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Autor Tópico: Chegou meu novo transformador de audio! Problemas com o Giannini TSB  (Lida 12549 vezes)
casacunha
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« Responder #15 : 16 de Agosto de 2017, as 11:12:00 »

Xande, ja trocou os eletroliticos da placa do préamplificador?
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« Responder #16 : 16 de Agosto de 2017, as 12:17:11 »

Olá.

Meça a corrente de catodo de cada uma das válvulas de saída.

-----
Mais uma dica : esse amplificador é realimentado. Experimente fazer o teste de fase da realimentação: com o resistor de 22k que vai do secundário do transformador de saída aos potenciômetros de presença e médios desligado, verifique se o volume diminui quando o resistor é religado.

Se isso não acontecer, troque os fios que vão às placas das 6L6 entre si.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2017, as 19:36:07 por A.Sim » Registrado

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- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
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« Responder #17 : 16 de Agosto de 2017, as 22:45:59 »

Há uma diferença visível entre a tensão de polarização de V5 e V6 uma está com 49v e outra com 50v. Isso pode significar uma válvula com características diferentes da outra.

Também acho estranho que essas tensões estejam nesses valores. Talvez 42v fosse o esperado. À menos que você tenha ajustado a tensão de polarização baseado em medidas da corrente quiescente das 5881.

Um teste que você deve fazer: desligue o resistor de realimentação negativa do power (Um resistor de 22k que de um lado é ligado no secundário do OT e do outro vai até o controle de presença. Verifique se sem essa ligação os estouros continuam.

 Smiley

Então Matec e A.sim

Retirei o fio do secundário de 2 Ohm e liguei-o direto nas terminações que vão aos potenciômetros de presença e médio, retirando o resistor de 22K do circuito, mas a distorção continuou a mesma, infelizmente.




-----
Olá.

Meça a corrente de catodo de cada uma das válvulas de saída.

Como poderia fazer essas medições?


-----
Mais uma dica : esse amplificador é realimentado. Experimente fazer o teste de fase da realimentação: com o resistor de 22k que vai do secundário do transformador de saída aos potenciômetros de presença e médios desligado, verifique se o volume diminui quando o resistor é religado.

Se isso não acontecer, troque os fios que vão às placas das 6L6 entre si.

Troquei de posição os fios das placas das 5881 e aí que o TSB roncou como um trovão de verdade.  Shocked

-----
Xande, ja trocou os eletroliticos da placa do préamplificador?

Olá Casacunha

Troquei apenas um deles, mas não sanou de fato o problema.
Seguimos investigando.

Um forte abraço

Xandeguarah
« Última modificação: 16 de Agosto de 2017, as 23:10:04 por xandeguarah » Registrado

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« Responder #18 : 16 de Agosto de 2017, as 23:18:32 »

Xande... O capacitor do catodo do primeiro triodo é mesmo 200uF 64V?!?
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« Responder #19 : 17 de Agosto de 2017, as 13:22:10 »

Olá.

Meça a corrente de catodo de cada uma das válvulas de saída.

Como poderia fazer essas medições?

Com resistores de 10 ohms ligados entre os catodos e o terra e depois medir a tensão sobre eles.
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« Responder #20 : 19 de Agosto de 2017, as 01:03:44 »

Citar
Com resistores de 10 ohms ligados entre os catodos e o terra e depois medir a tensão sobre eles.

Que estranho!! não eram resistores de 1 ohm ligados entre os catodos e a terra??
Porque essa mudança para 10 ohms??
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« Responder #21 : 19 de Agosto de 2017, as 08:52:34 »

Que estranho!! não eram resistores de 1 ohm ligados entre os catodos e a terra??
Porque essa mudança para 10 ohms??

Com resistores de 10 ohms, você amplia o valor da medição e praticamente não faz diferença para o funcionamento do amplificador se usar 1 ou 10 ohms.

Se medir 0,653 V no resistor de 10 ohms, a corrente seria de 65,3mA. A mesma corrente num resistor de 1 ohm mediria 0,065 V. Ou seja dependendo do seu multímetro (principalmente analógicos), pode ter menos dígitos medidos.

O importante é que os resistores usados em cada válvula sejam de valor o mais próximo possível um do outro pra poder saber se as correntes estão balanceadas (iguais). O valor correto da medição vai depender do valor correto das resistências (se não usar resistores de precisão de 1%, pelo menos selecionar os resistores normais de 5% com o ohmímetro, pra que sejam mais perto do valor nominal de 10 ohms, o que é mais fácil do que selecionar resistores de 1 ohm).
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« Responder #22 : 20 de Agosto de 2017, as 22:42:21 »

Xande... O capacitor do catodo do primeiro triodo é mesmo 200uF 64V?!?

Olá Kem

A tua pergunta me fez averiguar essa parte do circuito e me deparei com isso:
https://s2.postimg.cc/z6wqu98bd/tsb1.jpg


Essa ligação do input até o pino 2 da V1 foge muito do esquema original?

Esse capacitor "22nK" seria o correspondente ao 0.022uF, correto?
Isso poderia contribuir com o defeito o problema que enfrento?

Um forte abraço

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« Responder #23 : 21 de Agosto de 2017, as 00:10:19 »

Não acho que esse filtro passa altas na entrada cause esse problema.
Mas você pode tentar algumas coisas.
Primeiro, baixar o valor desse capacitor de 200uF. Tenta um de 10uF, por exemplo... Ou até menos.
Quanto ao capacitor de 22nF, acho que 10nF seria um valor mais adequado se for usar o amplificador para guitarra.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2017, as 00:13:18 por kem » Registrado

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« Responder #24 : 21 de Agosto de 2017, as 18:29:10 »

Duff,

Você está mais perdido do que cego no meio de tiroteio. Enquanto você não conseguir isolar o estágio problemático vais ficar levando tiro por tudo que é lado e se perguntando de pode ser isso ou aquilo. Na verdade "pode ser" tudo.

Você tem gerador de audio ou, pelo menos, um simples injetor de audio ?

Consiga um, mesmo do tipo mais simples possivel (onda quadrada serve) e proceda da seguinte forma:

(ACOMPANHE O TEXTO JUNTO COM O ESQUEMA DO TS1 FORNECIDO PELO Matec EM OUTRO POST)

1. Retire V1 e V2 mantendo apenas as válvulas de potencia (V4/V5) e a inversora de fase (V3);

2. Ligue o alto-falante e NÃO ligue nada nas entradas do amplificador;

3. Desligue o fio que sai do cursor do potenciometro de agudos e, através do capacitor de 22n (que segue
para o pino 2 de V3) ligue o gerador/injetor de audio. O "terra" do gerador ligue no chassis. Use uma
frequencia bem audivel, entre 500Hz e 1kHz. Cuidado com uma tensão de audiofrequencia muito alta, seus
ouvidos e/ou alto-falante podem reclamar !!! Lembre-se que entre o gerador e a entrada de V3 NÃO tem
controle de volume !!!

4. Se tudo estiver OK o problema está localizado nos estágios anteriores e não no estagio inversor de fase;

5. Mantenha V3, não se esquecendo de religar o cursor do potenciometro de agudos, e agora instale V2.

6. Desligue o jumper que interliga o pino 1 com o pino 7 de V2 e  ***ATRAVÉS DE UM CAPACITOR DE
    APROXIMADAMENTE 22n*** ligue o gerador/injetor de audio no pino 7 de V2 conforme descrito em (3). Se
    tudo estiver OK o estágio seguidor de cátodo/tone stack estará operando normalmente e o problema está nos
    estágios precedentes;

7. Desligue o fio proveniente da junção do resistor de 220k com o de 1M e repita exatamente o descrito acima
    mas agora ligando o gerador no pino 2 de V2, que é o segundo estágio de amplificação de tensão, usando
    sempre o capacitor de 22n entre a saida do gerador e o pino 2;

8. Se tudo estiver OK, o segundo estágio de amplificação de tensão está operando normalmente e o problema só pode estar
    localizado em torno de V1.

Para checar o equilibrio estático do estágio de potencia você pode fazer um teste simples mas delicado. Por
esse motivo vou escrever o procedimento em letras maiúsculas:

1. PROCEDA COMO NO ITEM (2) ACIMA;

2. ZERE O POTENCIOMETRO DE VOLUME;

3. LIGUE UM MULTIMETRO NA ESCALA DE 10...30V (TENSÃO CONTINUA) COM O TERMINAL POSITIVO NO PINO
   3 (PLACA) DE V4  E O TERMINAL NEGATIVO NO PINO 3 (PLACA) DE V5. FAÇA ESSA LIGAÇÃO COM O
   AMPLIFICADOR DESLIGADO. É FUNDAMENTAL USAR GARRAS DE JACARÉ NAS PONTAS DOS FIOS DO
   MULTIMETRO !!!!;

4. LIGUE O AMPLIFICADOR E VERIFIQUE A LEITURA DE TENSÃO NO MULTIMETRO. SE O ESTAGIO ESTIVER
    PERFEITAMENTE EQUILBRADO A LEITURA SERÁ 0V (ZERO VOLTS). CERTAMENTE SEU MULTIMETRO TEM
    POLARIDADE AUTOMÁTICA, ENTÃO SE APARECER, DIGAMOS, -4V (MENOS 4 VOLTS), INVERTA AS LIGAÇÕES
    DOS FIOS DO MULTIMETRO NOS PINOS 3 (PLACAS).

5. O TRANSFORMADOR DE SAIDA TEM PRIMÁRIO PERFEITAMENTE EQUILIBRADO. ASSIM, SE AS VÁLVULAS DE
    POTENCIA ESTIVEREM RAZOAVELMENTE BEM CASADAS E TEREM O MESMO TEMPO DE USO, A LEITURA DE
    TENSÃO SERÁ BEM PROXIMA DE ZERO VOLTS.

Cuidado para não levar uma descarga braba e só faça esse procedimento se estiver seguro.

O estagio de potencia do seu TS, de acordo com as medições que você realizou, está operando bem dentro
dos padrões. A tensão de Bias ideal para esse estágio equipado com 6L6-GC/5881,  se situa entre -48...-52V.

Guilherme


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« Responder #25 : 22 de Agosto de 2017, as 11:26:39 »

Guilherme

Acho que essa afirmação de que os transformadores de saída tem o primário perfeitamente equilibrado não se encaixa nos velhos GIANNINI por que já desmontei transformador de um Thunder Sound que não estava assim.Simplesmete foram enrolando espira sobre espira e pronto! Ao menos tinha isolação com papel camada por camada  Cheesy
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« Responder #26 : 25 de Setembro de 2017, as 19:35:06 »

Olá amigos

Minha saudação especial e pedido de desculpas minha ausência ao Guilherme que me passou todo o passo-a-passo acima.

Na verdade muitos desvios de atenção pela familia e profissão, além de um pequeno "percalço" com o meu gerador de sinais.
Tive a tentação de utilizá-lo em um dos soquetes com a valvula 3 ligada e aí foram os transistores para o balaio.
Bom, vida que segue e com meu gerador de onda quadrada tocado por um par de BC548B voltou a funcionar. Vamos lá.

Seguindo o procedimento ditado pelo Guilherme percebi que está tudo ok até V1.
Na V2 eu só percebi que o som ficou bem mais alto e distorceu um pouquinho. Imagino que por causa do sinal amplificado sem controle de volume, neste caso.
E fica alto mesmo!  Huh?

Então fiz o teste do equilíbrio estático.
Com as polarizações indicadas obtive a tensão de -0,24 V. Desliguei o amplificador e inverti as polaridades.
Deixei uns 8 minutos ligado desta forma. O valor variou bastante até estabilizar em 0,15 Volts. Chegou a picos de 0,26 - 0,27 volts, e depois mais tarde a 0,47 - 0,48 volts. Imagino que pela variação de tensão fornecida pela empresa estatal, não?

A partir daí não consegui ainda saber o que exatamente está acontecendo.

O que eu poderia fazer para cessar esse ruído distorcido nas notas graves e esse zumbido quando atolo o potenciômetro de agudos?  Cry

Agradeço a ajuda e paciência de todos.

Um forte abraço

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« Responder #27 : 25 de Setembro de 2017, as 20:45:49 »

Então fiz o teste do equilíbrio estático.
Com as polarizações indicadas obtive a tensão de -0,24 V. Desliguei o amplificador e inverti as polaridades.
Deixei uns 8 minutos ligado desta forma. O valor variou bastante até estabilizar em 0,15 Volts. Chegou a picos de 0,26 - 0,27 volts, e depois mais tarde a 0,47 - 0,48 volts. Imagino que pela variação de tensão fornecida pela empresa estatal, não?

Não, é mais pelo tempo que demora a estabilização das correntes nas válvulas de saída. Essa diferença de tensão é explicada (assumindo que as resistências das duas metades do primário do transformador de saída são iguais) pela diferença de correntes nas válvulas de saída, com a mesma tensão de bias (negativa), ou seja as válvulas não são perfeitamente casadas, mas dependendo da resistências dos enrolamentos, a diferença de "matching" pode ser aceitável.

Acho que você vai precisar de um osciloscópio pra "enxergar" o que acontece com o sinal, nas diversas etapas do amplificador.
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« Responder #28 : 25 de Setembro de 2017, as 22:17:39 »


Acho que você vai precisar de um osciloscópio pra "enxergar" o que acontece com o sinal, nas diversas etapas do amplificador.

Ihh, você não vem pra Itajaí por estes dias?  Wink
Não sei como vou conseguir um osciloscópio por aqui. Eis um grande investimento que já me passou pela cabeça fazer.
De fato não sei com quem poderia emprestar um.
Enfim, alguma alternativa?

-----
A estas alturas já fico pensando se pode ser os soquetes de baquelite, os fios velhos e possivelmente ressecados do tempo de uso, ou potenciometros que necessitam troca.
Um amplificador com esta idade (1968) pode apresentar qualquer um desses defeitos.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2017, as 06:38:16 por xandeguarah » Registrado

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« Responder #29 : 26 de Setembro de 2017, as 07:31:16 »

É não tenho uma previsão de quando eu irei pra lá.  Mas pra mim é impraticável eu levar um osciloscópio.

O jeito é você partir pra força bruta mesmo. Você informou que já trocou alguns capacitores naquele estágio que você acha que começa o ruído.  O negócio é trocar o que ainda não foi trocado, começando pelos resistores daquela etapa, fiação, capacitores ainda não trocados, as peças que são mais baratas. Refaça as soldas (ou melhor retire as soldas velhas de 50 anos e use solda nova) em tudo que puder, pois pode ser uma solda fria, rachada, causando mau contato.  Se não der certo, aí parta pra trocar os potenciômetros, soquetes, etc.

Pra perceber se o som está distorcido ou não, sem osciloscópio e na base do ouvido, talvez seja melhor usar um sinal limpo sem distorção, que seria um sinal senoidal. O sinal que o seu gerador de sinal produz é meio que quadrado, ou seja já tem distorção e é estridente para os ouvidos.  Se precisar eu lhe envio por email um programinha de computador pra você tirar um sinal da placa de som (mas precisa tomar cuidado pra não queimar a saída de som do computador, já que você queimou o seu gerador de sinal). 
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