Método alternativo - Fast PCB

Started by biglouis, 10 de April de 2010, as 16:37:43

Previous topic - Next topic

guitar_luthier

Guest
No meu caso a acetona sempre funcionou melhor que o óleo de banana, ela dilui melhor a tinta mas tem gente que gosta do óleo de banana. Abç

Espanhol

Hand MasterMind
Felix, você poderia ter tirado o esmalte das unhas antes de tirar a foto né :D  :P :D
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".

guidirestraits

*
Iniciante
  1. guibenin@hotmail.com
Olá gostaria de tirar uma duvida, estou passando a tinta para revelação da EasyPcb,uso a centrifuga de hd, seco numa  caixa de impressora forrada com alumínio  e duas lâmpadas de 100w placa seca bem, o meu problema é na hora da revelação , tenha uma caixa de mdf fechada com luz negra por uns 10 centímetros de altura na vertical , coloco 200 ml de agua naqueles copos com medidor de ml e uma colher de barrilha leve, só que não revela, tenho que fazer força com o rolo e não sai a tinta, ou revela uma lado e outro lado fica manchado.
Deixo aproximadamente 3 minutos de exposição, já tentei com papal de transparência com enegrecedor de toner, segui a diga do amigo com papel vegetal também não funcionou, no que será que estou errando?
Outra pergunta a aplicação da mascara de solda pode ser feita com a centrifuga de hd, ou só com tela de serigrafia?

ZAS

**
Freqüente
Um ao outro ajudou.
O tempo de exposição está correto, a distância recomendada é 15 cm e não 10 cm como você está fazendo. Mas acho que o mistério está na secagem. Duas lâmpadas incandescentes de 100W, por quanto tempo? Deve estar secando por completo, impossibilitando a revelação.
Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.

gugarn

**
Freqüente
  1. gugarn@hotmail.com
Amigo voce esta errando na etapa de secagem! A tinta nao pode ser seca com calor da luz. A tinta easy pcb eh projetada para ser mais sensivel a luz uv, no entanto ela tem uma certa sensibilidade a outras frequencias (cores). Tanto é que podemos usar o sol para revelar t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum). Ou seja, seque a placa em um ambiente com pouca iluminação e utilize apenas circulação de ar (secador de cabelo) ou uma estufa aquecida por resistencias!

guidirestraits

*
Iniciante
  1. guibenin@hotmail.com
Obrigado pelas dicas vou refazer o processo depois eu posto o resultado, vou secar com a minha estação de retrabalho então...obrigado :tup

gugarn

**
Freqüente
  1. gugarn@hotmail.com
Mas cuidado com a temperatura! Não deve ser superior a 70º!

guidirestraits

*
Iniciante
  1. guibenin@hotmail.com
Gugarn obrigado.
Vou controlar a temperatura com o termopar do multimetro e depois eu posto o resultado...obrigado :tup

Alexdizz

Guest
Quote from: guidirestraits on 05 de May de 2013, as 23:16:35
...seco numa  caixa de impressora forrada com alumínio  e duas lâmpadas de 100w placa seca bem

É aí que mora o problema, você já tá colocando luz na placa sem nenhum layout, por isso que na luz negra não gera nada, pois o processo já foi feito na secagem!

guidirestraits

*
Iniciante
  1. guibenin@hotmail.com
Bom primeiramente gostaria de agradecer a todos pela ajuda, realmente estava errando na hora da secagem fiz 3 placas secadas pelo secador de cabelo da minha irmã e usei dois tipos de papel o de transparência e o papel vegetal e todos funcionaram, impressionante a espessura das trilhas realmente e o resultado e espetacular.
Agora quero partir para mascara de solda , gostaria de fazer uma pergunta é demorado para secar a tinta da mascara de solda fiquei meia hora com o secador de cabelo e não secou, espalhei a tinta com uma centrifuga de HD?
Obrigado.
(brav)

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Quote from: guidirestraits on 09 de May de 2013, as 22:55:45
Bom primeiramente gostaria de agradecer a todos pela ajuda, realmente estava errando na hora da secagem fiz 3 placas secadas pelo secador de cabelo da minha irmã e usei dois tipos de papel o de transparência e o papel vegetal e todos funcionaram, impressionante a espessura das trilhas realmente e o resultado e espetacular.
Agora quero partir para mascara de solda , gostaria de fazer uma pergunta é demorado para secar a tinta da mascara de solda fiquei meia hora com o secador de cabelo e não secou, espalhei a tinta com uma centrifuga de HD?
Obrigado.
(brav)

Sim, a resina da máscara de solda leva bem mais tempo para secar. O ideal é utilizar um forno elétrico para isso, pois além dessa pré-cura, você obrigatoriamente vai precisar dele para fazer a cura final, indispensável para se ter uma placa de qualidade com a resistência necessária para aguentar a alta temperatura do ferro de solda.

deathbr

**
Freqüente
  1. brunohenriquess@hotmail.com
Achei na Web um cara que  utilizou a tinta do Ebay (PCB UV Curable Solder Mask) para fazer as trilhas, e utiliza um método alternativo de aplicação com saco plástico e pelo visto ele não aguarda a tinta secar(pelo menos não disse nada). http://dutraleo.wordpress.com/2013/03/17/pcb-com-tinta-para-mascara-de-solda/

ATENÇÃO!!!!!-------ESTE MÉTODO É PARA TINTA VENDIDA NO ---EBAY----- QUE É DIFERENTE DA FASTPCB E EASYPCB.

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Estranho também é o tempo de 35 min para a polimerização