Agitador magnético de líquidos, percloreto e afins

Started by EddieTavares, 09 de May de 2013, as 15:57:21

Previous topic - Next topic

EddieTavares

Guest
Logged
Ola pessoal.


Segue uma ótima ideia para um agitador de líquidos e auxiliar na corrosão de placas de circuito impresso, a o dispositivo foi criado por um produtor de cerveja, e trata-se de um agitador magnético improvisado, abaixo um exemplo de um usado em laboratório e beeem caro:



Como funciona?
Um motor com controle de velocidade movimenta um imã permanente, dentro do frasco com o líquido temos uma ampola magnética como esta:



A ampola por atração rotaciona junto com o motor.

Segue as imagens da gambiarra do dispositivo:








Abaixo o link original:
http://cervejaartesanalonline.blogspot.com.br/2011/07/stir-plate-propagacao-do-fermento.html

O texto não explica como confeccionar a ampola magnética, mas não vejo dificuldade alguma, já que é um imã revestido de plástico, e nem precisa ser um imã, basta poder ser atraído pelo imã, sugestão:

Pegue um tubo de caneta bic, coloque um pedaço de metal dentro e vá ao fogo e lacre as 2 pontas.

t2guitarra

**
Freqüente
Posts: 393
Location: Sumé-PB
Logged
muito bommm parabéns!!!

irei fazer uns testes depois,gostei muito! acho q tem super imã em  HD!

da uma olhada
https://www.youtube.com/watch?v=-3V_bEFuMag

Albuquerque

Guest
Logged
#2
 (aplaus2) (aplaus2) (aplaus2) (aplaus2) (aplaus2) (aplaus2)
PERFEITA CONTIBUIÇÃO!!!
Correndo fazer o meu! hehehehehe...

Quote from: t2guitarra on 09 de May de 2013, as 16:03:05
acho q tem super imã em  HD!
Acho que é o do protótipo nas fotos que o Eddie postou... Um imã meio que com formato de lua...  :-)

EddieTavares

Guest
Logged
Quote from: Albuquerque on 09 de May de 2013, as 16:03:15
(aplaus2) (aplaus2) (aplaus2) (aplaus2) (aplaus2) (aplaus2)
PERFEITA CONTIBUIÇÃO!!!
Correndo fazer o meu! hehehehehe...

Quote from: t2guitarra on 09 de May de 2013, as 16:03:05
acho q tem super imã em  HD!
Acho que é o do protótipo nas fotos que o Eddie postou... Um imã meio que com formato de lua...  :-)

Há muitos anos atras eu trabalhei em um laboratório, na época os agitadores usavam imãs cerâmicos, entretanto, os motores são bem parrudos, eu acredito ser muito mais prático usar um imã de neodímio desses de HD mesmo.

Não vi segredo algum na confecção do dispositivo, a única coisa que eu mudaria seria o controle de velocidade onde seria acrescentado um transistor para o controle indireto de velocidade diminuindo assim a carga sobre o potenciômetro. Tenho quase certeza que já foi discutido no forum esse controle de velocidade.

Marcos Câmara

*
Iniciante
Posts: 5
Mateus 11:28
Logged
Em HD's encontramos esse tipo de imã, que é bem forte por sinal. 

xformer

Administrator
******
DIY Freak
Posts: 6,403
e^(i x pi)+1=0
Logged
Pena que no blog ele não falou se a velocidade tem que ser devagar ou pode ser rápida, nem teve tempo de fazer um vídeo (jogaram a barrinha de ferro fora, é mole ?).  Acho que funciona, mas acho que o ventilador não pode rodar muito rápido.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Lamer

****
Handmaker
Posts: 1,629
Logged
A velocidade de rotação deve ser ajustada levando em consideração a viscosidade do líquido.
O segredo é começar lento e depois ir aumentando a velocidade, até conseguir que agitação seja rápida, mas ao mesmo tempo não jogue líquido para fora do recipiente.
Só para acrescentar a ampola referida acima é conhecida popularmente "peixinho" e é magnética também, ela pode ser adquirida em lojas que vedem produtos e equipamentos para laboratórios.
Abraço!