Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Maio de 2024, as 15:06:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Difiuldade para identificar componentes  (Lida 6610 vezes)
J.C.Correa
Visitante
« : 14 de Dezembro de 2017, as 17:45:58 »

Tenho um grande dificuldade em identificar os componentes que vem descritos no esquemas dos pedais do "tonepad.com", estou tentando montar um e já estou no segundo que não funcionou. Acredito que o problemas seja com os capacitores e resistores, pois vem descritas apenas as capacitâncias e as resistências, respectivamente, porém a voltagem, principalmente para os resistores, e se é cerâmico, etc. eu não tenho certeza daí fica difícil para descobrir o defeito. Comprei os componentes na tiggercom.com.

Obrigado pela atenção.

Tentei montar um Brian May BOOSTER e um OCTUP. O octup ficou estalando apenas, nem controle de volume deu.
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #1 : 14 de Dezembro de 2017, as 18:06:59 »

Olá.
Dê uma olhada nesse tópico: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=8442.0
Um bom multímetro é uma ferramenta indispensável também.
Poste fotos das montagens com boa definição, que assim o pessoal pode te dar umas dicas.
Boa sorte.
Registrado

Guitar Craft
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #2 : 14 de Dezembro de 2017, as 18:50:09 »

Os esquemas da toneped são, talvez, os mais montados da internet. Neles há toda informação necessária à montagem dos circuitos.

Recomendo uma boa estudada nessa apostila:

Registrado
J.C.Correa
Visitante
« Responder #3 : 14 de Dezembro de 2017, as 19:24:24 »

Olá.
Dê uma olhada nesse tópico: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=8442.0
Um bom multímetro é uma ferramenta indispensável também.
Poste fotos das montagens com boa definição, que assim o pessoal pode te dar umas dicas.
Boa sorte.

viagem_mental, agradeço a atenção...

minha dúvida é se watts (resistores), volts, se ceramico ou não (capacitores) influência no resultado.

Abraço.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #4 : 14 de Dezembro de 2017, as 19:50:27 »

Resistores: para pedais, pode usar de 1/4W sem problema nenhum. Alguns pedais usam resistores de 1/8W, e os SMD tem potência menor ainda. As correntes geralmente são extremamente baixas para se preocupar com a potência do resistor.
Tensão de capacitores: para simplificar, veja a alimentação do circuito, e coloque uma folga. Alimentado por 9V, use eletrolíticos de pelo menos 16V (10V é o valor comercial acima de 9V, mas a folga é pouca). Em alguns casos, eu uso eletrolíticos de 50V, 100V... isso não influencia em nada.
Tipos de capacitores: eu gosto muito dos cerâmicos, por serem baratos e mais compactos que os de poliéster. Algumas pessoas dizem que eles são mais agudos e/ou barulhentos, mas eu sinceramente não consigo ouvir diferença. Mas há outros tipos. O tipo pode influenciar no som? Sim. O tipo pode fazer um circuito não funcionar? Não.

No caso do booster, é erro de montagem. Já esse Octup, esquece. O Tim Escobedo publicou-o como circuito experimental em testes, e lembro que disse que ainda havia muito a ser feito nele. Na própria página do layout no Tonepad tem essa nota: "Note: this project is unverified, some people are having trouble getting it too work, proceed at your own risk." O desenvolvimento desse circuito nunca foi adiante, ou ao menos nunca foi publicado, pelo menos não pelo Tim Escobedo.
Registrado
J.C.Correa
Visitante
« Responder #5 : 14 de Dezembro de 2017, as 20:48:01 »

Resistores: para pedais, pode usar de 1/4W sem problema nenhum. Alguns pedais usam resistores de 1/8W, e os SMD tem potência menor ainda. As correntes geralmente são extremamente baixas para se preocupar com a potência do resistor.
Tensão de capacitores: para simplificar, veja a alimentação do circuito, e coloque uma folga. Alimentado por 9V, use eletrolíticos de pelo menos 16V (10V é o valor comercial acima de 9V, mas a folga é pouca). Em alguns casos, eu uso eletrolíticos de 50V, 100V... isso não influencia em nada.
Tipos de capacitores: eu gosto muito dos cerâmicos, por serem baratos e mais compactos que os de poliéster. Algumas pessoas dizem que eles são mais agudos e/ou barulhentos, mas eu sinceramente não consigo ouvir diferença. Mas há outros tipos. O tipo pode influenciar no som? Sim. O tipo pode fazer um circuito não funcionar? Não.

