Fender 5E1, o melhor circuito SE ?

Started by Guilherme, 02 de May de 2013, as 20:05:33

Previous topic - Next topic

Guilherme

Guest
Na minha opinião, se um guitarrista der uma volta em torno da Terra com a missão de retornar ao ponto de partida com um, e apenas um, amp a válvulas SE, eu tenho certeza de que ele retornaria com um amp idêntico ao circuito Fender 5E1 ou muito similar à esse.

Penso assim por causa de da combinação ideal de válvulas: 12AX7/ECC83 + 6V6-GT ou, dependendo do OPT, 6L6-GC/5881/KT66. Nessa configuração, a 12AX7 forma dois estágios de ganho com um atenuador no centro.

Essa configuração pode gerar um amp  superior à combinação EF86/EL84 e muito superior à ECC83/EL84, deixando de lado a combinação EF86/6V6/6L6 por ser exótica além da conta.

Um circuito típico 5E1, com pequenas modificações em suas características de operação, facilmente identificáveis, está aqui:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/5E1_esquema.gif

Uma variação do circuito 5E1, esse com 6SL7-GT/6V6-GT, o melhor SE para harmônica que já ouvi sem alterações no controle de tom, o Valco 510, está aqui:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/Valco_510.jpg

O meu 5E1 velho de guerra, que uso basicamente para selecionar ECC83 para meus custom amps, é esse aquí:

Guilherme

FRED

Guest
 Guilherme, pretendo montar um amp desses ainda este ano. Tenho algumas perguntas:

Qual a diferença (sonora, claro) entre utilizar a 5Y3 ou uma ponte de diodos?

Qual seria o valor desse indutor da fonte (tem marcado um valor ôhmico, mas a figura se assemelha a um indutor)?

Quais marcas de válvulas (12AX7 e 6V6) você me recomendaria? Tenho uma certa quantidade delas por aqui (acho que 20 de cada).

markb

Guest
e verdade que essa "criancinha" ai consegue jogar 6 watts?

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Então, Guilherme. Tenho um SE tipo P1, na verdade um Valve Jr modificado e tal (tem um soquete octal com a polarização diferente além do original) Mas a impressão que tenho é que com 6V6 na saída realmente fica mas legal do que com a EL84. Você teria uma visão teórica para justificar isso?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

RicardoVasconcelos

**
Freqüente
Quote from: FRED on 02 de May de 2013, as 20:33:58
Qual a diferença (sonora, claro) entre utilizar a 5Y3 ou uma ponte de diodos?

Tenho a mesma dúvida.

andrefreitas

Colaborador
  1. andrefreeitas@hotmail.com
QuoteQual a diferença (sonora, claro) entre utilizar a 5Y3 ou uma ponte de diodos?
.
Uma diferença notavel é a compressão...

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Tipo efeito SAG? Você consegue sentir claramente como compressão agradável?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

andrefreitas

Colaborador
Alex, em volumes mais elevados, da pra notar uma compressão agradável sim.

Finck

Handmaker
Já lí que os circuitos SE, por seu "baixo rendimento" ou princípo de funcionamento (sei lá...), não conseguem se "aproveitar" do sag da retificadora, então o resultado seria o mesmo usando retificação com semicondutores...

Acham que faz sentido?

Vejam o que diz o link abaixo:

http://www.tubeamps.com.br/sag.htm
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

hgamal

Hand MasterMind
SAG em baixa potência é bem difícil de conseguir!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

kem

DIY Freak
Na verdade, o SA em amplis SE é menos notado porque a diferença entre consumo minimo e maximo é muito pequena.
Num ampli PP, como essa diferença é grande, nota-se melhor o SAG.
Mas ha quem diga que SAG feito com resistor é muito similar ao de valvula retificadora.
Eu particularmente não consigo notar claramente a diferença (não consigo dizer se o ampli usa valvula retificadora ou resistor SAg só pelo som).
I don't want to die young...
I want to diode!

andrefreitas

Colaborador
Tem quem fale que o SAG da válvula é mais "natural" que do resistor. Mas nunca testei lado a lado.

hgamal

Hand MasterMind
Para ficar um pouco mais complexo, os AMPs SE costumam ser projetados para dissipação máxima (ou bem próxima) quando em repouso. Assim, a dissipação média é menor  quando o amp está sendo excitado. Neste caso, a eficiência mais baixa acaba por fazer com que o amp consuma menos também quando em repouso.

A grosso modo, um SE pode ter um bom som e menor distorção - a componente distorção por crossover por exemplo é nenhuma - mas sacrifica mais os componentes usados.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

kem

DIY Freak
Este post do Guilherme me re-acendeu uma ideia...
O 100Buck, quando eu estava projetando, quase teve na entrada uma 12AX7 ao invés da EF184, já que o consumo dos filamentos de ambas é o mesmo.
Só que isso ia encarecer o projeto e distanciar a proposta.
Mas como curiosidade, quem sabe (tem surpresas pro 100Buck num futuro proximo)... A 25L6 tem um que de 6L6 / 6V6... quem sabe não fica um 5E1 lite?
Por causa do HT menor, vou ter que recalcular pra ficar pra ficar parecido, mas quem sabe dou sorte e consigo? :)
I don't want to die young...
I want to diode!

andrefreitas

Colaborador
Quote from: kem on 03 de May de 2013, as 19:16:16
Este post do Guilherme me re-acendeu uma ideia...
O 100Buck, quando eu estava projetando, quase teve na entrada uma 12AX7 ao invés da EF184, já que o consumo dos filamentos de ambas é o mesmo.
Só que isso ia encarecer o projeto e distanciar a proposta.
Mas como curiosidade, quem sabe (tem surpresas pro 100Buck num futuro proximo)... A 25L6 tem um que de 6L6 / 6V6... quem sabe não fica um 5E1 lite?
Por causa do HT menor, vou ter que recalcular pra ficar pra ficar parecido, mas quem sabe dou sorte e consigo? :)
Kem, conte comigo!