Feira do século passado: capacitores a óleo, a papel, e mais

Started by darkislanio, 16 de February de 2013, as 19:50:50

Previous topic - Next topic

darkislanio

Colaborador
Electronic Mess
Olá a todos.
Estou fechando esse tópico, frente ao fracasso evidente.
Obrigado.
AI = data laundering

VOX

Handmaker
Muito interessante.
Vou acompanhar as tuas atualizações da tua lista.
Mete bronca aí.

Marcel.

Guest
Tem até um loja aqui na minha cidade onde já vi uns capacitores a óleo e tal, aparentemente largados há séculos, empoeirados, com cara de velhos.
Nunca tive coragem de comprar. Pra dar defeito e me atormentar no futuro, eu sem saber onde está o problema... nem.

Mas boa sorte aí, cara.

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Marcel. on 16 de February de 2013, as 22:03:34
Tem até um loja aqui na minha cidade onde já vi uns capacitores a óleo e tal, aparentemente largados há séculos, empoeirados, com cara de velhos.
Nunca tive coragem de comprar. Pra dar defeito e me atormentar no futuro, eu sem saber onde está o problema... nem.

Pois é, ainda mais sendo dessa marca Cherry! Sei bem oque estou escrevendo.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

felixmeirelles

Guest
O problema dos paper oil é que eles mudam de capacitância com o tempo, e as vezes apresentam fuga.

Mesmo os militares americanos e soviéticos são assim, os dos anos 80 que já peguei apresentam uns 100% de tolerância, é um tal de 6800pf marcando 4000pf, 9000pf...
Só testando com um capacímetro para garantir.

Guilherme

Guest
darkislanio...

Se realmente seus caps forem da marca "Cherry", você terá que pagar R$ 3,00/unitario para quem quiser leva-los.

Felix, capacitores com dielétrico de papel ou papel-óleo, são hyper-estáveis ao longo do tempo desde que não operados durante longos periodos com tensão muito abaixo da nominal (VDCW).

O grandão abaixo é papel-óleo (600 VDC) e os menores papel 150...450 VDC. Todos da decada de 1960 e ainda dentro de 1%.
Os japas pagam fortunas por esses caps, e por ótimos motivos. Aliás, não só os japas.

abraços

Guilherme

a.sim

Guest
Olá.

Por favor, verifiquem se tem 0,1 uF x 1600 V a óleo nas lojas locais.