(esse vai dar POLEMICA) Gibson pode não ser tudo o que promete

Started by toscator, 26 de August de 2012, as 14:43:13

Previous topic - Next topic

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Poxa, Roberto, foi o oPad! (tongue

É que, como você mesmo disse, dá Vontage de ter essa guitarra... )>|
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

gfr

Colaborador
Agora não acho o post, mas jurava que era nesta discussão que alguém comentou que as mods que Page tem nas Les Paul dele não são muito radicais, só a parte elétrica, e tal.

Assistindo ao "Celebration Day" no youtube, reparei em duas Les Paul que ele usa lá pro final, uma vermelho cereja e outra goldtop.

A cereja tem um botãozinho ali atrás da ponte, que nem esta:

Pra quem não conhece, é pra acionar um B-Bender. Vejam como este acessório é instalado:

Reparem que além do botão acionador atrás da ponte o próprio prendedor da correia é um acionador.

O Jeff Beck tem uma telecaster com um bagulho destes.

A goldtop tem um monte de botõezinhos. É um sistem transperformance de afinação automática.

Numa foto bem anterior ao Celebration Day :)

Aqui, uma guitarra com este sistema vista por trás:

Como podemos ver, apenas modificações sutis e facilmente reversíveis  :'(

Quanto ao Jimmy Page ter usado uma telecaster em "alguns solos": segundo entrevistas, ele usou exclusivamente uma tele no LZ I e LZII, e em boa parte do LZ III e LZ IV. O solo de Stairway to Heaven foi gravado com uma tele. Só isto :D Segundo ele, ele parou de usar nesta época porque um amigo dele fez uma reforma na pintura e estragou a guitarra.

Outras guitarras: em Over the Hills and Far Away e No Quarter ele usou uma strato azul com escala de jacarandá.  Ao vivo, em White Summer/Black Mountain Side, In My Time of Dying e Kashmir ele usava uma Danelectro (que provavelmente foi usada pra gravar Nobody's Fault Mine).

Ah, ele tinha uma Craviola Giannini de 12 cordas que usava pra tocar Tangerine :)

Em termos de amplificadores, enquanto ao vivo a gente vê aquela mistura de Marshall + Orange + Hiwatt (sendo que nos Orange é fundamental que as letras "AN" estejam faltando e fique só "OR_GE" no painel), em estúdio ele diz que gostava de usar amplificadores Supro, mas dos modelos mais simples, sem frescuragem.

Mas, o essencial mesmo pra replicar o som, a performance e o visual do Page é que a correia da guitarra seja regulada de modo que o ovo esquerdo possa se apoiar na curva superior da cintura da guitarra.

Links:
http://wholelottaled.webs.com/guitars.htm
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer

Roberto Alves

Hand MasterMind
Vou fazer uma dessas na minha guitarra.
Alguém me dá uma mãozinha?

Calma! To brincando!

Eclético mas com parcimônia!!!

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Quote from: Roberto Alves on 26 de March de 2013, as 13:09:04
Vou fazer uma dessas na minha guitarra.
Alguém me dá uma mãozinha?

Calma! To brincando!

Tenho um machado e uma sexta-feira aqui em casa...   :D

gfr

Colaborador
O Massacre da Tupia Elétrica!
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer

Roberto Alves

Hand MasterMind
Oops...eu tenho a Tupia, Guilherme!
Se quiserem vir pra cá...tragam suas guitarras!

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
E suas almas!
Pagão e feliz!!

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R

Guilherme

Guest
Em studio os Valco/Supro poderiam ser os preferidos do Sr.Page, mas, ao vivo, o Marshall 1959 SLP, ou Plexi de 100W, aparecem na razão de 9:1 para qualquer outro ampli. E exatamente como saiam da fabrica.

Na minha opinião, poucos guitarristas dominaram tão bem um amp. pesado e sem volume master, caso do 1959, com J.Page.

A Marshall deveria prestar uma homenagem ao JP rebatizando o 1959 com JP 100, assim como fez com aquele equipado com 4xKT66 e 560V em placa do Hendrix.

Hiwatt usou muito pouco e Orange 100W não sei para que. Provavelmente para seu Theremin.

Guilherme

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: Adiel on 26 de March de 2013, as 19:30:46
Quote from: Alex Frias on 26 de March de 2013, as 18:03:47
E suas almas!

Cadê o Haroldo??   :D

Comprar, vender... é comigo mesmo!  >d
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

felixmeirelles

Guest
Quote from: gfr on 26 de March de 2013, as 10:37:39
Mas, o essencial mesmo pra replicar o som, a performance e o visual do Page é que a correia da guitarra seja regulada de modo que o ovo esquerdo possa se apoiar na curva superior da cintura da guitarra.

Exatamente!
Eu li em uma Guitar Player da década de 80 que a variação entre ovo esquerdo ovo direito é que cria os incríveis tremolos da 2 corda através da "alavanca" da correia.

:tup

flaviobei

Guest
o que essa diabrura presa na B faz? ele balança a guitarra e ela estica e afrouxa ela?

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
O nome disso é B-bender e faz mais ou menos isso que você disse, Flávio. É um artifício usado mais por músicos de country e bluegrass. Dá umas ondas muito parecidas com os double stops feitos nas Pedal Steel.

http://www.youtube.com/watch?v=qNWxl_tJ740

-----

Esse modelo é "não-destrutivo", e, se não me engano dá pra escolher a corda que será "puxada"...

http://www.youtube.com/watch?v=GYm1CzPA5lQ

-----

Eu acho o transperformance fantástico e imagino que funcione, já que o Mr Page o usou em várias ocasiões. Mas se eu tivesse o poder de fogo de um cara como ele, puxa, os roadies trabalhariam duro...rs. Ia trocar de guitarra no meio da música...rs.

Mas falando sério, realmente é uma mão na roda ter uma guitarra assim, com um sistema de mudança de afinação real. Usar transposição eletrônica não é a mesma coisa mesmo! De cara você já perde a realimentação acústica!

-----

A Danelectro normalmente era usada nas afinações alternativas, na maioria das vezes D-A-D-G-A-D. Não sei se ele também fgazia isso, mas muita gente usava esse modelo de Danelectro, deixando a ação alta, para slide...
Pagão e feliz!!

flaviobei

Guest
muito legal, não conhecia esse sistema!

e meu, que tele linda a do segundo vídeo

Roberto Alves

Hand MasterMind
A vermelha, pelo headstock é uma G&L.