Método alternativo - Fast PCB

Started by biglouis, 10 de April de 2010, as 16:37:43

Previous topic - Next topic

Moska

Colaborador
  1. ICQ - 97588370
  2. anselmoco@hotmail.com
Hum o que eu fiz, apliquei a tinta Que vende no ebay uma camada bem fina depois coloquei o fotolito sobre a tinta, usei transparencia, deixei exposto a luz UV por 35 minutos a tinta endureceu mas ao retirar o fotolito a tinta grudou e saiu uma parte junto.

Não sei se o fato de estar usando uma placa de fibra de vidro possa estar cooperando para a tinta sair, ou se estou fazendo o processo errado.
Não Existes Trabalho ruim,ruim é ter que Trabalhar

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Moska,

qual o motivo de você querer uitilizar esse método? Essa tinta não funciona como a Fastpcb?

Moska

Colaborador
  1. ICQ - 97588370
  2. anselmoco@hotmail.com
Nunca utilezei o FASTPCB e como só paguei 12 Dilmas o preço foi bem convidativo para a dor de cabeça que estou tento, mas acredito que tudo é questão de pegar o jeito da coisa, entender como ela funciona.

deathbr

**
Freqüente
  1. brunohenriquess@hotmail.com
Quote from: Moska on 20 de May de 2013, as 16:48:38
Nunca utilezei o FASTPCB e como só paguei 12 Dilmas o preço foi bem convidativo para a dor de cabeça que estou tento, mas acredito que tudo é questão de pegar o jeito da coisa, entender como ela funciona.
Moska,
No link que eu enviei ele colocou um saco plástico para espalhar e deixou entre o fotolito e a placa, talvez por isso que não gruda.
Marcos essa tinta é um pouco diferente da Fast e Easy PCB, pois elas são catalizadas e essa do ebay não.

Moska

Colaborador
  1. ICQ - 97588370
  2. anselmoco@hotmail.com
Sim talvez seja isso também, hoje a noite eu faço mais um teste quando chegar em casa.

deathbr

**
Freqüente
Achei este aqui que pode ajudar. http://www.instructables.com/id/Professional-Home-Brew-PCB-Creating-a-solder-mask/?ALLSTEPS

ATENÇÃO!!!!!-------ESTE MÉTODO É PARA TINTA VENDIDA NO ---EBAY----- QUE É DIFERENTE DA FASTPCB E EASYPCB.

guidirestraits

*
Iniciante
  1. guibenin@hotmail.com
Agora eu sei porque a minha mascara de solda nao seca de jeito nenhum, tenho que fazer neste metodo!! >>(:

Quote from: deathbr on 20 de May de 2013, as 18:10:19
Achei este aqui que pode ajudar. http://www.instructables.com/id/Professional-Home-Brew-PCB-Creating-a-solder-mask/?ALLSTEPS

Moska

Colaborador
  1. ICQ - 97588370
  2. anselmoco@hotmail.com
Fiz um teste rapido aqui antes de ir pro trabalho.

Conforme o tutorial a cima, realmente tem que por um saquinho sobre a tinta e depois a mascara levar a Luz UV eu esperei 40 minutos.
pra remover a tinta usei Thiner.

Alexdizz

Guest
Quote from: Moska on 23 de May de 2013, as 11:05:54

Conforme o tutorial a cima, realmente tem que por um saquinho sobre a tinta e depois a mascara levar a Luz UV eu esperei 40 minutos.

Show de bola Moska, qual é esse ?

Moska

Colaborador
  1. ICQ - 97588370
  2. anselmoco@hotmail.com
É o Galileo da Catalinbread, o meu é o Mamma Mia _

deathbr

**
Freqüente
Quote from: Moska on 23 de May de 2013, as 11:05:54

Muito Bom Moska!!!   Você fez a cura da tinta?? Porque no tutorial ele está utilizando a tinta de mascara de solda como etch resist, que na verdade deve ser a mesma tinta. _

Moska

Colaborador
  1. ICQ - 97588370
  2. anselmoco@hotmail.com
a cura da tinta é simples esponha a luz do Sol que ela endurece rapido, não precisa de por no forno.

VOX

Handmaker
Quote from: Moska on 23 de May de 2013, as 15:10:17
a cura da tinta é simples esponha a luz do Sol que ela endurece rapido, não precisa de por no forno.

Que dica interessante.

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Vox,

a resina que eles estão usando é um pouco diferente da Fastpcb.
No meu caso acho que não daria certo, pois deixo a placa de fibra por cerca de 40 minutos à uma temperatura de 130º a 150ºC no forno elétrico para uma cura final de qualidade.

deathbr

**
Freqüente
Quote from: Moska on 23 de May de 2013, as 15:10:17
b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum), devem ser composições diferentes mesmo a do Ebay/Easy e FastPCB, bem que nos tutoriais (da tinta do ebay) não dizem nada sobre colocar em forno, vou testar as minhas este final de semana com a tinta do ebay no sol(se houver sol _). Eu tenho a máscara da easypcb, mas não testei porque não tenho o forno elétrico e tenho medo de colocar no forno de casa.  :-[
Você já soldou para testar a resistência??