Método da acetona

Started by Rikkitow, 17 de October de 2009, as 19:16:12

Previous topic - Next topic

designermx2

Guest
Quote from: sodomyzer on 27 de November de 2011, as 01:01:46
Alguém poderia postar uma foto do resultado do serviço? GrAmorin qual o resultado das suas? Estou procurando um método mais em conta do que o que uso atualmente pois é caro, apesar que resultado é extremamente bom chegando a ser bem parecido com o industrial.

Esses são os resultados que obtenho mesmo não fazendo direito e completamente sem cuidado:

http://img717.imageshack.us/img717/3189/dsc01564pm.jpg

A mesma só que mais perto.

http://img684.imageshack.us/img684/2554/dsc015642.jpg

Quero ver o resultado do método da acetona porque se compensar eu vou trocar de método por conta do bolso, um potinho da FastPCB(que eu uso) custa hoje 29,90 sem contar o frete, embora a qualidade seja muito boa eu acho um pouco caro se for comparar com o preço da acetona que deve ser abaixo de 5 reais (não sei o preço, não uso esmalte ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ)

Abraços

Vou ver se lembro de tirar umas fotos. Peguei um rolo de borracha encontrado em cartuchos de impressora a laser e dei uma borrifada (com vaso de sorine) na placa com acetona, fiz pressão. Após secar, dei apenas uma passada rápida de ferro (bem atôa mesmo) e tirei o papel com óleo de comida (empreguina o óleo no papel e depois coloca ele no sabão). tirei meio que sem cuidado algum e o resultado foi muito bom (fiz só acetona, acetona com ferro tirando só com água, só com água e sabão, só com ferro) e de todas esse método que citei funciona para qualquer tipo de acetona, até porque a que usei era azulada e tem aromatizantes. O resultado foi muito bom.

Fusion

Colaborador
Galera, seguinte.

Eu iria comprar os os reagentes para tentar o método de fotogravação. Daí lembrei deste topico e pensei, porque não tentar?

Eu tinha um vidro de acetona em casa (não sei como isso veio parar aqui) e umas impressões feitas em papel couchê, realizadas há mais ou menos uns 4 meses atras, para tentar fazer por transferencia térmica.

Peguei um placa de fenolite, limpei com uma esponja e água e sequei com guardanapo. Passei acetona com um cotonete na placa e na impressão, juntei os 2, joguei mais um pouco de acetona por cima e pressionei bastante, por uns 2 minutos. O resultado não poderia ser mais surpreendente!

Confiram:

Definitivamente, nunca consegui fazer uma placa tão bonita. Apenas algumas falhas, facilmente corrigidas com uma caneta de PCB.

Muito bom!
(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"

Electric Effects

Handmaker
Eu também estou fazendo placas assim, muito mais prático do que por foto-gravação e o resultado é quase igual.

nene_guitar

*
Iniciante
Parabens ficou bem legal. Depois que peguei o jeito deste metodo. Nao largo mais. Ja fiz ate a placa do dbd do victor sem falhas...

felix

Guest
Detalhe que não podemos esquecer, como frisou o Mestre GrAmorin, quanto mais tempo se passar entre a impressão e a transferência melhor.
1 dia é muito bom, 1 semana é ótimo.

Para trilhas muito complexas eu costumo deixar descansando por 1 semana antes de transferir.

Agora a pertinência do método vai depender da quantidade de placas que serão feitas, penso eu nessa ordem:

Placas pequenas em poucas quantidades ou médias únicas - Acetona
Placa grande, ou médias e pequenas em quantidades boas - Térmico
Placas muito grandes ou em grandes quantidades e/ou repetições posteriores - Fotográfico

Quando eu digo grande, me refiro não só a tamanho mais a complexidade no geral.

nene_guitar

*
Iniciante
bom dia!

eu sempre faço a impressão de uma semana para outra
e também com o papel fotográfico 180 mesmo em circuitos
pequenos!
nos circuitos maiores depois de secar a acetona eu passo o ferro de passar roupas
por uns dois minutos principalmente nos cantos.
para não ficar falhas.
tenho me saído bem!
esta é a placa do DBD do vitor barbosa
https://drive.google.com/file/d/0B-DFwSdpuTMHeFkycVFBZDVqS0k/edit?usp=sharing

Fusion

Colaborador
Fiz mais algumas placas. Estou melhorando!

É incrível que é muito rápido fazer a placa!

Espanhol

Hand MasterMind
Eu só uso acetona, nunca mais fiz placas por transferência térmica (minha esposa agradece rs...).
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".

Jones

Handmaker
  1. jonesxavier@hotmail.com
Aquela mesma acetona que as mulheres (e alguns homens) usam pra retirar esmaltes?  ??? E eu gastando o maior tempão fazendo transferência térmica.
"O essencial é invisível aos olhos"

Fusion

Colaborador
Quote from: Jones on 08 de February de 2014, as 23:46:22
Aquela mesma acetona que as mulheres (e alguns homens) usam pra retirar esmaltes?  ??? E eu gastando o maior tempão fazendo transferência térmica.

Essa mesmo. Que custa 2,78 dilmas na farmácia.

Electric Effects

Handmaker
Quote from: felix on 04 de February de 2014, as 00:18:38
Detalhe que não podemos esquecer, como frisou o Mestre GrAmorin, quanto mais tempo se passar entre a impressão e a transferência melhor.
1 dia é muito bom, 1 semana é ótimo.

E eu que fazia na hora  ???

Aprendi outro macete agora.