No caso do booster, é erro de montagem. Já esse Octup, esquece. O Tim Escobedo publicou-o como circuito experimental em testes, e lembro que disse que ainda havia muito a ser feito nele. Na própria página do layout no Tonepad tem essa nota: "Note: this project is unverified, some people are having trouble getting it too work, proceed at your own risk." O desenvolvimento desse circuito nunca foi adiante, ou ao menos nunca foi publicado, pelo menos não pelo Tim Escobedo.

Valeu, marcao_cfh.

Que furada então esse octup. Vou tentar outro. Quanto booster eu não encontrei três capaciteores na minha cidade e o frete fica caro, más ainda vou insistir nele.Também respondeu minha dúvida anterior.

Valeu mesmo.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #6 : 14 de Dezembro de 2017, as 21:48:02 »

Quais capacitores não encontrou? 0,005uF, 0,001uF e 0,05uF?

Vamos lá:
- "5" não é um valor comum. você vai achar "4,7" e "5,6". Eu sempre uso "4,7", mas na prática acredito que não haja muita diferença.
- então 0,005uF você não vai encontrar. Vai encontrar 0,0047uF ou 0,0056uF.
- isso serve também para o de 0,05uF. Vai encontrar 0,047uF.
- 0,001uF = 1nF. Do mesmo modo, 0,0047uF = 4,7nF = 4n7 e 0,047uF = 47nF. Nesses casos, não peça pelos valores em uF, mas sim em nF.
- além disso, as lojas (pelo menos aqui) usam outra unidade para capacitores com valor em nF: o K. Ele equivale ao nF. Então 1nF = 1K, 4n7 = 4K7 e 47nF = 47K. O porquê disso não sei, sei que K (quilo) = 1000 e nesse caso seria 1000 pF. Dois prefixos de potência de base 10 usados ao mesmo tempo, pois p (pico) = 10^-12. Vai entender... sei que os vendedores daqui sabem o que é capacitor de 1K mas não sabem o que é capacitor de 1nF. Deve-se levar em conta que muitos que trabalham nas lojas não entendem nada de eletrônica.

Resumindo, peça por capacitores de 1nF, 4n7 e 47nF. Se o vendedor não entender, peça por 1K, 4K7 e 47K.
Registrado
J.C.Correa
Visitante
« Responder #7 : 15 de Dezembro de 2017, as 12:07:29 »

Quais capacitores não encontrou? 0,005uF, 0,001uF e 0,05uF?

Vamos lá:
- "5" não é um valor comum. você vai achar "4,7" e "5,6". Eu sempre uso "4,7", mas na prática acredito que não haja muita diferença.
- então 0,005uF você não vai encontrar. Vai encontrar 0,0047uF ou 0,0056uF.
- isso serve também para o de 0,05uF. Vai encontrar 0,047uF.
- 0,001uF = 1nF. Do mesmo modo, 0,0047uF = 4,7nF = 4n7 e 0,047uF = 47nF. Nesses casos, não peça pelos valores em uF, mas sim em nF.
- além disso, as lojas (pelo menos aqui) usam outra unidade para capacitores com valor em nF: o K. Ele equivale ao nF. Então 1nF = 1K, 4n7 = 4K7 e 47nF = 47K. O porquê disso não sei, sei que K (quilo) = 1000 e nesse caso seria 1000 pF. Dois prefixos de potência de base 10 usados ao mesmo tempo, pois p (pico) = 10^-12. Vai entender... sei que os vendedores daqui sabem o que é capacitor de 1K mas não sabem o que é capacitor de 1nF. Deve-se levar em conta que muitos que trabalham nas lojas não entendem nada de eletrônica.

Resumindo, peça por capacitores de 1nF, 4n7 e 47nF. Se o vendedor não entender, peça por 1K, 4K7 e 47K.

marcao_cfh, são exatamente estes...
E fiz dessa forma mesmo, optei pelo 4,7, que passou mais próximo do 5. E eu percebi também que os vendedores falam k e não entendi, assim como alguns sites trazem a medida KpF, até duvidei de um vendedor e não continuei a compra da peça.

Más, valeu mais uma vez.
Registrado
Maxx
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 32
-Recebido: 21



« Responder #8 : 15 de Dezembro de 2017, as 12:58:39 »


Bom dia amigo, se você utilizar "android", tem um aplicativo muito bom para valores e marcações em capacitores, resistores, entre outros, procure por ElectroDroid.

