Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 13:22:29


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Acionamentos alternativos para pedais.  (Lida 14668 vezes)
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #15 : 17 de Julho de 2017, as 18:42:59 »

Eu utilizei dessas chaves simples para fazer uma modificação na minha antiga Zoom 505II. Agora a unica coisa que "falta" fazer é que uma unica chave acione dois comandos, por exemplo, ao apertar simultaneamente os botões "Up" e "Down", aciona a função ByPass, e se pressionar e segurar aciona a função Mute.

Como as chaves tem apenas 2 terminais, preciso dar um jeito de colocar uma unica chave para funcionar com "dupla função" (Up e Down simultâneos) para o Mute/ByPass. Me disseram que é possivel utilizar transistores polarizados como "chave eletrônica", mas ainda não implementei isso.

Uma prévia dos testes que fiz com a minha Zoom. https://www.instagram.com/p/BWLRSNbAi22/
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #16 : 17 de Julho de 2017, as 18:55:38 »

Tente um transistor NPN (2N3904, BC547, etc.) para cada dois contatos da chave, ligações ao emissor (lado mais negativo) e ao coletor (lado mais positivo), de acordo com suas medições de tensões nas chaves.  Polarize as bases dos transistores com resistores de 100K ligados por outra chave ao VCC.  Deve funcionar.
« Última modificação: 17 de Julho de 2017, as 19:02:23 por Adiel » Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #17 : 17 de Julho de 2017, as 19:00:02 »

Será que ela aguenta as pisadas?!?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #18 : 17 de Julho de 2017, as 19:02:35 »

Como acionamento alternativo a um acionamento eletromecânico como uma chave, podemos pensar, embora mais caros e complexos, em acionamentos por ultrassom ou infravermelho. Um emissor emite ondas ultrassônicas ou raios infravermelhos e com o pé sobre o sensor, este último capta a reflexão e comuta o flip-flop que controla os relés ou chaves analógicas de estado sólido.

Não tem nada radioativo ou com capacitor de fluxo? Desculpa, xerife, não aguentei...

Falando sério, acham que chavear só um lado do circuito com um setor da 2pdt (deixando o outro para o LED) é mesmo algo tão ruim? MXR faz assim há tanto tempo... Penso que tem uma neura muito grande com relação ao "true by pass". Pessoalmente, nunca notei diferença (mas reconheço que meus ouvidos não são a oitava maravilha do mundo).

Quanto às alternativas construtivas sem dependência de acionamento eletrônico, tem muito pedal comercial que usa chaves pequeninas "disfarçadas" com "botões de metal".  Sansamp, por exemplo (porque se eu disser "Behringer" vão dizer que é solução vagabunda). Considerando que há chavinhas "táteis" com trava, baratas e de durabilidade comprovada (no tocante ao número de acionamentos, não à resistência mecânica), o sistema fica bem legal (se bem projetado, para que a força da pisada seja suportada pela carcaça do pedal, não pela chave).




Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #19 : 17 de Julho de 2017, as 19:07:07 »

Partindo do que disse o Finck, pode-se usar a solução da Blearghinger e da Zoom, da borrachinha e chave táctil.  Essa chave do link não vai suportar por muito tempo, pois o fundo dela é de plástico, apenas encaixado.  Tenho algumas dessas aqui.
Registrado

RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #20 : 17 de Julho de 2017, as 19:09:45 »


Depende da pisada, depende do pisante! rs

Falando sério agora, acredito que sim. Essas chaves são apenas contatos separados por uma mola, e não é necessário uma imensa pisada para acionar, um "tapinha" com o pé já aciona elas.

Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #21 : 17 de Julho de 2017, as 19:14:40 »

Pois é, meus pezinhos são meio destrutivos...   Cheesy

Falando sério, se for para ele mesmo usar, tudo bem.  Para venda, pode dar problema.
Registrado

RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #22 : 17 de Julho de 2017, as 19:28:21 »

Nunca testei push buttons com trava/retenção. Existem.

https://www.eletropecas.com/Produto/interruptor-push-button-com-retencao-pbs-12a
(Salvo engano a bitola do furo deste aí é 10mm então brocas mais comuns dão conta, mas é longa a chave e isso pode ser uma limitação).

A vantagem é dispensar circuitos adicionais. Chaveia um relé a ele, e voilà. No máximo um divisor de potencial pra ajustar os 9v à tensão da bobina (pessoalmente não achei relé 9V).



***

Essa questão da venda é válida, como não faço com esse intuito sequer dei consideração ao assunto.

No caso de chaveamento do sinal via relé isso pode ser um ponto positivo junto ao comprador. Sou suspeito por ser entusiasta do relé, mas me parece mais silencioso.

Já o botão, pode cair bem uma recomendação. "Acionamento suave".

Mas não dá pra negar que o consumidor de pedais é bastante conservador, ou avesso a inovações locais ao menos (se os gringos começarem a usar, aí adotam). Isso pode ser um "contra" mesmo. É complicado.


Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #23 : 17 de Julho de 2017, as 19:55:21 »


Depende da pisada, depende do pisante! rs


Quero ver no meio do show o caboclo da guitarra conter a emoção...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #24 : 17 de Julho de 2017, as 20:58:28 »


Quero ver no meio do show o caboclo da guitarra conter a emoção...
Esse é meu medo. Esse tipo de coisa não pode falhar...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #25 : 18 de Julho de 2017, as 09:28:58 »

Tente um transistor NPN (2N3904, BC547, etc.) para cada dois contatos da chave, ligações ao emissor (lado mais negativo) e ao coletor (lado mais positivo), de acordo com suas medições de tensões nas chaves.  Polarize as bases dos transistores com resistores de 100K ligados por outra chave ao VCC.  Deve funcionar.

Obrigado pela explicação, Adiel. Encontrei alguns artigos falando sobre transistores como chave eletronica, porém fiquei na duvida de como implementar isso numa chave simples de 2 terminais, visto que há uma trilha comum aos dois comandos. Vou dar uma verificada, aproveitar que agora comprei uma protoboard simples, vai facilitar para fazer os testes ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #26 : 18 de Julho de 2017, as 09:51:02 »

Partindo do que disse o Finck, pode-se usar a solução da Blearghinger e da Zoom, da borrachinha e chave táctil. 

Lembrando que tem umas chaves que são parecidas com as táteis, mas são um pouco maiores e com trava (o que dispensaria o uso de flip flop). São para soldar em placa, então creio que o risco do fundo dela ser ejetado diminui (a chave vai estar encostada na placa). Claro que é conveniente que a própria placa esteja apoiada numa superfície, ou a própria placa poderia fletir (pensei apoiar no chassis do pedal  usando um pedaço de borracha firme para isolar e amortecer).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #27 : 18 de Julho de 2017, as 18:44:58 »

Estou pra montar uma coisinha aqui usando esses push buttons estilo fliperama.

Vai levar um tempo pra aferir a durabilidade, mas volto pra avisar caso dê algum problema.

Espero que dê certo porque o acionamento no que botei outro dia achei realmente bom, leve ao toque pra acionar. Tocando sentado é a oitava maravilha. Resta submeter a condições adversas de uso. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #28 : 18 de Julho de 2017, as 20:28:23 »

Só dando uma opinião, pelo tanto de "toques delicados" que eu já vi a molecada dando nesses botões de fliperama, acho que eles aguentam pisadas sim Cheesy
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #29 : 18 de Julho de 2017, as 23:04:08 »

Eu ainda tenho minhas dúvidas com relação àquele do link.  Botões de fliperama são, geralmente, bem mais resistentes:



Fonte: <https://www.youtube.com/watch?v=13XFqc5ndZs>. Acesso em: 18 jul. 2017.
Registrado

Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal