Autor Tópico: Porque não funciona?  (Lida 5242 vezes)

Chuck

  • Newbie
  • *
    • Ver Perfil
Re:Porque não funciona?
« Responder #15 Online: Novembro 27, 2008, 06:23:53 pm »
Pois é gente, olha só a lógica...
Fio carrega elétron, elétron quantidade de elétron / tempo = corrente
uma corrente só se movimente se ouver motivo, motivo = DDP (diferença de pontencial) entre um ponto e outro...
Quando eu ligo um fio que sai do poste com tensão de 120V, ele não tem corrente enquanto não há DDP... por ex.. se eu estiver isolado e segurando nesse fio descascado, não tomo choque, pois eu também estarei a 120V..
quando eu tiro meu isolante, e piso no chão.. estando suado... o elétron se interessa em passar por mim devido à lei universal da natureza = equilíbrio.
Quando eu enfio uma haste de cobre no chão, ele tem 0V..
Quando eu ligo um equipamento, como uma lâmpada, entre o fio de 120V e o aterramento, os 120V querem empurrar elétron pro chão...
Um fator chamado resistencia impede esse fluxo da forma que pode... mas existe o outro percentual... essa sobre é a quantidade de elétron que vai circular alí....
Elétron circulando = lampada acendendo...

Eu ainda acho que só não funcionou porque o aterramento não éra adequado... imagino que com uma haste de cobre de 2,10m, que é a haste padrão do mercado, a minha furadeira funcionaria...

penso, e sugiro para quem quiser fazer ciência, que faça o seguinte...

Experiência:
Materiais:
Um fio ligado na fase do poste (120V);
Uma haste de aterramento (2,10M);
Um fio para liga na haste de aterramento;
Uma lâmpada incandescente de 100W;
Um soquete para lâmpada incandescente;
Uma marreta;
Um local (chão) para cravar a haste;
Um Medidor de luminosidade;

Execução:
1 - Faça marcações na barra de cobre de 10 em 10cm (caneta CD)
2 - Ligue uma perna da lâmpada no fio ligado à fase (120V)
3 - Ligue a outra perna da lâmpada no fio terra
4 - Posicione a lâmpada de forma a ser medida pelo sensor de lumens
5 - ligue o fio à haste de cobre (conector)
6 - enterre apenas uns 10 cm da haste no chão (marretada)
7 - meça a quantidade de lumens emitidos
8 - prossiga enterrando 10cm a cada medida do sensor de lumens

Explicação:
A idéia é comprovar, ou não, que a resistência do terra influi na capacidade de fluir corrente no sistema.
Penso que será medido um aumento da luminosidade a cada 10cm enterrados..
No caso de ter um terrômetro, seria interessante ir medindo a resistência do terra a cada aumento de luminosidade, para se ter uma relação.. tipo.. para um equipamento que necessite de alta circulação de corrente, como um chuveiro, eu teria que ter uim terra com quanta resistência máxima?

Fica a sugestão aí gente..
EU acho que funciona ainda..
abraço!

Unicuourn

  • Newbie
  • *
  • [url=http://androidfiles.limonmobile.ru/belo-call-dialer-fotozvonok-dlja-android.html]belo call dialer ôîòîçâîíîê äëÿ àíäðîèä[/url]
    • Ver Perfil
Re:Porque não funciona?
« Responder #16 Online: Janeiro 19, 2009, 06:52:18 pm »
Ola, li o topico e achei interesante a questão.
Tirando o fato de ser 220V que nunca trabalhei essa tenção pq aqui n região não é comum.
Bom um fiu positivo de 110V ligado a terra tecnicamente poderia gerar uma corrente elétrica(lembrando que corrente elétrica so é gerada em um percurço fechado entre o (+)e o (-)).
1ºCorrente Alternada,que é a do poste ela alterna entre os polos(+ e -) mudando o positivo e o negativo de pocição sempre,por ex:se invertermos a posição da tomada da televisão tecnicamente estamos invertendo o positivo e o negativo e mesmo assim ela funciona ,ao contrario da corrente Continua que mantem os mesmos polos sempre como pilhas e baterias e fontes,se invertemos a polaridade de nossos pedais eles funcionariam???NÂO!!
Voltando,vc pegaria uma positivo de corrente alernada e colocaria junto a um terra com uma resistencia qualquer(pode ser uma lampada) ela funcionaria falhando e fraca pois na inverção de polaridades fica com 2 negativos e nos sabemos que 2 negativos não geram corrente,mas essa inverção e muito rapida 50Mh se não me engano e logo fica com uma positivo e um negativo.
No caso de um motor ou algo que nescessite de mais tensão(v) e conrrente(A) não seria possivel.
Acredito que seja esse o motivo,e espero ter me expressado bem.até logo