Detector de Cliping simples 1 Led alguém pode apontar o caminho?

Started by gubterra, 02 de December de 2013, as 11:05:50

Previous topic - Next topic

gubterra

Guest
Ola amigos, gostaria de algo que acende-se um led quando o sinal que sai do pré estiver acima de uma voltagem (X)?  1,5 vca rms por exemplo.

Alguém sabe me indicar algum projeto, ou caminho a seguir?

Obrigado, um abraço!

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Use comparador de tensão (LM311, LM339).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

gubterra

Guest
Valeu Big, Valeu X...

Então Big.. VU analógico com escala pra poucos volts? se tiver deve ser caro não!?

X, vi alguma coisa de comparador na net, vou ver se acho, valeu!

Finck

Handmaker
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

daniel_tubes

Colaborador
A eficiência está na simplicidade...
Caro amigo Gubterra, como é feita a calibração dos circuitos que você apresentou ?

Att Daniel
Pirataria é crime, não roube navios...

gubterra

Guest
infelizmente só no osciloscópio, ou no mínimo do mínimo um bom multimetro true rms...    você pode simular valores nos multsim, quase sempre vão estar bem perto... mas calibragem fina no potenciômetro só com aparelhagem...

Se por exemplo você usa o tda 7294 e conhece o limite que é 1,5v rms, dai você pega um gerador de onda senoidal gera 1000Hz sinoldal em um programa gratuito, bota o volume no maximo, injeta no pré, pega a saida do pré e mede com voltimetro true rms dai calibra com o petenciometro pra acender o led quando passar dos ~1,5v rms....

Abraço...

daniel_tubes

Colaborador
A eficiência está na simplicidade...
Obrigado pelo seu retorno, logo imaginei que seria necessário o uso de um osciloscopio.

Fico Agradecido ..

Att Daniel
Pirataria é crime, não roube navios...

Finck

Handmaker
Na falta de equipamentos precisos, imagino que dá para fazer uma regulagem razoável com um osciloscópio "de PC" e um gerador de sinal senoidal (que pode ser também "de PC").

E só a título de comentário, lembro de um circuito do tipo publicado na revista Nova Eletrônica na década de 80. Na época, me chamou a atenção o efeito de "inércia" no tempo de acendimento do LED ("esticando" o brilho, para dar tempo do usuário enxergar o evento), o que é uma coisa boa, que também existe no esquema postado pelo Gubterra.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...