Autor Tópico: Tutorial Dr. Boogie  (Lida 104191 vezes)

aropayDax

  • Newbie
  • *
    • Ver Perfil
Re:Tutorial Dr. Boogie
« Responder #45 Online: Abril 01, 2007, 10:44:20 pm »
w4rl0ck escrito:
Citar
Victor:

Cara eu só não monto um agora por que minha semana de provas começa agora, e não tenho tempo algum para se quer pensar em algo do tipo.

Mesmo assim sempre que posso leio la o forum do aron.
Vi la que vc queria fazer um buffer na saida. Acho desnecessário, e digo, se eu fizesse o pedal hoje eu faria a mudança do tonestack por um fator de 10 tirando a necessidade de uma impedância alta na saída.
Eu estava com um problema parecido com esse no pedal valvulado que estou fazendo.
Ele tinha um controle de tone que substitui por um eq de 3 bandas e a saída era de 1M tbm. Conversando com o pedrone ele disse para usar um resistor de 1M pra saida do eq e um pot de 100k. Caso essa opção não funcione vou fazer tbm o escalonamento do tonestack.


Cara, o escalonamento do componentes parece fazer algum sentido, mas ainda tô receoso em fazê-lo, por mudar um pouco o comportamento original do tone-stack...... com o esquema original se perde um pouco em freqüências agudas quando em conjunto com outros pedais, mas o Boogey tem elas de sobra, é só compensar um pouco...... eu simulei uma config semelhante no TSC e deu nisso, mas vai saber como irá ficar aos ouvidos.....

O Pushtone do Diystompboxes fez uma comparação dos dois Boogeys (Buck e gm), só tô esperando o Basicaudio fazer o dele, acho que ele tá a fim de fazer o escalonamento, então teremos impressões mais completas........ enquanto isso vamos acompanhar heheh

Declan_Barrs

  • Newbie
  • *
  • http://www.elephate.pl/oferta/pozycjonowanie-stron/ - PozycjonowaniE
    • Ver Perfil
Re:Tutorial Dr. Boogie
« Responder #46 Online: Abril 14, 2007, 05:06:39 pm »
E aí VItor, nada ainda de testar o novo layout? Estão chegando meus j201 que encomendei semana que vem, e to doido pra fazer esse Dr. Boogie.

Cara, desculpe a ignorância, mas qual o problema com o layout antigo? Tu acha que vale mais a pena fazer o antigo ou arriscar o novo de vez? Abraços

aropayDax

  • Newbie
  • *
    • Ver Perfil
Re:Tutorial Dr. Boogie
« Responder #47 Online: Abril 14, 2007, 11:30:34 pm »
Laerte....

Acabei meu 2° Boogey há 2 horas, do layout novo, e te digo uma coisa.... vale a pena esse novo layout....... :evil:

Não pude testar ainda a volumes altos, mas o novo tone-stack está respondendo muito bem..... consegui deixar o pedal com um nível bem baixo de ruídos mesmo com o ganho em 8 e os controles de tom no máximo. Fenomenal! hehehehe

Vou colocar umas fotos aqui das crianças, lado a lado..... qualquer coisa, dêem um grito.....

O link pro layout novo, já em pdf e dimensionado corretamente, é esse:

http://www.gaussmarkov.net/layouts/drboo/project.pdf

aropayDax

  • Newbie
  • *
    • Ver Perfil
Re:Tutorial Dr. Boogie
« Responder #48 Online: Abril 14, 2007, 11:46:53 pm »
gaussmarkov Boogey:

 

aropayDax

  • Newbie
  • *
    • Ver Perfil
Re:Tutorial Dr. Boogie
« Responder #49 Online: Abril 14, 2007, 11:48:46 pm »
gaussmarkov Boogey (à direita) e Bucksears Boogey (à esquerda):

 

aropayDax

  • Newbie
  • *
    • Ver Perfil
Re:Tutorial Dr. Boogie
« Responder #50 Online: Abril 15, 2007, 12:09:29 am »
Algumas considerações:

Sobre ambos os layouts: o fato de ter sido desenvolvido em conjunto um novo layout era porque o layout de buck apresentava alguns erros quanto ao posicionamento de trilhas, fios e componentes a fim de minimizar o ruído causado por interferências de todo o tipo. O layout do gm abordou a técnica de star-grounding, isolando cada estágio e levando o seu ponto de ground ao terra com menor incidência de interferências possível. A disposição dos potenciômetros e trilhas de sinal também foram alteradas a fim de minimizar a passagem de fios/trilhas de percursos posteriores por percursos anteriores, pra evitar realimentação de sinal e possível ruídos e interferências.

Hpuve também uma discussão em torno da alta impedância de saída, causada pelo pot. de volume, tonestack e presence, em conjunto, e isso causava perda de freqüências mais agudas qdo era usado com outros pedais.......... então o tone-stack inteiro, vol, e presence foram redimensionados (reduzido em escala 10x), pra ajustar a impedância...... simulando no TSC os valores sugeridos no esquema novo, pode-se notar que a curva de resposta de freqüência é semelhante......

Outras coisas: acrescentei uma chave semelhante à chave Raw/Vintage/Modern nos Rectifiers....... ela seleciona capacitores de fonte do 1º FET...... o Modern seleciona um de 10uF, o Raw = 0,33uF e o Vintage é em bypass...... ficou legalzinho, apesar de não mudar muito do modo Raw pro Modern, mas eu vou testar isso ainda......

Postagem editada por: Victor, a: 15/04/2007 09:05

aropayDax

  • Newbie
  • *
    • Ver Perfil
Re:Tutorial Dr. Boogie
« Responder #51 Online: Abril 15, 2007, 12:17:49 am »
Aquela história de setar a tensão de dreno dos 4 primeiros FETs à metade da tensão da fonte não é regra a se seguir....... o negócio é vc ir mexendo nos trimpots e ouvindo as mudanças...... lembre-se que quanto menor for a resistência resultante no dreno, menor será o ganho do pedal, e a interação  de ganho do 1º estágio com o potenciômetro irá mudar tb, dependendo do valor de pot de ganho que vc usou....... eu usei um de 220kA pro gm Boogey, e 500kA pro Buck Boogey........ 1M, na minha opinião, é desperdício.....

Declan_Barrs

  • Newbie
  • *
  • http://www.elephate.pl/oferta/pozycjonowanie-stron/ - PozycjonowaniE
    • Ver Perfil
Re:Tutorial Dr. Boogie
« Responder #52 Online: Abril 15, 2007, 08:16:55 pm »
Grande victor. Boa cara, agora vai, vou fazer com o layout novo mesmo. Valeu rapa, espero em breve colocar minhas impressões sobre essa maravilha, hehhhe Abração

aropayDax

  • Newbie
  • *
    • Ver Perfil
Re:Tutorial Dr. Boogie
« Responder #53 Online: Abril 16, 2007, 08:16:17 pm »
Hm, vou fazer uma modificação na chave Raw/Vintage/Modern.... vamos ver como fica..... :evil: :evil: :evil:

Declan_Barrs

  • Newbie
  • *
  • http://www.elephate.pl/oferta/pozycjonowanie-stron/ - PozycjonowaniE
    • Ver Perfil
Re:Tutorial Dr. Boogie
« Responder #54 Online: Abril 16, 2007, 08:58:13 pm »
Opa, chegaram meus j201 hoje, to mais faceiro que guri que comeu carreteiro.

  Agora vai meu dR. bOOGIE, Depois me fala melhor dessa adaptação aí e pra que ela serve, cara, to doido pra ver o bichinho funcionando e fazer meus amigos se corroerem de inveja. hehhehhe

aropayDax

  • Newbie
  • *
    • Ver Perfil
Re:Tutorial Dr. Boogie
« Responder #55 Online: Abril 16, 2007, 11:18:09 pm »
Cara, a chave Raw/Vintage/Modern troca entre valores de capacitores da fonte do 1º FET. É só pegar uma chave de alavanca, que nem essa da foto do meu pedal, três posições (on-off-on), 6 terminais, soldar os dois fios referentes ao cap de source no meio e soldar caps da tua escolha pras extremidades, cuidando sempre o caminho percorrido pelo sinal qdo vc coloca a chave..... eu usei de começo um cap de 0,33uF pro Raw e um de 10uF pro Modern, no Vintage ficava em bypass (diminuía o ganho um pouco)

Mas agora resolvi colocar um cap de 22uF pro Modern e um de 1uF pro Raw. E mudei o resistor de fonte também, pra 3,9k. E ainda adicionei um resistor de 2,7k no Modern, então:

Vintage: Rsource = 3,9k , C = zero (bypass)
Raw:      Rsource = 3,9k , C = 1uF
Modern: Rsource = 3,9k//2,7k = 1,46k , C = 22uF

:evil: :evil: :evil:

Declan_Barrs

  • Newbie
  • *
  • http://www.elephate.pl/oferta/pozycjonowanie-stron/ - PozycjonowaniE
    • Ver Perfil
Re:Tutorial Dr. Boogie
« Responder #56 Online: Abril 16, 2007, 11:25:47 pm »
Hi cara, entendi finalmente, mas velho, essas modificação da chave, na tua opinião, realmente vale a pena?porque já me apaixonei pelo som do pedal sem elas mesmo, portanto, só vou colocá-la se valer a pena, até porque terei que correr atrás dessa chave de três posições.  

  E quanto ao trimpot,foi um normal mesmo né? não foi multivoltas?

  E o resto dos componentes, tirando os j201 que já consegui, tudo tranquilo?

   Então, tirando a chave, no layout do gasmanov, a unica alteração que tu fez foi botar um pot de 220k para o volume?

  Valeu brother, essa vou ficar te devendo mesmo. Abraços

aropayDax

  • Newbie
  • *
    • Ver Perfil
Re:Tutorial Dr. Boogie
« Responder #57 Online: Abril 17, 2007, 12:20:40 pm »
Cara, essa modificação da chave fica legal, mas quem vai decidir isso é você. E só uma uma chave DPDT de alavanca três posições on-off-on resolve a parada..... você acha uma dessas em qualquer eletrônica, é barbada.

Eu não usei trimpot multivoltas, mas se você tiver a oportunidade de usá-los, faça-o. O ajuste naturalmente vai ficar mais preciso.

E o pot. de 220k é o de ganho, não o de volume. E gasmanov = gaussmarkov, certo? hehehe :P

Ah, estou usando um MPF102G no Q1..... mas pode colocar um J201 ali, como consta no pdf, tranqüilo...... eu estou explorando as possiblidades tonais do pedal, e testando uns FETs no Q1....... com o J201 você terá mais ganho, mais ruído, e um timbre mais \\"fechado\\", acredito eu...... mas convém testar ..... falou!

Declan_Barrs

  • Newbie
  • *
  • http://www.elephate.pl/oferta/pozycjonowanie-stron/ - PozycjonowaniE
    • Ver Perfil
Re:Tutorial Dr. Boogie
« Responder #58 Online: Abril 23, 2007, 01:23:28 pm »
I cara, gasmanov, gaussmarkov, popokelvis, é tudo a mesma coisa, tudo é nome de vódka.  heheheh

Mas cara, perde muito do ganho botando o mpf102 ao invés do j201 no primeiro transistor, ou a diferença é pouca e compensa pela diminuição do ruído? Abraços

aropayDax

  • Newbie
  • *
    • Ver Perfil
Re:Tutorial Dr. Boogie
« Responder #59 Online: Abril 23, 2007, 01:58:10 pm »
Cara, acabei deixando o J201 no Q1, no final das contas. O MPF102 deixa o som mais claro, e o J201 é mais \\"Mesa-Boogieich\\", som um pouco mais fechado, com um pouco mais de ganho. Pra controlar os ruídos, feedbacks indesejáveis e outros, deixei a tensão de dreno dos Q2, Q3 e Q4 próximos de 13V, numa fonte de 18V. Isso reduz o valor do resistor de dreno, que influi no ganho diretamente. Diminui o valor do resistor de dreno, diminui a impedância de saída, aumenta a tensão de dreno, diminui o ganho do estágio. Sacou?

A tensão de dreno do Q1 ficou próxima de 9V, assim o resistor de dreno fica maior e tem-se mais ganho nesse estágio. Em conjunto com um pot. de 220k de ganho que utilizei na minha montagem, o ganho ficou mais controlável. Vou tentar explicar melhor:

Note que o pot. de ganho é apenas uma resistência variável em paralelo com o resistor de dreno do 1º estágio. Logo, o ganho do primeiro estágio é determinado por essa associação do pot. de ganho com o R de dreno do Q1. Quanto mais tu aumentar o pot. de ganho, menor será a influência dele na impedância de saída, logo esse valor será mais alto e o ganho também será alto. À medida que você mexe no pot. de ganho, abaixando o ganho, você terá uma impedância de saída equivalente mais baixa, logo o ganho será mais baixo. Aliado a isso tudo, eu quis deixar os ganhos dos estágios subseqüentes mais baixos pra que a principal influência/mudança no ganho geral/total do pedal seja causado pelo 1º estágio, que interage com o pot. de ganho! Esse era um dos problemas do 1º Boogey (podia ser resolvido com o layout antigo tranquilamente), que era de não ter opções de ganho mais baixos, só aquele excesso......

Então, pra resumir/recapitular/finalizar:

Caso queira maior controle no ganho do Boogey faça isso:

- Mexa nos trimpots dos Q2, Q3 e Q4 pra ficarem com uma tensão de dreno eq. a 60 a 75% da tensão da fonte que você vai usar.
- A tensão de dreno do Q1 pode ficar nos 50%, pra permitir maior interação do pot. de ganho na impedância de saída desse estágio, e pra ser o estágio de maior ganho do pedal.
- Caso julge necessário, use um MPF102, mas eu usei e preferi o J201 no Q1 mesmo.

Eu fiz isso no meu, e consigo deixar o ganho no máximo, com guita perto do amp e esse em vol. alto e não tem ruídos ou hums.....

Ah, outra coisa, recomendo alimentar esse pedal com 18V. Mesmo! :evil: :evil: