UPGRADE de Captadores Cerâmicos

Started by Alex Frias, 04 de April de 2011, as 12:35:01

Previous topic - Next topic

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
E foi essa idéia defendida por nosso colega! :tup

Eu não gosto de restringir nada de maneira genérica. Os Lace Sensor Gold, até onde sei, tem o elemento magnético cerâmico, no entanto são pups que me agradam bastante.

Realmente perde-se nível de sinal quando se faz a troca dos pole pieces de cerâmicos para os de Alnico. E concoro que o ideal é ter pups de 6k pra cima. Os cerâmicos que achei mais interessantes não renderam bem com essa mudança justamente por terem uma resistência DC baixa, mas com a barra cerâmica timbravam bem até. Mas a dinâmica e articulação são menores, sem dúvida.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

designermx2

Guest
Um bom tempo se passou e resolvi postar os resultados.

1- O cara mandou os ímãs errados, mandou 13 pinos no lugar dos 18 que pedi e mandou alnico 3.

Fiz diversos testes, coloquei primeiro no captador da ponte e do meio (já que não dava pra os 3), só eles ficou muito diferente. Um som melhor, mas o ganho ficou bem abaixo do que eu esperava, logo, adicionei o ímã de cerâmico para dar mais força e a coisa melhorou com relação a própria guitarra.

Sempre que trocava de guitarra (tagima ou lespaul), a guitarra parecia bem mais fraquinha do que essas duas (bem mais mesmo).

Então resolvi ontem mexer novamente. Desmontei os captadores e coloquei o alnico no braço e na ponte e deixei o meio cerâmico respeitando suas polaridades, claro. O som ficou outro. Deu muita vida ao som e ficou algo cremoso. Não ficou estridente no agudo e nem com grave muito agressivo como estava antes. Agora os 3 ligados (chave no meio) ficou bem forte (captador do meio no mínimo da altura) e os outros dois no máximo possível. Som super equilibrado.

Só para deixar aqui o que notei. Pena não ter gravado o som de antes como estava. Agora não adianta colocar só o som dela como ficou...

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Eu andei experimentando com muitos captadores meia boca e tive resultados (poucos) ótimos, bons e ruins.

Depois que o Félix me arrumou um par de imãs de Neodimio muuuuuuito fortes pude então experimentar com a magnetização das peças de Alnico. Isso aumentou bastante o índice de sucesso com os captadores "beneficiados".

Pagão e feliz!!

darkislanio

Colaborador
Electronic Mess
Eu tenho uma dúvida sobre a montagem de captadores, em relação não ao ímã, mas ao fio de bobina. se usarmos um fio de espessura bem maior que a comumente usada, e claro, tendo o espaço físico para acomodar o número de voltas, qual seria o resultado? Alguém tem alguma ideia?
AI = data laundering

EddieTavares

Guest
darkislanio

O captador passivo com fio mais grosso que conheço é o que era usado no violão do Charlie Christian, usa fio 38 awg, procura no youtube. Alguns captadores de contrabaixo usam fio mais grosso também mas são ativos.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
E tem muito a ver com fatores como altura e largura das bobinas, como os imãs são dispostos em relação a elas e muitas outras coisas. Se você tiver tempo e disposição vale a pena exerimentar na medida em que seu bolso suportar e pesquisar na rede.

Procure nos sites do Seymour Duncan e do Jason Lollar como eles desmembraram esses captaores no estilo do Charlie Christian e as versões que eles criaram! No u2b vai achar algumas amostras desses captadores.
Pagão e feliz!!