Mais um com dúvidas no Mini Fuzz.

Started by Slowhand, 17 de January de 2013, as 20:50:56

Previous topic - Next topic

GuitarCris

Handmaker
Limpeza é bem importante, assim como estanhar a ponta dos fios antes de soldar.
com isso é solda garantida :tup
Em busca do drive perfeito!!!

Patines

Handmaker
Quote from: Marcos Câmara on 18 de January de 2013, as 16:41:52
....Eu uso Bom Bril e as vezes estilete.
Use bombril bem longe da placa(a não ser que vá lavar), da bancada ou do computador.

T+

Espanhol

Hand MasterMind
Boas dicas Patines! Outra dica é usar longe da guitarra também, esses dias fui passar bombril em uma placa que já estava parada há um tempo. Depois que fiz o "serviço", passei um pano pra limpar a bancada e nem percebi que a guitarra tava encostada na bancada, resultado, joguei todo o pó da palha de aço sobre os captadores  :pinchX tá um nojo de se ver  :D
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".

JoaoVarios

Guest
Uma coisa que gosto de fazer (apesar de ter feito apenas uma vez) é passar uma lixa na placa depois de corroer, pois com este procedimento, além de limpa-la, retira-se as rebarbas que podem ficar em volta dos furos, e que, ao menos pra mim, atrapalham na soldagem, aumentando o tempo de aquecimento da placa e do componente e comprometendo o resultado da solda.

Patines

Handmaker
Quote from: JoaoVarios on 18 de January de 2013, as 20:49:30
Uma coisa que gosto de fazer (apesar de ter feito apenas uma vez) é passar uma lixa na placa depois de corroer, pois com este procedimento, além de limpa-la, retira-se as rebarbas que podem ficar em volta dos furos, e que, ao menos pra mim, atrapalham na soldagem, aumentando o tempo de aquecimento da placa e do componente e comprometendo o resultado da solda.
Pois é: o bombril é uma lixa, só que retira bem menos cobre da tua placa.  Use com água e sabão, como se estivesse lavando panelas.  E não esqueça de lavar as mãos com sabão antes, pois a tua digital poderá ser bastante lembrada por quem usa a placa se não lavar.
Retire bem o sabão da placa, só com jatos dágua, não esfregue os dedos sobre o cobre.

Geralmente este procedimento já é feito por mim, pois os furos são feitos com todo o cobre na placa, evitando futuros descolamentos de ilhas.

Abraços, T+

wainer said

Colaborador
Como disse antes se o ferro de solda for ruim vai passar muita raiva com ele.
Aqui tem umas dicas pra você aprender a soldar um pouco melhor, http://www.eletronica24h.com.br/Curso%20CC/aparte1/Tecnicas%20de%20Solda/soldando2.htm

Abraço!!

Marcel.

Guest
Sim, bombril com água e sabão é a melhor coisa pra mim.

wainer said, esse tutorialzinho é muito legal, hein... usei ele muito tempo atrás, quando comecei...

wainer said

Colaborador
E bom mesmo me ajudou muito também no inicio Marcel. E com ajuda dos amigos aqui do site tudo acaba ficando mais facil.
Abraço!!

Botti

Guest
 Se nada der certo, confira a pinagem do transistor: Já encontrei com alguns BC517 que possuíam as pernas invertidas!

andré l. m.

*
Iniciante
  1. alm_son_g@hotmail.com
Olá slowhand alguma destas respostas resolveu seu problema?
Jesus make Rock

Slowhand

Guest
Valeu todo mundo que indicou possíveis problemas!

@andré l. m.
Então cara, fiquei meio sem tempo ontem e hoje, mas amanhã sem falta vou melhor aquelas soldas, e ver se tem algo queimado (imagino que seja alguma ou ambas as opções.

wainer said

Colaborador
Bom dia a todos deu certo o Fuzz  Slowhand?

vini7

Guest
Cara, na moral. Eu aposto como o problema são as soldas do seu potenciômetro. Faz  o  seguinte: pega um pedaço de placa de circuito impresso e, com canetinha mesmo, você desenha 3 'bolinhas' em cima e 3 'bolinhas' em baixo..depois você faz uma linha vertical unindo cada ilha de cima com a respectiva ilha de baixo. Depois você corrói no percloreto de ferro, fura as 'bolinhas' e tudo mais... Solde o potenciômetro direto na plaquinha que voce acabou de fazer, e solde os fios na outra extremidade desta plaquinha. Eu aposto que vai funcionar se todo o resto estiver correto!

gilbertgawan

Guest
montei um mini fuzz com tip 122, mas não ta saindo som. Será que é o tip ?

wainer said

Colaborador
Pode sim ser o transistor usado no projeto tenta usar o BC517 que e o do projeto original ou usa esses equivalentes MPSA25, BC875, BC877, 2SC4017, atenção na pinagem, pois alguns você terá que ligar invertido!