Abraço!
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #9 : 15 de Dezembro de 2017, as 13:04:20 »

Tipos de capacitores: eu gosto muito dos cerâmicos, por serem baratos e mais compactos que os de poliéster. Algumas pessoas dizem que eles são mais agudos e/ou barulhentos, mas eu sinceramente não consigo ouvir diferença. Mas há outros tipos. O tipo pode influenciar no som? Sim. O tipo pode fazer um circuito não funcionar? Não.

Sim, pode. No caso do gerador de áudio publicado no site da Schatz, um capacitor cerâmico de cerâmica inadequada ( sim existem vários tipos de cerâmica, cada uma com uma propriedade diferente ) fazia o gerador parar de funcionar aos 20 kHz, na segunda unidade que foi construída. Não era erro de projeto, pois a primeira unidade funcionava corretamente. Os responsáveis pelo problema foram os capacitores de 100 pF e 82 pF dos filtros gm-C, que, pelo valor, só poderiam ser cerâmicos ( ou styroflex, se esses ainda existissem ). Eu havia comprado capacitores NPO, que seriam os mais adequados, mas desconfiei do tamanho, muito pequeno. Substituídos por capacitores da sucata ( verdadeiros NPO ), o circuito funcionou corretamente.

Meu conselho é : fuja dos cerâmicos, pois nunca se sabe de que tipo de cerâmica é o capacitor que a loja está te vendendo...
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #10 : 15 de Dezembro de 2017, as 18:19:53 »

Não sabia disso, A.Sim. Tanto da parte de fazer um circuito não funcionar, quanto dos múltiplos tipos de cerâmica. Oa cerâmicos multicamadas são "bons"? (entre aspas, pois agora sei que depende da aplicação. mas de um modo meio geral)
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #11 : 15 de Dezembro de 2017, as 19:04:46 »

Meu conselho é : fuja dos cerâmicos, pois nunca se sabe de que tipo de cerâmica é o capacitor que a loja está te vendendo...
A.Sim... você chegou a conferir o valor desses capacitores para saber se não estavam com valor muito alterado?
O que eu mais vejo relatos na verdade são esses capacitores muito fora da especificação.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 15 de Dezembro de 2017, as 19:46:46 »

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #13 : 15 de Dezembro de 2017, as 22:26:49 »

Meu conselho é : fuja dos cerâmicos, pois nunca se sabe de que tipo de cerâmica é o capacitor que a loja está te vendendo...
A.Sim... você chegou a conferir o valor desses capacitores para saber se não estavam com valor muito alterado?
O que eu mais vejo relatos na verdade são esses capacitores muito fora da especificação.

Os valores estavam certos. O fator de dissipação dos capacitores é que gerava o problema. As perdas dos capacitores ( isso ali por 20...30 kHz ! ) eram tão grandes que amorteciam as oscilações; a partir de uns 50 kHz o circuito não oscilava mais.

Na hora da compra, eu escolhi os capacitores pelo tamanho ( os maiores, para ter a chance de estar levando componentes de cerâmica " boa " ). O ideal teria sido comprar NPO, com a pinta preta no topo, mas não tinha. O lojista, que não conhece componentes, compra o que tiver de mais barato para pôr à venda, e mais barato, é cerâmica GMV de alta constante dielétrica ( capacitores pequenos ) e alta perda, também.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #14 : 20 de Dezembro de 2017, as 14:43:24 »

Sim, pode. No caso do gerador de áudio publicado no site da Schatz, um capacitor cerâmico de cerâmica inadequada ( sim existem vários tipos de cerâmica, cada uma com uma propriedade diferente ) fazia o gerador parar de funcionar aos 20 kHz, na segunda unidade que foi construída. Não era erro de projeto, pois a primeira unidade funcionava corretamente. Os responsáveis pelo problema foram os capacitores de 100 pF e 82 pF dos filtros gm-C, que, pelo valor, só poderiam ser cerâmicos ( ou styroflex, se esses ainda existissem ). Eu havia comprado capacitores NPO, que seriam os mais adequados, mas desconfiei do tamanho, muito pequeno. Substituídos por capacitores da sucata ( verdadeiros NPO ), o circuito funcionou corretamente.

Sempre a sucata salvando nossos projetos ! Em tempo.. Alexandre que quer dizer a sigla NPO quando se trata de capacitores?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 18 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal