Problema proco Rat la rata tonepad

Started by Faski, 15 de July de 2017, as 09:57:43

Previous topic - Next topic

raphaelCoelho

Colaborador
Resolveu o problema do rat? Eu fiz um alguns anos atrás, usei o lm308 e o 2n5457, e ficou perfeito, o volume era um controle expressivo, ele tinha muito mais volume que meu sd-1.
Utilizei o projeto do tonepad exatamente como está no site, sem nenhum mod.
É um ótimo pedal.
Grande abraço, Raphael!

Faski

Guest
Quote from: raphaelCoelho on 18 de July de 2017, as 15:23:11
Resolveu o problema do rat? Eu fiz um alguns anos atrás, usei o lm308 e o 2n5457, e ficou perfeito, o volume era um controle expressivo, ele tinha muito mais volume que meu sd-1.
Utilizei o projeto do tonepad exatamente como está no site, sem nenhum mod.
É um ótimo pedal.

Ainda não, comprei o transistor e estou aguardando chegar, pode me dizer se as tensões que postei do lm308n estão corretas ou tem algo errado?

Testei ele novamente com o transistor atual e continua o mesmo problema volume mais baixo que o over drive e oscilando o volume dependendo da palhetada e da força em que se toca agora notei que com o ganho na metade ja acontece isso, so deixando o ganho entre 2 e 3 ele não faz isso.
É tipo efeito de Limiter de programa vst quando a saída fica alta e o Limiter começa abaixar pra não deixar subir o som.
Descartei a hipótese dos potenciômetros, pois não faz sentido só oscilar no ganho o volume, sendo que nem e o no potenciômetro de volume que isso ocorre, seria valido se o ganho ficasse alternando, mas não é o que está ocorrendo

raphaelCoelho

Colaborador
Putz, não tenho mais este pedal, usei ele por uns anos e negociei ele com um amigo que não mora mais aqui...
Grande abraço, Raphael!

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Faski, o problema deve estar na polarização das portas + e - do operacional.  Ele parece estar trabalhando como um comparador.  Verifique as tensões nos pinos do LM308 e poste para nós, para podermos tentar solucionar o problema.  Não há como adivinhar o defeito sem fazer alguns testes.

Faski

Guest
Quote from: Adiel on 18 de July de 2017, as 22:58:43
Faski, o problema deve estar na polarização das portas + e - do operacional.  Ele parece estar trabalhando como um comparador.  Verifique as tensões nos pinos do LM308 e poste para nós, para podermos tentar solucionar o problema.  Não há como adivinhar o defeito sem fazer alguns testes.

Eu ja tinha postado no início, mas vamos lá

lm308n

Fonte em 9,74v

1 -  8.92
2 - 4,80
3 - 2,30
4 - 0
8 - 4,84
7 - 9,72
6 - 4.81
5 - 0

Vb - 4,30

Fet mpf102
d - 9,71
s - 3,23
g - 0

hauf

*
Iniciante
...o que sabemos é uma gota,...
Faski, no rat que eu montei, eu tive problemas de volume também, e estava relacionado com o capacitor de 30pf nos pinos 1 e 8 do CI e ao fet(usei bf245), além de algumas soldas frias.
Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel

Adiel

DIY Freak
Veja/ouça como está o sinal no gate do FET.  Assim você vai saber se o problema está no integrado ou no buffer de saída, de ganho unitário.

Paulo Shure

Handmaker
O limão é uma laranja de mau humor.
Saudações: já montei alguns rats da tonepad e nunca tive problemas.
Não perca seu tempo, conquiste-o.

Faski

Guest
Quote from: hauf on 19 de July de 2017, as 10:00:19
Faski, no rat que eu montei, eu tive problemas de volume também, e estava relacionado com o capacitor de 30pf nos pinos 1 e 8 do CI e ao fet(usei bf245), além de algumas soldas frias.

30pf eu não achei na loja, mas achei em uma sucata e utilizei, vou testar sem ele pra ver, o que houve com seu Bf245? eu tenho esse também

Adiel

DIY Freak

hauf

*
Iniciante
...o que sabemos é uma gota,...
Faski, infelizmente não me lembro o que havia de errado com ele, faz muito tempo, já o capacitor estava bem fora da tolerância(usei novos), no fim foi um de sucata que me salvou.
Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel

Faski

Guest
Tornei a mexer, retirei o Jfet e soldei direto a saída no gate, o timbre estranho ao aumentar o ganho permaneceu, soldei o saída no lugar do 4,7uf que fica no pino 6 do CI, o som estranho permaneceu, só me resta a conclusão que o CI está com defeito, estranho porque é novo e não sucata, retirei o soquete soldei direto e nada, mesma coisa, ate danifiquei uma das trilhas depois disso, acho que se mesmo se eu comprar outro terei que fazer uns jumpers nas trilhas do soquete. retirei o 30pf e nada a mesma coisa.

Adiel

DIY Freak
Sugiro usar um soquete, se seu soldador for muito potente.  Já montei vários Rats, e todos funcionaram de primeira, é um circuito pouco crítico.

Faski

Guest
chegou o transistor instalei e a mesma coisa.

Estou achando a tensão no pino 3 do ci meio baixa, não sei se está normal 2v, então mudei o 1m pra 56k pra ter 4v no pino 3 eis que melhorou o problema, o pedal soa melhor agora sem falhar e sem o barulho de sintetizado quando retirado o cabo da guitarra, provavelmente é um problema com o LM308 ou algo atrás dele, mas essa gambiarra resolveu o problema, obrigado a todos,

Adiel

DIY Freak