Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 06:46:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Multiefeitos CCDB  (Lida 11961 vezes)
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #15 : 20 de Junho de 2017, as 08:45:00 »

A título de curiosidade, tive uma conversa com o Claudio no facebook e ele falou um pouco sobre o distorcedor, o qual fiz um layout postado e discutido aqui no fórum: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=753.75

"Grato pela informação, Alex Bellucco. Fico feliz em saber que se trata de um circuito autêntico. Trata-se de um Fuzz, que ceifa com simetria o sinal, após filtragem; nos vários modelos de amplificadores Turbo-Compressor há um outro tipo de distorcedor, ao qual denomino de Overdriver, que ceifa apenas a parte positiva (ou a negativa, tanto faz) do sinal e que arredonda, sem ceifar, a outra parte. O som do Overdriver semelha o dos triodos em saturação e permite, aliado ao efeito MEL, que só existe nos Turbo-Compressores, uma simulação do som dos amplificadores valvulados. Quanto aos transistores do Regvlvs VIII e dos outros modelos de Fuzz de minha autoria, o som exato era tão crítico que fazia diferença, em vez de utilizar o BC109C (o original), usar o BC109B ou A. Foi por causa de eu saber distinguir essa diferença de ouvido que Leonardo Bellonzi, dono da loja Filcres, onde eu fora comprar BC109 e exigira o "C", se interessou em conhecer o meu trabalho e justamente foi esse o início da minha amizade com ele, que resultou mais tarde na criação da EDITELE e no lançamento da Revista Nova Eletrônica, onde o Regvlvs VIII foi publicado. Abraço forte e grato! CCDB"

"Foi um prazer, Alex Bellucco! Fico muito feliz, de verdade! em saber que pretende ler os livros de minha autoria. Os distorcedores por ceifamento, no ponto desse ceifamento, sempre reduzem a amplitude de sinal; ela pode ser recuperada com o acréscimo de um estágio de amplificação à saída, o qual pode ser montado com fonte de alimentação simétrica e de maior tensão, de modo a permitir amplitude maior. Mesmo fonte simples, se com maior tensão, permitirá que obtenha sinal mais forte, com um estágio extra de amplificação depois do circuito ceifador, desde que tome cuidado para não saturar esse próprio estágio e mudar o som do aparelho. Resultado parecido (mas não idêntico) ao que se obtém com o Regvlvs VIII pode-se conseguir com o uso apenas de circuitos integrados (de baixo ruído porque terão alto ganho) e fontes simétricas (mais e menos quinze volts dariam headroom de +20dBm e o mesmo circuito aceitaria um par de baterias de nove volts - é como fiz no circuito da Guitarra de Ouro II de meu irmão Sérgio Dias). Quando se usa pedaleira, não é problema alimentar o conjunto de pedais com fonte simétrica, todavia para um só pedal e se destinado à venda no comércio, pode ser problemático utilizar mais de uma bateria de nove volts, porque nem todos os guitarristas quereriam essa "complicação". O circuito original do Regvlvs VIII, como publiquei na Nova Eletrônica, entregava amplitude de sinal de saída suficiente para entregá-lo aos pedais seguintes ou a qualquer amplificador convencional de guitarras; por favor, verifique se há alguma anormalidade no circuito que montou - mas os aperfeiçoamentos que porventura você venha a fazer serão sempre bem-vindos! Sobre a leitura: é muito importante informar-lhe: os livros de minha autoria não estão à venda, pois não foram impressos. Publiquei-os eu mesmo, apenas para leitura on-line, em CCDB Livros, seção de www.ccdb.gea.nom.br - ficarei feliz se você os ler! Para ler, é preciso comprar tempo de leitura, apenas quinze reais por trinta dias diretos (se cobro, é porque ao gratuito quase ninguém dá valor). A compra é feita em CCDB Livros por intermédio do PayPal ou do PagSeguro. Após você comprar tempo, ambos receberemos um e-mail do PayPal ou do PagSeguro (conforme a sua escolha) e saberemos que a compra estará realizada e que você já poderá ler. Estarei então ao seu dispor para responder sobre o conteúdo dos livros e o funcionamento de CCDB Livros. Seria uma honra para mim que você lesse! A leitura on-line é ótima, tem suas vantagens sobre ler em livros impressos. Entre elas: o dicionário Livro Treze on-line, com mais de trinta mil verbetes, resposta instantânea e referências cruzadas, exclusivo da obra "Géa". Há também um programa leve que você se desejar instala na Área de Trabalho (Windows) e clicando no ícone desse programa, ele levará direto à última página que houver lido, além de lhe apresentar a página de Escolha de outros livros, em CCDB Livros. Não é preciso perder tempo baixando livros nem ocupar espaço em seu computador e o acesso é imediato. Pode utilizar tablets e não só o computador pessoal para ler. Esta página apresenta vídeos de demonstração sobre a compra de tempo de leitura e o modo de ler em CCDB Livros: http://www.ccdb.gea.nom.br/demo_com_filme_da_compra_de_tempo_e_da_leitura.html - Grande abraço e as melhores vibrações! "

Registrado

Guitar Craft
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #16 : 20 de Junho de 2017, as 12:52:42 »

Muito interessante, viagem.
E voce aprimorou o rv8?
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #17 : 20 de Junho de 2017, as 13:42:03 »

Muito interessante, viagem.
E voce aprimorou o rv8?

Apenas coloquei as modificações sugeridas pelo CCDB no artigo da Revista Nova Eletrônica.
Registrado

Guitar Craft
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #18 : 20 de Junho de 2017, as 16:04:09 »

Quanto aos transistores do Regvlvs VIII e dos outros modelos de Fuzz de minha autoria, o som exato era tão crítico que fazia diferença, em vez de utilizar o BC109C (o original), usar o BC109B ou A. Foi por causa de eu saber distinguir essa diferença de ouvido que Leonardo Bellonzi, dono da loja Filcres, onde eu fora comprar BC109 e exigira o "C", se interessou em conhecer o meu trabalho e justamente foi esse o início da minha amizade com ele, que resultou mais tarde na criação da EDITELE e no lançamento da Revista Nova Eletrônica, onde o Regvlvs VIII foi publicado. Abraço forte e grato! CCDB"

Essa parte do texto foi muito elucidativa ! Essa pode ser uma das causa de eu estar tendo problemas com o som do meu RVIII. Pois não me atentei a esse detalhe dos sufixos dos transistores e quando fui olhar o datasheet... Roll Eyes
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #19 : 20 de Junho de 2017, as 18:01:42 »

Citar
Parabéns, Ramsay! Eu tinha o LP também, mas depois de algumas separações ele sumiu! Gosto muito desse disco solo do Sérgio. Lembro de ter ido ao show de lançamento dele no planetário, pois à época eu estava numa banda que os caras eram amigos dele. Se não me engano até acendi um "cigarro artesanal" para um cara que era a cara do Eddie Offord...rs.
Obrigado Alex, mas, quem merece parabéns é você por toda essa informação que nos passou.

Citar
Ramsay, passa pra gente o tópico que você tratou deste multiefeitos, por favor.
casacunha, conforme eu disse anteriormente, o multiefeitos que eu montei só tem em comum com o CCDB os circuitos do RVIII, Sustainer, Phaser e Oitavador.
A caixa metálica após mais de 13 anos sem uso e exposta ao tempo, está enferrujada e sem os knobs que fui retirando e colocando em outros pedais e dispositivos diversos que montei ao longo dos anos.
Mas, o interior está limpo e ocupado por placas de circuito.
Abaixo, o link do tópico:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=6963.0



Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #20 : 20 de Junho de 2017, as 19:21:38 »

Curti muito o tópico , Ramsay, obrigado. Muita história e muita novidade também, já que algumas coisas eu não conhecia.
Estou pensando em construir alguns efeitos.
Mais ou menos estes...
Um chorus, sustainer, delay, tremulo, 2 ou 3 overdrivers e duas ou tres distorções. um booster de volume também e um noise gate, um equalizer, e no fim, um pedal de volume. não esquecendo de uma boa fonte pra tocar tudo isso.....
Registrado
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #21 : 22 de Junho de 2017, as 11:34:14 »

Saudações a todos os irmãos handmakers!

O nosso querido viagem_mental tem muitos layouts bacanas e inclusive esta atualização do RVIII está na minha bancada a alguns meses (pra não falar anos!) não é viagem?!

Você é um sortudo ao conseguir conversar com o CCDB. Ele agora só pensa em ser escritor e até onde eu sabia ele corria do assunto "eletrônica" faz algum tempo.

Deixo a sugestão aos amigos para darem uma olhada nos projetos postados por ele (viagem).

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #22 : 23 de Junho de 2017, as 06:52:39 »

ótima dica, Xandeguara. Quero montar alguns pedais, e está na hora de começar selecionar alguns layouts...
Por enquanto só tenho o Little Angel montado. Que por sinal deu um UP no som da guitarra.
Próximo passo  é tentar algum circuito que seja drive e distorção no mesmo pedal. De preferência com acionamentos independentes.
Depois um eco, um equalizador, um sustainer e fechando esta fase com um pedal de volume e um noise gate.
Quanto ao Fuzz. tudo que ouvi até agora não era o que eu procurava
Mas tenho que ouvir os circuitos modificados...
« Última modificação: 23 de Junho de 2017, as 10:56:02 por xformer » Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #23 : 23 de Junho de 2017, as 10:12:24 »

Saudações a todos os irmãos handmakers!

O nosso querido viagem_mental tem muitos layouts bacanas e inclusive esta atualização do RVIII está na minha bancada a alguns meses (pra não falar anos!) não é viagem?!

Você é um sortudo ao conseguir conversar com o CCDB. Ele agora só pensa em ser escritor e até onde eu sabia ele corria do assunto "eletrônica" faz algum tempo.

Deixo a sugestão aos amigos para darem uma olhada nos projetos postados por ele (viagem).

Um forte abraço

Valeu amigo Xande! Precisamos terminar esse RVIII turbinado e mexer naquele fuzz da Giannini! Estou com uns jacks sobrando aqui para terminar a reforma do Giannini, quando puder, me avisa.

Nem acreditei quando o CCDB falou comigo no facebook, tinha postado a foto do pedal e marquei ele na publicação (se não me falha a memória). Também tinha ouvido falar que ele não comentava mais sobre eletrônica. Foi uma honra que ele abriu uma exceção...

Forte abraço!
Registrado

Guitar Craft
Guilherme
Visitante
« Responder #24 : 23 de Junho de 2017, as 15:38:31 »

Pois é, particularmente acho muito triste, triste mesmo, que o CCDB esteja desperdiçando o que poderia ser a fase mais produtiva de sua vida na audio-eletronica e esteja tentando escrever "a maior obra literária da Terra"  Huh?

Passo em frente a casa dele pelo menos quatro vezes por mês e sempre penso que ele poderia estar lendo Machado de Assis, Dante Alighieri, Jorge Luis Borges, Cervantes, Shakespeare, James Joyce - aqueles que realmente escreveram  as maiores obras literárias da Terra - e, ao mesmo tempo, estar difundindo sua experiência e construindo consoles, amps e synths.....

 Sad
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #25 : 23 de Junho de 2017, as 17:30:34 »

Alguém montou o phaser CCDB ,e se sim , como é o timbre dele com os 2n3819, fiquei curioso...

At Daniel 
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #26 : 23 de Junho de 2017, as 22:21:43 »

Eu montei naquela época e não funcionou. Felizmente um amigo nosso tecladista conseguiu montar e o dele funcionar. O timbre é bem na onda do 90 da MXR, talvez um pouco menos de médios...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #27 : 24 de Junho de 2017, as 18:31:29 »

O meu Phaser CCDB eu montei a partir de um kit e o som dele é igual ou parecido ao de quaisquer phasers analógicos com o mesmo número de estágios.
Sendo que os fets 2N3819 do kit vieram casados. Anos depois um dos fets queimou e foi substituído por outro 2N3819 não casado com os demais e, por isso, após a troca, o som do phaser nunca mais voltou a ser o mesmo.
Registrado
estomagado
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 18

Sou um cara amargo e chato.


« Responder #28 : 20 de Maio de 2018, as 06:51:35 »

Para ser chato, e desenterrando o tópico, a foto no primeiro post não é de um multiefeito CCDB e sim de um cabeçote! É um ampkificador Turbo Compressor BI 1000, que tem DOIS powers de 500W cada, um mixer embutido de 8 canais, sendo 6 de microfone, um de guitarra com drive e um de linha, simulação de som valvulado, equalizadores (mais de um), crossover e compresdor embutidos. Era uma solucao "all in one" para sonorizar toda a banda com um só equipamento.

Eu tenho uma versao menor dele, o TC300. Mesmas caracteristicas, mas só tem um power de 300W e nao tem crossover.
Registrado

Tio Ulbrich
Músico fracassado e velho resmungão.
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #29 : 23 de Maio de 2018, as 19:07:22 »

Boa tarde amigos. Estomagado, divulga mais este equipamento pra gente, principalmente as entranhas dele. Fotos seriam o maximo. Se puder, claro
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal