Um metodo alternativo

Started by Metallover, 27 de February de 2012, as 04:49:30

Previous topic - Next topic

Lamer

Handmaker
Modos alternativos são precisos quando você mora em uma cidade onde não se acha nada, e quando acha, custa horrores.

Eu já experimentei a corrosão com vinagre e água oxigenada, pois o meio mais barato que tenho de obter um percloreto de ferro demora quase uma semana para chegar. Uma semana é muito para esperar chegar o percloreto.

Mas se você optar por misturas químicas, opte por uma que use substâncias diluídas, como a apresentada pelo Eduardo, pois o risco é menor se comparado com o uso de substâncias concentradas.

Já fiquei uma madrugada inteira esperando uma placa corroer no vinagre. Nem sempre dá certo, pois depende muito do lote dos produtos. Mas creio que seja a alternativa que apresenta menor risco a saúde.

Abraço

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Lamer

A corrosão com vinagre de alcool funciona bem e se você concentrar o caldo que sobra, ela vai ficando mais forte com o tempo. Nem precisa colocar o bombril logo de cara. Vai usando o caldo azul mesmo. Quando não tiver mais força, reforma com bombril para virar acetato de ferro 3. Assim você terá seu próprio corrosivo feito em casa, seguro e ecológico!

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

Lamer

Handmaker
Eu a achei instável, pois dependendo do vinagre ou da água oxigenada, o processo pode ficar comprometido, das três vezes que eu fiz, consegui apenas uma mistura com resultado satisfatório.

Quanto a recuperação da mistura já li muito sobre ela, nos tópicos criados por você.

Porém eu prefiro fazer com percloreto, mas quando surge um imprevisto a corrosão com vinagre pode ser uma alternativa!

Abraço!

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Lamer

A corrosão com vinagre é uma opção para quem não tem percloreto a mão e isso termina a discussão. Eu uso percloreto e faço com vinagre por brincadeira. Quem tem percloreto nem tem porque pensar em usar vinagre. Demora várias horas para corroer.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

designermx2

Guest
Pessoal, contrariando um pouco as regras citadas aqui... nao sei qual foi a reação química envolvida no processo, mas comigo funcionou muito bem. Hoje fiz 4 placas com tonner recarregado usando folha A4  sufite comum (essas que compramos a resma por 13 reais nos supermercados).

Coloco aproximadamente duas colheres de vinagre em água  misturada com sabão. Quando tiro a placa quente com o papel grudado nela, solto dentro dessa mistura e aparentemente sai muito mais fácil e até agora não ficou arrancando os pedaços. Hoje foi o primeiro teste e funcionou muito bem. Utilizei vinagre de uva maratá (bem fortinho por sinal) e sabão líquido neutro desses de lavar louça.

Espero que gostem. Amanhã tento com papel couchê.

Abraços.

guitar_luthier

Guest
Quote from: designermx2 on 10 de February de 2013, as 22:41:13
Pessoal, contrariando um pouco as regras citadas aqui... nao sei qual foi a reação química envolvida no processo, mas comigo funcionou muito bem. Hoje fiz 4 placas com tonner recarregado usando folha A4  sufite comum (essas que compramos a resma por 13 reais nos supermercados).

Coloco aproximadamente duas colheres de vinagre em água  misturada com sabão. Quando tiro a placa quente com o papel grudado nela, solto dentro dessa mistura e aparentemente sai muito mais fácil e até agora não ficou arrancando os pedaços. Hoje foi o primeiro teste e funcionou muito bem. Utilizei vinagre de uva maratá (bem fortinho por sinal) e sabão líquido neutro desses de lavar louça.

Espero que gostem. Amanhã tento com papel couchê.

Abraços.
Você fez a transferência com ferro? no papel A4 é isso? tem fotos de como ficou a placa? Abç