, a partir da NE001 - o R8 está na NE004 e NE005 - de Maio e Junho de 77.
Baixe lá e boa leitura.
Abraços
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #6 : 17 de Junho de 2017, as 23:24:49 »

Rapaz, Não vejo a hora de desenvolver, aprender, saber mais...
Isso é viciante...
Me impressiona o acabamento, já que ao que me parece, estes equipamentos eram caseiros...
E olha este sintetizador, extremamente bem feito.
E sem a diversidade de técnicas que se tem hoje. Haja visto o acabamento dos pedais na sessão de pedais prontos aqui do fórum. Um mais lindo que o outro...
Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #7 : 17 de Junho de 2017, as 23:40:45 »

Realmente vicia  Huh?  (no bom sentido, é claro)
Na década de 70 não se tinha bons instrumentos e os efeitos eram "raros".
Tinha algo importado, mas custava os olhos da cara.
De certa forma, o CCDB ajudou a abrir as portas ao universo Handmades.
E aqui estamos hoje, colhendo estes frutos e ajudando a plantar mais um pouco também.
Gosto muito do material dele, assim como de outras "marcas" nacionais do passado.
Os Tupiniquins fizeram muita coisa boa também!
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #8 : 18 de Junho de 2017, as 00:01:25 »

Primeiro eu montei o Sustainer, depois o RVIII, mas não gostei muito do resultado.  O RX, porém, eu usei por alguns anos.  Não consegui fazer o phaser funcionar, na época, e o oitavador não era muito evidente.

O aprendizado foi inestimável, pois o texto é bastante didático.  Aproveite bastante!

Valeu pela contribuição do Aimoré!  Muito bom, com as cores e os esquemas extras!

Eu ainda tenho as primeiras revistas, originais, de 1 a 8...
« Última modificação: 18 de Junho de 2017, as 00:08:09 por Adiel » Registrado

casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #9 : 18 de Junho de 2017, as 08:58:20 »

Montar uma unidade de efeitos fixa, assim, é uma boa ideia nos dias de hoje?
Penso que ficaríamos presos a eles, e com tantas possibilidades de modulação que se tem hoje...
Sem falar na vasta gama de overdrivers e distorções.
Se eu não estiver enganado, existe um Send/Return nesse sintetizador. Aí a coisa já muda de figura...
Sem dúvida, que como aprendizado, é importantíssimo.
Como voce disse, Adiel, um texto bem explicativo. Só que como eu não domino todas as terminologias da eletrônica, ainda dou uma "viajada" em algumas partes do texto.
Sobre os que não funcionaram, Adiel, o próprio CCDB, faz referência à alguns erros da revista. No Phaser, a ausência de imagens e erro de valores de alguns componentes.
Isto está na parte 3 do PDF do Dionísio Aimoré; o qual postei o link. Mais precisamente na pagina 62 do documento. (Embora ele deixe claro que estes erros aconteceram em uma reedição do Phaser, em uma edição de 1981. (O circuito original foi postado em 1977, correto?)

Encontrei este material também, sobre a CCDB. Vasto e bem detalhado.

http://docplayer.com.br/6656190-Historia-de-uma-grande-marca.html

Não sei se aqui é o tópico correto, se não for, moderadores por favor, me indiquem onde postar.
« Última modificação: 18 de Junho de 2017, as 09:05:25 por casacunha » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #10 : 19 de Junho de 2017, as 18:21:52 »

Eu conheço bem o som desse multiefeitos CCDB, que o Cláudio chamava de sintetizador de guitarra.
Cheguei a montar 4 módulos que foram usados unicamente como efeitos de guitarra num multiefeitos que eu mesmo construí e já postei aqui no fórum (Phaser, Oitavador, Sustainer e RVIII) e parei por aí.

Aí vão me perguntar: Como é que eu conheço o som do multiefeitos CCDB, se não existe nenhum arquivo de áudio/vídeo sobre ele na Mídia??
E a resposta é que eu possuo um raro disco solo do Sérgio Dias Batista de 1980, no qual ele usa o multiefeitos CCDB em algumas faixas.
O som sintetizado é um tanto primário, mas, não faz feio, e era o que havia na época, podendo ser considerado uma iniciativa louvável e pioneira do criador.

Foto do disco:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)




« Última modificação: 19 de Junho de 2017, as 18:37:59 por Ramsay » Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #11 : 19 de Junho de 2017, as 18:41:02 »

Olá Ramsay, que legal saber que você montou.
Teve que adaptar componentes? Dor de cabeça ou foi uma montagem suave?
Neste artigo publicado na revista Nova Eletrônica nº 57, O Cláudio faz menção à este disco gravado pelo Sérgio Dias.
Uma bela relíquia que você tem aí. Deve ser um dos únicos existentes.
Ainda tem a pedaleira?
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #12 : 19 de Junho de 2017, as 18:55:07 »

Na verdade não é uma pedaleira, mas, sim um multiefeitos formado por uma caixa metálica cheia de knobs, chaves mini switch e cheia de placas de circuito por dentro. O Sustainer e o Phaser eu comprei na forma de kits vendidos na época que vinham com a placa de circuito impresso e os componentes e os outros dois eu fiz as placas PCB e comprei os componentes. Dentro ainda havia outros circuitos, como um auto wah acionado por LDR e outros que nem me lembro para que serviam.
Eu já criei um tópico aqui no Handmades, sobre esse meu antigo multiefeitos.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #13 : 19 de Junho de 2017, as 20:03:56 »

Parabéns, Ramsay! Eu tinha o LP também, mas depois de algumas separações ele sumiu! Gosto muito desse disco solo do Sérgio. Lembro de ter ido ao show de lançamento dele no planetário, pois à época eu estava numa banda que os caras eram amigos dele. Se não me engano até acendi um "cigarro artesanal" para um cara que era a cara do Eddie Offord...rs.

O que lembro dele ter usado no show foi uma pedaleira com alguns Boss, EHX e MXR, mas apenas um ou dois CCDB. Porém o que lhe dava acesso a alguns sons monofônicos de synth era uma unidade pitch-to-voltage da 360 System ligada a algum módulo de synth, acho que um SEM da Oberheim. Isso é o que lembro, faz um milhão de anos.... A guitarra parecia ser a mesma Strat anos 70 do disco, com aqueles captadores de lâmina da Bill Lawrence e também usou um Ovation 12 cordas que soava lindamente.

Quanto à revista e aos efeitos, eu montei alguns muitos anos depois, mas o primeiro montei na época, de um kit também, o oitavador. Naquele tempo era um efeito que de nada servia pra mim...rs. Endeusava muito o CCDB. Há algum tempo ele até ficou meu contato no FB, mas creio que por eu não ter comprado seu livro ele se aborreceu e me mandou pro espaço! Lembro que eu tentei fazer a placa e montar o Phase Shifter, mas não consegui fazê-lo funcionar. Já um amigo nosso, tecladista, montou e funcionou lindamente. Ele usou uma carcaça de um Wah Sound para poder controlar o phasing com o pé. Eu fiquei apaixonado por isso, conseguia finalmente tirar umas sonoridades que o Brian May tirava com o Queen nos três primeiros discos.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #14 : 19 de Junho de 2017, as 20:34:42 »

Ramsay, passa pra gente o tópico que voc tratou deste multiefeitos, por favor.^
Alex, que privilégio estar tocando nesta época e ter frequentado esse meio musical.
Com certeza você tem muita coisa pra contar pra gente.
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal