Autor Tópico: 2 válvulas de power no lugar de 4!  (Lida 5860 vezes)

hxyzolppy

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
2 válvulas de power no lugar de 4!
« Online: Fevereiro 02, 2009, 10:37:20 am »
Olá pessoal, recentemente adquiri 2 amplis, um Tremendão 3 e um Duovox 150G e ambos estão funcionando precisando apenas de poucas revisões e estão sem as válvulas de power.

Eu disponho no momento de apenas um par de EL34 EH e estou querendo botar pelo menos um dos amps pra usar enquanto não adquiro um quarteto de válvulas de power.

Andei pesquisando sobre usar apenas 2 na seção de power e pelo que vi \\"basta\\" trocar a impedância de saída ( na saída original de 4 ohms usar caixa com 8 ohms ou na de 8 ohms usar 16 ohms).

Vi também que muita gente usa EL34 nesses amplis precisando apenas regular o Bias pois o trafo de saída aguenta.

Minha dúvida é:

1-Está correto isso de usar apenas 2 válvulas na potência como citei acima?

2-Isso danifica algo a curto prazo como válvula e/ou transformador de saída?

Espero a colaboração de vocês, muito obrigado.

hxyzolppy

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
Re:2 válvulas de power no lugar de 4!
« Responder #1 Online: Fevereiro 03, 2009, 09:42:45 am »
Alguém?:)

plowlilky

• Newbie
  • *
  • [url=http://www.bootsforcanada.info]Ugg[/url]
    • Ver Perfil
« Responder #2 Online: Fevereiro 03, 2009, 06:37:10 pm »
Sim, dá pra usar, olhe no esquema e vc vai ver que são 2 pares de válvulas em paralelo. Use 1 em paralelo, elimine o par.

online loans

• Newbie
  • *
  • [url=http://loansloancheaptextonlinebestdirectsmallinstantcash.co.uk/#671329]cheap loans[/url] - <a href=http://loansloancheaptextonlinebestdirectsmallinstantcash.co.uk/#238811>text loans</a> , http://loansloancheaptextonlinebestdirectsmallins
    • Ver Perfil
« Responder #3 Online: Fevereiro 03, 2009, 07:31:05 pm »
Thiago Lira escrito:
Alguém?:)

Atenção para as regras, a saber:

4.2.1 - De igual sorte, não podem ser respondidas mensagens que tenham como objetivo apenas fazer o tópico \\"subir\\" de posição no fórum, ou mensagens com apelos insistentes como, por exemplo, \\"ninguém?\\", \\"alguém?\\" ou correlatos.
small loans - <a href=http://loansloancheaptextonlinebestdirectsmallinstantcash.co.uk/#311213>instant cash loans</a> , http://loansloancheaptextonlinebestdirectsmallinstantcash.co.uk/#143664 text loans

hxyzolppy

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #4 Online: Fevereiro 03, 2009, 08:17:25 pm »
Me desculpe Plautz, não acontescerá mais.

Troquei os caps da fonte e de Bias, alguns resistores do power e de fonte também, isso falo do T3 pois o Duovox vou deixar mais pra frente.

Vou testar com 2 valvulas 6L6, depois com 2 EL34 e depois com 4 6L6 e posto os resultados sonoros.

Vou usar o tutorial que o Bello fez no tópico Restauração de Valvulados pra ajustar o Bias.

Obrigado.

hxyzolppy

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #5 Online: Fevereiro 03, 2009, 08:33:06 pm »
Pessoal, no Tremendão a inversora é 12AT7, no momento eu tenho aqui AX e AU, estou pensando em colocar 12AU7 mas andei lendo e vi que ela joga maior corrente pras de potência.

Mesmo assim posso usar a 12AU7 na inversora mesmo? Bello que ja restaurou e trabalhou muito com esses Gianninis poderia dizer isso?

Muito obrigado.

Bopindinina

• Newbie
  • *
  • [url=http://no-credit-check-loanss.com/#678687]no credit check loans[/url] , <a href=http://no-credit-check-loanss.com/#2053>no credit check loans</a> , http://no-credit-check-loanss.com/#348263 no credit check loans
    • Ver Perfil
« Responder #6 Online: Fevereiro 03, 2009, 09:39:59 pm »
usa a ax7, o ganho é maior mas o circuito não foi feito pra au7.
no credit check loans - <a href=http://no-credit-check-loanss.com/#271613>no credit check loans</a> - http://no-credit-check-loanss.com/#912893 no credit check loans

hxyzolppy

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #7 Online: Fevereiro 03, 2009, 10:08:08 pm »
Sei, mas nesse caso vai ter uma impressão no início da curva do potenciômetro de volume de o som ser de um volume muito maior e a distorção de power vai chegar muito mais cedo também né isso? Fora isso vai dar pra usar tranquilo até adquirir a 12AT7 né?

Muito obrigado.

limadiego2105

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #8 Online: Fevereiro 03, 2009, 10:28:28 pm »
Fernando Bello escrito:
Sim, dá pra usar, olhe no esquema e vc vai ver que são 2 pares de válvulas em paralelo. Use 1 em paralelo, elimine o par.

Esta discussão é antiga. Um amplificador de 100W costuma usar trafos que proporcionam um impedância vista pela válvula de 2000 ohms. Esta impedância é calculada para as duas válvulas trabalhando em fase forneça cada uma metade da corrente que excita o alto-falante.

Assim sendo, ligando apenas duas válvulas (em contrafase) as mesmas estarão sobrecarregadas e portanto fora da área de trabalho, onde foram projetadas originalmente.

O amplificador funcionará, mas pouco pode-se dizer se estará torrando a válvula, sem que medidas sejam feitas no circuito.

Esta prática de tirar válvulas para diminuir a potência é antiga. Os amplificadores que possuem uma chave de diminuição de potência não tiram válvulas do circuito, mas sim fazem que o circuito opere em modo \\"triodo\\" - cabe lembrar que as válvulas de saída são pentodos ou tetrodos de campo (bean tetrodes) e, portanto, podem ser ligados como se fossem triodos, proporcionando por volta de metade da potência.

Assim sendo, concluo que não se deve, sem medidas ou cálculos dos efeitos sobre o circuito de saída, apenas remover válvulas para reduzir a potência do amplificador. Pelo menos eu não faço isto!

Postagem editada por: hgamal, a: 03/02/2009 23:31

hxyzolppy

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #9 Online: Fevereiro 04, 2009, 08:57:44 am »
Ok hgamal, sei que se apenas retirar 2 válvulas ocorre um descasamento de impedância nesse caso que você citou.

Mas se ligar na saída de 4 ohms uma caixa de 8 ohms? Não vai, tipo, \\"compensar\\" um pouco esse descasamento de impedância que ocorreria no primário do trafo de saída?

Ja vi o Pedrone dizer que funciona, porém a resposta de graves não é a mesma e tal.

E quanto a inversora? É mais indicado usar 12AX7 ou 12AU7? Ja que a 12AU7 tem uma diferença que manda mais corrente pras válvulas de potência.

Muito obrigado.

limadiego2105

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #10 Online: Fevereiro 04, 2009, 10:22:59 am »
Thiago Lira escrito:
Mas se ligar na saída de 4 ohms uma caixa de 8 ohms? Não vai, tipo, \\"compensar\\" um pouco esse descasamento de impedância que ocorreria no primário do trafo de saída?

Compensa sim, mas há trafos que não possuem saída de 4 ohms!

O problema, a meu ver, é usar um trafo projetado para um regime ser usado em outro. Não se pode afirmar que dará certo em todos os casos. A meu ver deve-se medir a dissipação das válvulas nestes casos (além de ajustar BIAS e etc). Apenas tirar duas válvulas e trocar a impedância da caixa, não dá garantias de que está tudo bem!

Você até pode dizer que eu sou antiquado e etc. Pode dizer que a probabilidade de funcionar é alta. Mas digo que sempre haverá a incerteza de que está tudo bem se medidas não forem efetuadas!

E quanto a inversora? É mais indicado usar 12AX7 ou 12AU7? Ja que a 12AU7 tem uma diferença que manda mais corrente pras válvulas de potência.

Já vi inversores de fase com as duas válvulas. A 12AU7 tem mais capacidade de corrente, porém tem ganho menor.

Eu uso 12AX7 nesta posição para amps de 50 Watts.

hxyzolppy

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #11 Online: Fevereiro 04, 2009, 10:36:43 am »
Eu estou te entendendo, vou fazer todas as medições necessárias e ajustar Bias antes de tacar som nele com 2 válvulas.

Obrigado.

hxyzolppy

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #12 Online: Fevereiro 05, 2009, 12:11:23 am »
E ai pessoal, tudo bem?

Consegui aqui colocar o ampli pra funcionar \\"perfeitamente\\" (ao menos aos meus ouvidos).

Bem, como o amp tava muito tempo parado troquei os capacitores de fonte, de bias e uns acopladores também.

Antes de trocar uns acopladores o som ficava \\"pipocando\\" e apenas uma das válvulas ficava com a luz azul oscilando. Depois de trocar uns componentes da etapa inversora tudo ficou bom. Tem uma parte da fonte que é com capacitores de 22uF e coloquei 47uf.

Regulei o bias para 30mV no resistor de 1 ohm e como o pino 3 tinha 450V isso deu pouco mais de 13W. Preferi não ultrapassar esse \\"limite\\" pois como estou usando apenas 2 válvulas de power não quero arriscar, ah e o som ta com um volume bom pra essa regulagem.

Pra inversora usei 12AU7 mesmo. Estou usando o tap de 8 ohms com uma caixa de 16 ohms.

Por enquanto é isso, estou com mais um par de 6L6 aqui pra colocar as 4, regular e postar resultados novamente, tanto pra dizer se o som melhorou, se a diferença é apenas em volume e se vale apena deixar com 2 ou 4 válvulas.

Até mais.

Postagem editada por: Thiago Lira, a: 05/02/2009 01:14

hxyzolppy

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #13 Online: Fevereiro 05, 2009, 12:21:02 am »
Thiago Lira escrito:

Regulei o bias para 30mV no resistor de 1 ohm e como o pino 3 tinha 450V isso deu pouco mais de 13W.
<br><br>Postagem editada por: Thiago Lira, a: 05/02/2009 01:14

Estou com uma pequena dúvida, nessa parte que citei, essa regulagem e cálculos obtidos vale pra 1 válvula apenas né?

Como está com 2 vávulas e a diferença na medição de corrente é mínima então quer dizer que o resultado obtido que é de apróximadamente 13W eu múltiplico pelo número de válvulas uzadas?

13x2= 26W?

Se fosse com 4 válvulas era só somar o resultado de cada medição que daria a potência final?

limadiego2105

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #14 Online: Fevereiro 05, 2009, 07:23:48 am »
Thiago Lira escrito:
Thiago Lira escrito:

Regulei o bias para 30mV no resistor de 1 ohm e como o pino 3 tinha 450V isso deu pouco mais de 13W.
<br><br>Postagem editada por: Thiago Lira, a: 05/02/2009 01:14

Estou com uma pequena dúvida, nessa parte que citei, essa regulagem e cálculos obtidos vale pra 1 válvula apenas né?

Como está com 2 vávulas e a diferença na medição de corrente é mínima então quer dizer que o resultado obtido que é de apróximadamente 13W eu múltiplico pelo número de válvulas uzadas?

13x2= 26W?

Se fosse com 4 válvulas era só somar o resultado de cada medição que daria a potência final?

Colocando um resistor de 1 ohm em cada catodo, sua dúvida desaparece? Você estaria medindo a corrente circulando por cada válvula com mais precisão.

Com um resistor para cada duas válvulas, você tem que supor que a corrente está se dividindo igualmente por cada válvula (o que rigorosamente pode não ser verdade).