Handmades

Fórum Geral => Eletrônica => : Chuck October 20, 2008, 04:13:39 PM

: Porque não funciona?
: Chuck October 20, 2008, 04:13:39 PM
Pessoal, vou dizer algo que me ocorreu, eu testei e não funcionou, mas não consegui inventae uma explicação lógica para isso, pois eu tinha certeza de que funcionaria.

É o seguinte, eu tenho uma chácara, com uma casa onde chagam dois fios, ambos são fase (110V)..
110 + 110V = 220V, essa é a voltagem que chega lá na casa..
Bom, eu precisava ligar uma furadeira (110V) lá, e não queria puxar um novo fio láaa da rua até a furadeira para que ela funcionase em 110V, eu puxaria no caso, o neutro..

Idéia..!
Se o neutro lá da rua é um terra, que tal cravar uma haste no chão, próxima à área de trabalho, ligar um fio nela, e então usá-la como neutro, isto é, na furadeira eu ligaria uma perna do fio que vem da rua (110V), e o terra improvisado alí perto, 0V... e eu teria a diferença de potencial necessária para que a furadeira funcionase...

Enfim, a furadeira não deu sinal de vida, mesmo que eu medindo com o multimetro, marcase os 110V necessários...

Pessoal, porque não funciona?
Seria apenas porque eu precisaria de mais hastes aterrando o neutro, para que meu sistema tivesse capacidade necessária para absorver a amperagem passante? ou não funciona apenas pq não funciona?

Alguém consegue me explicar isso?
grato!
: Re:Porque não funciona?
: Chuck October 20, 2008, 04:15:30 PM
E o legal é que se isso desse certo, não precisariamos mais de um fio grosso indo do poste até a casa, eu faria meu próprio neutro alí no local...
PAra casas onde o poste fica a 10M da caixa de distribuição, ok, sai barato, porém, em chácaras, onde o poste fica a 100metros da caixa.. a economia é da ordem dos 300 reais..
: Re:Porque não funciona?
: Chuck October 20, 2008, 04:37:24 PM
(http://www.handmades.com.br/components/com_joomlaboard/uploaded/images/Neutro.JPG)
: Re:Porque não funciona?
: Chuck October 20, 2008, 04:40:11 PM
Ta acima a idéia dos dois sistemas de neutro.. o comum, mais acima, e o que eu \\"inventei\\"...
Vlw gente, aguardo as mirabolantes respostas..
: Re:Porque não funciona?
: online loans October 20, 2008, 04:48:11 PM
Mclasta,

Eu não entendo muito de eletricidade, mas imagino que, se existe o neutro (e ele vem de algum lugar) logo não dá pra fazer essa \\"maracutaia\\" ai.
Mal comparando, (mas mal comparando MESMO), seria o mesmo que, em uma fonte simetrica (+15V, 0V, -15V), arrancar o fio de 0V e querer ter os +15V na saída (e se usar os dois fios de +15 e -15, adivinha: terá 30V, ou 220, como no seu caso).
Eu falei que era uma comparação péssima, mas é o que posso pensar sem viajar na maionese.
Se fosse mole assim (arrancar o fio do neutro e ter os 110V junto com algo \\"no chão\\") imagina a economia que as companhias de eletricidade teriam (além de ter mais maracutaia...)
Suponho que o fato de não funcionar seja porque você retirou o referencial da fase dos 110V. Você ainda tem a DDP entre a fase e sua haste no chão, mas como não tem o referencial (neutro) da rede elétrica, simplesmante não rola.
Mas isso é o que EU acho.

Deixemos nossos eletricistas de plantão opinarem.

Forte abraço.
: Re:Porque não funciona?
: xkquajbk October 20, 2008, 05:32:56 PM
Resistencia de terra muito elevada.

dependendo do terreno, da umidade do mesmo, e do tamanho do eletrodo, pode chegar a mais de 500 ohms. para funcionar, sem perdas, a resistencia de aterramemto deveria ser 0 (zero) ohms, imposivel de ser conseguida.

Em radio difusão a menor resistencia que consegui foi de 8 Ohms, com mais de 200m de cabo de cobre,  20 hastes de aço cobreada de 3m cada uma, e uma semana para enterrar tudo isso.

Quanto a economizar um perna de fio, o molho sai muito mais caro que o peixe, fora a perda de energia eletrica e que a companhia cobra.

Postagem editada por: alnicolas, a: 20/10/2008 18:34
: Re:Porque não funciona?
: Chuck October 20, 2008, 06:06:01 PM
Mas isso significa que de meu aterramento tivesse um bom nível de baixa resistência, funcionaria?

Claro, que se a necessidade demandar tanta haste, não fica viável, minha idéia seria mesmo uma única haste...

Agora, já ouvi dizerem que o aterramento do neutro das companias de eletricidade, aqueles feito nos postes... são ruins... pq o deles funcionam mesmo ruins.. afinal, tenho certeza de que eles não gastam 20 hastes e nem 200mts de cabo de cobre...
vlw!


alnicolas escrito:
Resistencia de terra muito elevada.

dependendo do terreno, da umidade do mesmo, e do tamanho do eletrodo, pode chegar a mais de 500 ohms. para funcionar, sem perdas, a resistencia de aterramemto deveria ser 0 (zero) ohms, imposivel de ser conseguida.

Em radio difusão a menor resistencia que consegui foi de 8 Ohms, com mais de 200m de cabo de cobre,  20 hastes de aço cobreada de 3m cada uma, e uma semana para enterrar tudo isso.

Quanto a economizar um perna de fio, o molho sai muito mais caro que o peixe, fora a perda de energia eletrica e que a companhia cobra.<br><br>Postagem editada por: alnicolas, a: 20/10/2008 18:34
: Re:Porque não funciona?
: xkquajbk October 20, 2008, 06:32:09 PM
Realmete a salvação das companhia é o fio neutro, quanto à resistencia de aterramento para rede eletrica 15 ohms já está satisfatorio.

Em rede eletrica fica o aviso : Tolerancia ZERO com as gambiarras.
: Re:Porque não funciona?
: Guillermo_Bain October 20, 2008, 07:29:45 PM
A companhia, no caso de uma ligação de 220V fornece 2F + 1N que são ligados a medidor e a partir dai que é criado o terra independente seguindo para residência 2F + 1N + T, portanto para fechar o circuito teria que \\"puxar\\" 1F + N para conseguir o 110V, se pegar 1F + T não vai fechar o circuito.
: Re:Porque não funciona?
: ToopPeemo October 22, 2008, 09:28:07 PM
isso ocorre pois a corrente que chega pelo posto é corrente alternada, ou seja, em um pino da tomada fica passando de neutro para positivo 60x por segundo
isso ajuda a mandar a energia para lugares mais distantes
o neutro da rua NÃO é um terra. se fosse terra ele simplesmente seria chamdo de terra
pode não parecer, mas ele possui energia sim
o terra ao qual vc se refere é uma segurança para casos de raios ou altas descargas da rede, o qual é direcionado para o solo para evitar que os aparelhos sejam danificados
para explicar isso de uma maneira melhor procure um eletricista formado, de preferencia engenheiro eletrico
eu sou somente um estudante de engenharia mecatronica

e fica o mesmo aviso que ja foi dado pelo Alnicolas: Tolerancia ZERO com as gambiarras.(em redes eletricas)
eu mesmo ja fui eletrocutado varias vezes e quase morri por gambiarras mal feitas na minha casa
: Re:Porque não funciona?
: asBuippielvekib2b October 25, 2008, 09:39:20 AM
o neutro da compania é reitado transformador
o secundario é ligado em estrela, do ponto central dessa estrela é retirado a referencia 0
e esse neutro é aterado somente por segurança com resistencia por volta de 10 ohms (nao lembro o valor exato) pois o fio neutro é roubado com frequencia

na minha opniao o neutro nao deveria ser usado pois qualquer mal contato nele vai gerar uma oscilaçao de tensao terrivel para seus equipamentos
: Re:Porque não funciona?
: xkquajbk October 25, 2008, 10:40:11 AM
Fio neutro,  por ter essa designação, na maior parte das \\"estalasoes letricas\\" (instalações eletricas ) ele é feito com fios muitos finos pois os \\"letrisista\\" falam que por ser o \\"terra ou \\"negativo\\" (no nosso caso o NEUTRO) pode ser feito com qualquer tipo de fio. Maus contatos, variações de tensão, não tem aparelho eletrico que suporte tanto desaforo, queima frequentes de lampadas......

Pela normas  da ABNT (Associação Brasileira de Normas Tecnicas ), em instalações residenciais, o fio neutro deve ser de bitola igual ao das fases das entrada do consumidor. Tambem indica a cor do mesmo, que deve ser azul claro,  O fio terra, deverá ser feito na casa ou predio um sistema de aterramento, com resistencia minima de 15 ohms, e a cor do fio é verde com uma lista amarela ( o tradicional brasileirinho ) Os fios NEUTRO e TERRA correm separados pela instalação da casa, O terra serve somente para descarregar qualquer tensão de fuga de aparelhos eletricos em geral (aquele pino redondo que vem nas tomadas de aparelhos americanos e que a primeira coisa que fazemos é o cortar ,aproveitamos tambem para pôr uma corda no pescoço)
Vai mexer na rede eletrica da casa ?
Sabe como fazer ?   Não !!!

Contrate um Eletricista (fuja do letrisista estalador)http://www.handmades.com.br/components/com_joomlaboard/emoticons/devil.png
: Re:Porque não funciona?
: gonoprexpoorpn1 October 25, 2008, 12:34:10 PM
O circuito tem que ser fechado, certo? Entao, a corrente tem que vir do poste, passar pela fase, pela furadeira, por terra, e depois subir de volta pro poste pelo neutro dele. Entao tem que colocar em serie no circuito a resistencia elétrica entre o seu aterramento e o aterramento do poste. Essa resistencia deve ser grande pacas, por isso nao funciona.

O terra serve mais como uma referencia de potencial mais baixo. Se for escapar alguma corrente pra algum lugar, escapa pro terra.

Sei lá.
Flw.
: Re:Porque não funciona?
: plowlilky October 25, 2008, 12:41:48 PM
Estranho. Eu já ligue uma lâmpada assim e acendeu, nunca tentei ligar um motor...
: Re:Porque não funciona?
: asBuippielvekib2z October 26, 2008, 01:07:02 AM
Bem, meu professor de DHP,(Desenvolvimento Humano e Prof.) me disse que funciona, ligando os fio no chão, mas ele também me disse que tem que ser uma barra de no min. 2 metro aterrada no chão, esse professor meu trabalhou uma porrada de anos fazendo instalações elétricas.
Outra coisa que ele me explicou, essa mania que nós temos de simplesmente encaixar um fio no outro quando se faz uma junção, e ele usou o exemplo do neutro, o cara puxa um fio do fase e prende mal no neutro, ta errado pois a mesma corrente que passa no fase, passa no neutro, outra coisa seria o gasto elevado de energia que se tem, imagina, vamos dizer que numa peça tem 5 tomadas e todas  na base da \\"gambiarra\\", a cada junção mal feita se tem aproximadamente uma resistência de 0.1R, calcula a corrente que isso \\"come\\", quando tu ve tu gasta um absurdo de energia só por causa das \\"gambiarras\\" que os \\"letrecistas\\" fazem....(imagina uma gambiarra dessa no chuveiro).
Outra coisa essa energia que fica passando pelo neutro é bom que logo sejá descarregada, então se tu for reparar a cada 3 postes (+ ou -) tem uma barra de ferro onde eles descarregam o neutro.
Abraços!
: Re:Porque não funciona?
: Chuck November 27, 2008, 06:23:53 PM
Pois é gente, olha só a lógica...
Fio carrega elétron, elétron quantidade de elétron / tempo = corrente
uma corrente só se movimente se ouver motivo, motivo = DDP (diferença de pontencial) entre um ponto e outro...
Quando eu ligo um fio que sai do poste com tensão de 120V, ele não tem corrente enquanto não há DDP... por ex.. se eu estiver isolado e segurando nesse fio descascado, não tomo choque, pois eu também estarei a 120V..
quando eu tiro meu isolante, e piso no chão.. estando suado... o elétron se interessa em passar por mim devido à lei universal da natureza = equilíbrio.
Quando eu enfio uma haste de cobre no chão, ele tem 0V..
Quando eu ligo um equipamento, como uma lâmpada, entre o fio de 120V e o aterramento, os 120V querem empurrar elétron pro chão...
Um fator chamado resistencia impede esse fluxo da forma que pode... mas existe o outro percentual... essa sobre é a quantidade de elétron que vai circular alí....
Elétron circulando = lampada acendendo...

Eu ainda acho que só não funcionou porque o aterramento não éra adequado... imagino que com uma haste de cobre de 2,10m, que é a haste padrão do mercado, a minha furadeira funcionaria...

penso, e sugiro para quem quiser fazer ciência, que faça o seguinte...

Experiência:
Materiais:
Um fio ligado na fase do poste (120V);
Uma haste de aterramento (2,10M);
Um fio para liga na haste de aterramento;
Uma lâmpada incandescente de 100W;
Um soquete para lâmpada incandescente;
Uma marreta;
Um local (chão) para cravar a haste;
Um Medidor de luminosidade;

Execução:
1 - Faça marcações na barra de cobre de 10 em 10cm (caneta CD)
2 - Ligue uma perna da lâmpada no fio ligado à fase (120V)
3 - Ligue a outra perna da lâmpada no fio terra
4 - Posicione a lâmpada de forma a ser medida pelo sensor de lumens
5 - ligue o fio à haste de cobre (conector)
6 - enterre apenas uns 10 cm da haste no chão (marretada)
7 - meça a quantidade de lumens emitidos
8 - prossiga enterrando 10cm a cada medida do sensor de lumens

Explicação:
A idéia é comprovar, ou não, que a resistência do terra influi na capacidade de fluir corrente no sistema.
Penso que será medido um aumento da luminosidade a cada 10cm enterrados..
No caso de ter um terrômetro, seria interessante ir medindo a resistência do terra a cada aumento de luminosidade, para se ter uma relação.. tipo.. para um equipamento que necessite de alta circulação de corrente, como um chuveiro, eu teria que ter uim terra com quanta resistência máxima?

Fica a sugestão aí gente..
EU acho que funciona ainda..
abraço!
: Re:Porque não funciona?
: Unicuourn January 19, 2009, 06:52:18 PM
Ola, li o topico e achei interesante a questão.
Tirando o fato de ser 220V que nunca trabalhei essa tenção pq aqui n região não é comum.
Bom um fiu positivo de 110V ligado a terra tecnicamente poderia gerar uma corrente elétrica(lembrando que corrente elétrica so é gerada em um percurço fechado entre o (+)e o (-)).
1ºCorrente Alternada,que é a do poste ela alterna entre os polos(+ e -) mudando o positivo e o negativo de pocição sempre,por ex:se invertermos a posição da tomada da televisão tecnicamente estamos invertendo o positivo e o negativo e mesmo assim ela funciona ,ao contrario da corrente Continua que mantem os mesmos polos sempre como pilhas e baterias e fontes,se invertemos a polaridade de nossos pedais eles funcionariam???NÂO!!
Voltando,vc pegaria uma positivo de corrente alernada e colocaria junto a um terra com uma resistencia qualquer(pode ser uma lampada) ela funcionaria falhando e fraca pois na inverção de polaridades fica com 2 negativos e nos sabemos que 2 negativos não geram corrente,mas essa inverção e muito rapida 50Mh se não me engano e logo fica com uma positivo e um negativo.
No caso de um motor ou algo que nescessite de mais tensão(v) e conrrente(A) não seria possivel.
Acredito que seja esse o motivo,e espero ter me expressado bem.até logo