Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 06:49:22


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fender Twin Amp  (Lida 7265 vezes)
Robson.Paulo
Visitante
« : 13 de Agosto de 2010, as 12:10:32 »

Oi Galera,

Estou há um bom tempo (uns quase 2 anos) sem postar nada.
Estou retomando minhas atividades handmades!!!  Palmas

E quero voltar com um sonho antigo: montar um Fender Twin.
Tenho pesquisado bastante esquemáticos, e layouts, mas ainda restam muitas dúvidas.

Queria a ajuda da galera ai pra escolher o modelo direitinho e pra irmos construindo juntos esse amp.
Alguém tem algum circuito bacana, um layout pronto, lista de materiais, etc que possamos começar as discussões?

Abraço a todos!
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #1 : 13 de Agosto de 2010, as 13:46:30 »

procura no proprio google, acho q se vc colocar Fender Twin Amp layout vai aparecer o layout do chassi e dos componentes!
Algo muito parecido com isso: Ai é só você dar uma separada, uma organizada em tudo, fazer uma lista de componentes etc...
Não sei se esse tem tudo mastigado, tenta na ceriatone algum amp lá, ou pega de um amp Fender de lá e adapta a esse layout

Registrado
Robson.Paulo
Visitante
« Responder #2 : 13 de Agosto de 2010, as 17:32:28 »

Acho que vou montar o circuito abaixo. To achando a potência muito alta (85W com 4 6L6).
Não pretendo usar válvula retificadora. Vou fazer uma ponte de diodos mesmo pra simplificar. Aí se precisar dar uma "comprimida" no som, coloco um resistor de valor equivalente à impedancia da valvula em série com a ponte, pra causar o mesmo efeito.

2 Perguntas:

1) É possível usar só 2 válvulas de potencia ( eram 4) pra diminuir a potência de saída?
2) Como se faz pra retirar o circuito (ou o melhor a fazer) de reverb? Nao pretendo comprar um tanque de reverb agora.

o que acham? será que sai?

« Última modificação: 13 de Agosto de 2010, as 17:35:47 por Robson.Paulo » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #3 : 14 de Agosto de 2010, as 01:08:11 »

1- Sim!
2 - Pegue um circuito/layout que já NÃO o tenha
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Robson.Paulo
Visitante
« Responder #4 : 14 de Agosto de 2010, as 11:31:04 »

1- Sim!
2 - Pegue um circuito/layout que já NÃO o tenha

Cara, voce pode medar mais detalhes? Sad
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #5 : 16 de Agosto de 2010, as 11:18:33 »

Você tem que pegar o esquema elétrico dele e ver o que enbloga somente a parte do pré. Feito isso, você vai excluir do começo do power pra frente, incluindo reverb etc. Depois pega o esquema elétrico de outro fender com uma potência que lhe agrade e usa só o power.

Bom, é basicamente isso. Se eu estiver errado os mais experientes me corrijam ou complementem.

Abraços

Registrado
Robson.Paulo
Visitante
« Responder #6 : 16 de Agosto de 2010, as 14:29:58 »

Acredito que aparentemente resolvi o problema.
O circuito do Showman é exatamente o mesmo do Twin ( AB763 ) mas sem o reverb.
Segue anexo.

Só algumas diferenças:

1) Na entrada de vibrato, o tone stack tem controle de Mid, e na entrada normal não. Aparentemente pura frescura, já que o tone stack dos 2 são exatamente iguais. Logo, podemos simplesmente trocar o resistor de 6800 no final do tonestack da entrada normal por um pot de 10k (como na entrada de vibrato) e adicionamos um controle de mid. Correto?
2) Esse circuito não tem controle de presença, que é um potenciometro na linha de realimentação, como nos bassman e JTM45. Como podemos adicionar esse pot? Alguem tem esses valores?
3) Estou pretendendo montar e deixar pronto para as 4 6L6GC, e colocar só 2. Alguém vê algum problema nisso? Já que elas estão em paralelo, acredito que não haverá problemas, certo?
4) Nesse circuito, tem 2 pequenas diferenças para o Showman e o Dual Showman, que é um resistor na entrada da válvula inversora, e o transformador de saída. Alguém sabe qual a diferença do showman pro dual showman? Timbre, potência, sei la?
5) Tem um pot de 10k entre a entrada da etapa de potencia e um diodo para o transformador de entrada. Esse pot é de ajuste do BIAS?

Vou começar a desenhar um layout bacana pra esse circuito. Alguem tem sugestões ou já o encontrou pronto, bonitinho, coloridinho parecido com os da ceriatone?

Valeu galera

Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #7 : 16 de Agosto de 2010, as 16:08:35 »

Por que você não resolve todo o problema colocando um atenuador de potência, usando as 4 6L6 de vez???

Power Aattenuator:
http://www.tube-town.net/diy/tt-pos/tt-posx-en.html
Registrado
Robson.Paulo
Visitante
« Responder #8 : 16 de Agosto de 2010, as 22:48:50 »

O problema não são os 135W que esse showman vão render...
E sim os $$$ que ele vão me custar!!!  Grin

E quanto às outras perguntas???
Registrado
Robson.Paulo
Visitante
« Responder #9 : 23 de Agosto de 2010, as 18:53:41 »

Pessoal,

Depois de muito pesquisar, acredito que o layout utilizado ser's este em anexo que o suporte da Fender me enviou.
2 canais (clean+drive), reverb, saidas de pre-amp, slave in e power amp thru, blablabla
Me parece um circuito muito bom, com bastante recursos.

Só que, na identificação do circuito, diz ser o Dual Showman 100W. Porém as referências dos transformadores, quando eu pesquiso, só encontro que são referentes ao ToneMaster ou Vibrolux. Alguem sabe as diferenças, quais transformadores posso utilizar? Para mandar fazer preciso de todas as especificacoes, mas todas as que consegui não sao suficientes.

E sobre esses LDR's que são para o chaveamento dos canais, são LDR's comuns?

Help?

Estou terminando de desenhar o layout. Assim que terminar posto aqui pra galera.
Vai sair um monstrinho dai!  Metaleiro
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.035 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal