Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 05:42:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sans-amp GT-2 DI-mod  (Lida 4052 vezes)
Ederluli
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 59

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 8


« : 08 de Maio de 2018, as 16:55:51 »

Olá Doutores,

Estou finalizando a montagem de um GT-2 clone que há muito tempo (mais de 10 anos) estou planejando, estou montando ele para dar um gás no meu som visto que não pretendo investir muito num amplificador (posso estar muito enganado por optar desta forma, mas por enquanto é o que posso bancar), e pretendo incluir uma saída balanceada nele para adicionar a ele a função de DI-Box.

Em alguns estudos que fiz encontrei várias formas de proceder com esta adaptação e gostaria de saber se alguém já possui experiência com este tipo de coisa.

Das opções que encontrei a que achei mais interessante é a utilização de um OP-amp de duplo canal (ex. TL072) para gerar os sinais hot e cold da saída balanceada, mas nesta opção me ficou a dúvida em relação à impedância de saída para a conexão direta na mesa. Se alguém souber me informar melhor como funciona essa parte para que eu possa pensar em algo eu agradeço.

Outra opção, talvez bem mais simples que a anterior, seria colocar um transformador isolador (desses próprios de DI-box) para fazer a conversão do sinal, mas tenho dúvida se a inclusão desta carga na saída do pedal prejudicaria o sinal de saída e portanto talvez fosse necessário a inclusão de um buffer para isolar o primário do transformador da saída de linha que vai para o amp.

Enfim, conto com o apoio desta ilustríssima equipe de gênios e curiosos para poder finalizar este projeto. Estou tirando fotos das etapas do projeto para depois fazer um compilado delas para poder publicar posteriormente, mas por enquanto tenho publicado apenas algumas fotos em minha pagina do Instagram.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 08 de Maio de 2018, as 22:11:08 »

Benvindo ao Fórum.

Eu não me incluo entre os doutores aqui do fórum, muito menos ao grupo de gênios, mas como curioso posso dizer que saídas feitas com CIs (o TL072 por exemplo) servem perfeitamente para enviar o sinal balanceado para uma mesa. A utilização de transformadores também é uma opção, só que como você citou, é possível que precise da inclusão de um Buffer para manter a qualidade do sinal.

Então, como conclusão, você está indo no caminho certo.

 Legal!
Registrado
Ederluli
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 59

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 8


« Responder #2 : 09 de Maio de 2018, as 14:37:41 »

Bom dia Pessoal,

Obrigado pelo feedback MatecLegal!

Se houver mais alguém acompanhando o processo, estou compartilhando aqui o circuito que fiz para balancear o sinal de saída. Ainda tenho que colocar alguns capacitores e diodos para proteger o circuito visto que futuramente pretendo alimentar o pedal via Phantom Power.

Imagem do esquema elétrico
https://drive.google.com/file/d/1XCQg4mW07J-XdZJD0lC2_xfqdP6B09M8/view?usp=sharing

Imagem do layout da PCB até então (fiz com componentes SMD para reduzir espaço pois pretendo usar estes mesmo circuito em outros projetos de efeitos de voz)
https://drive.google.com/file/d/1bPd9UvIi5KR5p5P4szvxnagMKNGzQj1D/view?usp=sharing

Ainda quero mudar muito esse layout pois pretendo soldar a placa diretamente no conector XLR para otimização de espaço, redução de ruídos e robustez mecânica. Mas esta etapa ficará mais para o final do mês quando eu tiver mais tempo...

Se alguém já conhecer o "caminho das pedras" para a alimentação via Phantom Power peço ajuda para saber onde devo começar meus estudos, já li algumas normas sobre o assunto mas quase tudo muito subjetivo...
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #3 : 09 de Maio de 2018, as 19:03:23 »

Infelizmente seu esquema já contém erros e por enquanto a saída balanceada estaria inoperante. No máximo, a saída hot funciona. Reveja o esquema e refaça o layout.

 Smiley
Registrado
Ederluli
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 59

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 8


« Responder #4 : 21 de Junho de 2018, as 06:26:18 »

Update equipe!

Peguei férias no trabalho e consegui dar um gás no projeto, estarei montando ele este fim de semana para testes.

À princípio o circuito do "balanceador" usará phantom power para se alimentar por isso há apenas 4 conexões na placa, sendo que o GND será comum ao pino 1 do XLR.

Segue link dos PDFs em escala do layout. as trilhas vermelhas são pelo lado superior da placa e as azuis o lado inferior. Todas as imagens estão em perspectiva superior da placa, após os testes eu ajusto para transferência e publico.

Depois de testado vou atualizar o esquema com os valores dos resistores que usei para fazer um divisor de tensão (pode ser que precise alterar alguma coisa ainda).

https://drive.google.com/drive/folders/1bOXoQbVx1thcEo1kmYO-_OjebtDt1v-c?usp=sharing
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal