Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 04:22:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Indicador de Nivel de Bateria  (Lida 11134 vezes)
bertoleti
Visitante
« : 18 de Agosto de 2010, as 15:01:32 »

Opa...
alguem ai conhece algum circuito pra fazer um indicador de nivel de bateria 9v???  ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


se alguem tiver e puder compartilhar.....


Obrigado!!!
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #1 : 18 de Agosto de 2010, as 15:42:37 »

Em algum lugar nos meus alfarrábios eu tenho um que indica quando a bateria atinge uma carga abaixo de um determinado valor (não lembro o valor ao certo).

Funciona assim:

Enquanto a bateria estiver com a carga normal (valor normal = voltagem igual ou acima do valor que não lembro qual é Tongue), o led fica apagado (até porque se ficasse aceso, seria responsável pelo consumo da bateria). Quando a carga da bateria atinge o valor especificado, o led acende.

Vou dar uma procurada e quando achar posto aqui. O que posso dizer é que o circuito é simples: dois transistores, led, um diodo e resistores (pelo que lembro).

Abraços.
Registrado
igoraraujo
Visitante
« Responder #2 : 18 de Agosto de 2010, as 15:48:54 »

Não gosto muito desses circuitos que mostram nível... prefiria as Duracell que era só pressioná-las  Cheesy
É como instalar uma balança de uma tonelada em um caminhão, pra fiscalizar o peso dele hehe

Uma idéia legal, é ter um botão de "check", o circuito vai estar lá, mas você só vai alimentá-lo momentaneamente pra saber o nível da bateria...
Assim ele não consome o tempo todo  Grin
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #3 : 18 de Agosto de 2010, as 16:02:56 »

Um circuito assim é simples:

Um LM3914, 10 leds, mais umas peças de apoio (resistores, capacitores, etc, regulando-se o circuito para que com a bateria nova acenda todos os leds (ou apenas o 10º, o CI pode mostrar em barra ou em ponto, sendo que em barra [todos acesos] consome mais), com ela zerada (abaixo de 6,5V, por exemplo) mostre só o 1º led e assim por diante.

Também devo ter isso em algum lugar lá em casa. Depois eu coloco tudo aqui. (Se achar)

Abraços.

P.S.: Igor, em relação ao primeiro circuito que falei, sobre o consumo, não faria diferença no final não, pois o consumo do circuito, se bem me lembro, é da ordem de µA (isso mesmo, pico-ampéres).
Registrado
igoraraujo
Visitante
« Responder #4 : 18 de Agosto de 2010, as 16:11:27 »

P.S.: Igor, em relação ao primeiro circuito que falei, sobre o consumo, não faria diferença no final não, pois o consumo do circuito, se bem me lembro, é da ordem de µA (isso mesmo, pico-ampéres).
uA ou pA?
Se for 0,000000000001 A, vale a pena sim... mas dá pra escolher o valor "critico", ou seja, quando o led vai acender???
Registrado
bertoleti
Visitante
« Responder #5 : 18 de Agosto de 2010, as 16:46:49 »

Um circuito assim é simples:

Um LM3914, 10 leds, mais umas peças de apoio (resistores, capacitores, etc, regulando-se o circuito para que com a bateria nova acenda todos os leds (ou apenas o 10º, o CI pode mostrar em barra ou em ponto, sendo que em barra [todos acesos] consome mais), com ela zerada (abaixo de 6,5V, por exemplo) mostre só o 1º led e assim por diante.



Plautz, se vc achar esse circuito, é bem isso que eu procuro mesmo...

no caso eu usaria uns 3, 4 leds no maximo, só pra saber se está cheia, mais ou menos, ou se ja passou da hora de trocar!!!  hehehe


Obrigado... fico no aguardo de alguma novidade!!!

Mensagem Mesclada
Uma coisa que eu acabei d pensar...
não sei se é possivel...


se usar um led bicolor??

quando a bateria está cheia, led verde... quando está fraca, led vermelho...

uma forma de economizar espaço...  rs

por onde eu vou utilizar esse indicador de baterias.. é um espaço realmente apertado   xD
« Última modificação: 18 de Agosto de 2010, as 16:54:23 por bertoleti » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #6 : 18 de Agosto de 2010, as 17:05:59 »

P.S.: Igor, em relação ao primeiro circuito que falei, sobre o consumo, não faria diferença no final não, pois o consumo do circuito, se bem me lembro, é da ordem de µA (isso mesmo, pico-ampéres).
uA ou pA?
Se for 0,000000000001 A, vale a pena sim... mas dá pra escolher o valor "critico", ou seja, quando o led vai acender???

Ooopppppsssss....

É picoAmpér mesmo, não µA.

Abraços.

...Uma coisa que eu acabei d pensar...
não sei se é possivel...

se usar um led bicolor??

quando a bateria está cheia, led verde... quando está fraca, led vermelho...

uma forma de economizar espaço...  rs

por onde eu vou utilizar esse indicador de baterias.. é um espaço realmente apertado   xD

Só de ter o led aceso já é um ladrão de preciosos mA da bateria.

Vou pra casa e vejo isso pra vocês.

Abraços.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2010, as 17:07:51 por Plautz » Registrado
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #7 : 18 de Agosto de 2010, as 22:59:58 »


Realmente interessante, esse circuito ...um led vermelho acendendo somente com bateria fraca seria legal!
« Última modificação: 18 de Agosto de 2010, as 23:02:17 por xandaum » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #8 : 19 de Agosto de 2010, as 06:24:53 »

Pronto, pronto, pronto.

Em anexo.

Abraços.
Registrado
bertoleti
Visitante
« Responder #9 : 19 de Agosto de 2010, as 09:18:34 »

Plautz, para usar um led bicolor e fazer aquilo que eu falei, de ficar verde enquanto esta com bateria cheia, e vermelho quando esta fraca, nesse seu esquema nao daria ne???

ou daria??? ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) dai esse led indicador de baterias, ja seria t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) o led que indica que o aparelho esta ligado...

seriam 2 coelhos com uma pedrada!!!


Obrigadoo!!!!!
Registrado
pinho
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 47

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #10 : 19 de Agosto de 2010, as 09:43:00 »

olá. poxa, muito bacana esse esqueminha, simples e muito útil. dá até para adaptar em um contrabaixo ativo. indicando a hora da substituição da bateria. para não ficar na mão...rs... eu estou tentando conseguir algo como um indicador de voltagem vu analógico para colocar no meu pedalboard... assim que conseguir eu posto aqui...
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #11 : 19 de Agosto de 2010, as 11:31:10 »

Plautz, para usar um led bicolor e fazer aquilo que eu falei, de ficar verde enquanto esta com bateria cheia, e vermelho quando esta fraca, nesse seu esquema nao daria ne???

ou daria??? ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) dai esse led indicador de baterias, ja seria t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) o led que indica que o aparelho esta ligado...

seriam 2 coelhos com uma pedrada!!!

Obrigadoo!!!!!

Talvez, mas com isso o consumo aumentará.

O que vou dizer é sem respaldo de testes.

Repare que o Catodo do Led está ligado ao coletor do 2º BC548 via resistor de 330R. Assim, ele só acende quando o transistor chavear.

Imaginemos que, com um led bicolor, esse led ligado ao 2º BC548 é o vermelho (cor normalmente usada em pedais).

Para ter o outro led ligado quando a bateria começar a arriar, liga-se o segundo catodo do led bicolor (do led verde) no GND mesmo via outro resistor de 330R.

Assim, em teoria, o funcionamento seria desta forma (imaginando que a bateria seja nova): ao ligar apenas o led vermelho acende. Quando a tensão da bateria for pra vala, o led verde se liga e, como o vermelho está ligado, temos a cor laranja apresentada.

Mas atenção: para isso que falei é preciso que o led seja com anodo comum (positivo no centro). Aqui no Rio não achei deles pra vender.

Não vejo maneira de desligar um led e acender outro.

Agora é montar na protoboard e testar.
Registrado
bertoleti
Visitante
« Responder #12 : 19 de Agosto de 2010, as 11:40:15 »

Exatamente... rs
passei a manha toda testando alternativas para desligar um e ligar outro...

alias em um programinha leve e facil, que simula muito bem..
chama Crocodile Physics...

e soh conseguir simular isso que voce falou mesmo...

a minha unica duvida era se nao teria problema em ligar os dois simultaneamente...
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #13 : 19 de Agosto de 2010, as 12:40:40 »

Valeu Plautz!
bacana pra caramba isso dai
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
plautz
Visitante
« Responder #14 : 19 de Agosto de 2010, as 13:35:29 »

Exatamente... rs
passei a manha toda testando alternativas para desligar um e ligar outro...

alias em um programinha leve e facil, que simula muito bem..
chama Crocodile Physics...

e soh conseguir simular isso que voce falou mesmo...

a minha unica duvida era se nao teria problema em ligar os dois simultaneamente...

Vou ver qual é a desse programa ai. Já ouvi falar dele, mas não cheguei a testá-lo.

Não há problema em ligar os dois dies do led bicolor ao mesmo tempo. Aliás, ele na realidade é tricolor: verde, vermelho e laranja (quando os dois acendem junto), mas já vi também azul com verde, amarelo com azul, etc.

Abraços.

Valeu Plautz!
bacana pra caramba isso dai

Obrigado.

De repente quando chegar em casa faço um layout já com led bicolor.

Abraços.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal