Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Abril de 2024, as 23:20:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: injetor/seguidor de sinais com amplificador embutido  (Lida 7648 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 28 de Junho de 2017, as 00:36:44 »

Caros colegas, venho aqui compartilhar com vocês uma ferramenta para diagnóstico de pedais que eu "desenvolvi" (já explico as aspas).

Quando um circuito montado não funciona, é comum usarmos uma dessas ferramentas para procurar onde está o problema na montagem: o injetor de sinais ou o seguidor de sinais. De certa forma, ambos funcionam de maneira similar, porém "ao contrário". Enquanto o seguidor de sinais investiga o sinal seguindo o caminho que ele percorre no circuito partindo da entrada, o injetor de sinais "volta" o caminho, começando na saída do circuito. Algumas pessoas preferem o injetor, enquanto outras preferem o seguidor.

Há um projeto de injetor aqui no fórum, enquanto o projeto de seguidor mais famoso é o audio probe publicado pelo R. G. Keen. Então, o que o meu projeto apresenta de diferente?

Quando usamos um injetor de sinais, precisamos de um amplificador para ouvirmos o som do injetor e percebermos onde o sinal é interrompido. No caso do seguidor, além do amplificador, precisamos de uma guitarra para produzir o som que atravessará o circuito. E em ambas é necessário conectar o terra da ferramenta ao terra do circuito usando uma garra jacaré.

Pensando nisso, "desenvolvi" uma ferramenta com a finalidade de descomplicar o diagnóstico dos circuitos. "Desenvolvi" entre aspas pois apenas uni dois circuitos que já estavam prontos em uma ferramenta só e projetei o layout. Um dos circuitos é o já conhecido injetor de sinais, enquanto o outro é um mini amplificador usando o LM386.

Unindo esses dois circuitos, há duas possibilidades de montagem:
- pode-se usar a ferramenta como injetor de sinais, usando uma ponta de prova para injetar o sinal no circuito e usar o amplificador embutido ligado na saída do circuito, ouvindo o som que atravessa (ou não) os componentes;
- pode-se usar a ferramenta como seguidor de sinais, ligando o injetor diretamente na entrada do circuito e conectando uma ponta de prova à entrada do amplificador embutido para seguir o sinal pelo circuito.

O projeto usa componentes bastante comuns. Além disso, o layout foi projetado para ter as mesmas dimensões de uma bateria de 9V. Utilizando um falante pequeno (de notebook, por exemplo), é possível montar um injetor/seguidor que cabe na mão. O terra da ferramenta é ligado ao terra do circuito através do jack de entrada/saída (dependendo da ferramenta escolhida). E a melhor parte: não precisa usar amplificador externo ou guitarra, esse injetor/seguidor sozinho é suficiente para investigar o sinal no circuito, basta ir "espetando" a ponta de prova no circuito a ser investigado!

Link para o projeto: https://www.4shared.com/office/c9V2l8V3ca/injetor-seguidor.html (caso alguém queira fazer o upload em algum lugar mais confiável que o 4shared, sinta-se à vontade)

Aqui está uma foto da minha montagem. Montei-o como seguidor de sinais, pois prefiro usar um seguidor a um injetor. Coloquei um jack J2 para a alimentação, pois não sou muito fã de baterias. Utilizei um plug P2 pois tinha ele sobrando aqui, e uso um adaptador P2-P10 para ligá-lo à entrada do circuito a ser testado. No verso da placa, colei um pedaço de papelão para atuar como isolante e um falante de notebook sobre o papelão. Como podem observar, é uma ferramenta bastante útil e que cabe na mão.
Registrado
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #1 : 28 de Junho de 2017, as 19:26:30 »

Muito bacana, marcao_cfh. O fato de dispensar a guitarra e o amplificador realmente vai facilitar muito o diagnóstico.
Vou baixar e assim que puder, monto, pois essa ferramenta vai ser muito útil para os projetos.
Mais uma vez, obrigado pela contribuição.
Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
caxiasm
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 14

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 0



« Responder #2 : 03 de Agosto de 2019, as 18:02:12 »

Ressuscitando tópco!
Gostei da idéia, eu montei a uns anos atráz um circuito paracido de uma revista de eletrônica mas nunca havia pensado em fazer um tão pequeno assim.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #3 : 01 de Novembro de 2019, as 21:16:16 »

Marcão, esse circuito que você propõe se chama "Traçador de Sinais", porque ele, ao mesmo tempo, injeta o sinal e acusa a saída ou não de som num transdutor, tipo alto falante, headphone, etc.
Esse tipo de circuito já existe há pelo menos 4 décadas, mas, é sempre bom postar pela utilidade que pode ter para iniciantes em eletrônica.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2019, as 21:28:23 por Ramsay » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.066 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal