Duvidas de iniciante

Started by Shido, 15 de August de 2010, as 15:13:05

Previous topic - Next topic

darkislanio

Colaborador
Electronic Mess
Teria como mostrar alguma foto da montagem? Assim fica mais fácil identificar o problema.
AI = data laundering

Paulo Shure

Handmaker
O limão é uma laranja de mau humor.

Não perca seu tempo, conquiste-o.

darkislanio

Colaborador
Electronic Mess
Não parece ter nada errado na montagem. Então deve ser algum componente defeituoso. Sobre o diodo, você tem certeza que é um 1n 4148? Pois uma vez fui comprar alguns e o vendedor me passou diodos zener no lugar. E como a marcação é pequena e a aparência é quase igual, é muito fácil confundir. pra ter certeza se é esse o problema, tenta com um diodo diferente, como o 1n4007, ou um led.

-----

Não parece ter nada errado na montagem. Então deve ser algum componente defeituoso. Sobre o diodo, você tem certeza que é um 1n 4148? Pois uma vez fui comprar alguns e o vendedor me passou diodos zener no lugar. E como a marcação é pequena e a aparência é quase igual, é muito fácil confundir. pra ter certeza se é esse o problema, tenta com um diodo diferente, como o 1n4007, ou um led.
AI = data laundering

plautz

Guest
Quote from: Paulo Shure on 28 de March de 2015, as 13:50:20
Saudaçoes:

Fiz um minifuzz..( na verdade umas 6 tentativas)..e todos deram o mesmo problema...
nao da o efeito ficou como um pedal de volume...alguma dica ????

Usou o darlington indicado (BC517)?

Pelo que falou (ficou parecendo pedal de volume) me parece ser o transistor errado.

Comparando os datasheets, verificamos que o ganho do BC547 é entre 110 e 800, enquanto que o do BC517 é de no mínimo 30.000.

Se puder meça o hfe do transistor usado. Se der qualquer coisa menor que 2000 (sendo bonzinho), é porque o transistor é o errado (pode ser falsificado). Para medir hfe tem multímetro que faz isso.

darkislanio

Colaborador
Electronic Mess
Acho difícil ser o caso, Plautz, já que uma vez, quando eu estava começando a me meter em eletrônica, ao montar o minifuzz, não achei o bc517 e usei bc547 achando que dava na mesma  )>|. Não funcionou como pedal de volume, mas ficou com uma distorção horrível, parecida com um fuzzface muito mal polarizado.

Mas mesmo se for esse caso, é possível fazê-lo distorcer usando um resistor de resistência maior no lugar do de 10 k ohms. Pode-se colocar um trimpot de 220k ou 470k no lugar para tentar encontrar o valor correto. Se não tiver trimpots, use um resistor de 100k que pode ficar bom(no caso de ser um bc547 ou similar)
AI = data laundering

Paulo Shure

Handmaker
O limão é uma laranja de mau humor.
Saudaçoes a todos:

Caso resolvido.....comprei em outra loja componentes....de primeira......na verdade na ultima montagem inverti a energia ficou como volume...mudei os fios funcionando perfeitamente.
Não perca seu tempo, conquiste-o.