Defeito na Saída de Phone de Ampli de Estudo

Started by Codorna, 07 de February de 2014, as 09:23:51

Previous topic - Next topic

Codorna

Guest
Pessoal, gostaria de ajuda com um pequeno ampli de 10W, daqueles que vem em kit de iniciantes. A saída de phone dele está com som fraco, meio distorcido, como se estivesse perdendo sinal em algum lugar, mas quando puxo o plugue do fone metade pra fora e mudam os contatos do jack com o plugue do fone o canal esquerdo solitário sai com som perfeito. Troquei o jack e o problema persiste. Alguém tem uma idéia?

Aproveitando: eliminar chiados no movimento do cursor de potenciômetros é fácil? Vale a pena?

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Talvez seja o plugue do fone.

Quanto ao potenciômetro, você pode tentar limpar com limpa contatos (eletrônica), mande o spray na abertura embaixo do pot; ou abrir com cuidado e limpar o curso com alcool isopropílico. Se não resolver significa que está gasto, só substituindo mesmo.

Codorna

Guest
O fone está perfeito, Marcos. Testei com o mesmo fone que uso no dia a dia. :(

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Então é testar os componentes que envolvem a saída de fones. Com certeza vai ter um CI amplificador operacional, pode ser o LM386, é por aí.

Mas pra mim ainda parece ser mau contato
.

Poste foto do circuito.

Codorna

Guest
Então Marcos, de início eu estava certo de que era mau contato em relação ao jack, mas ele estava firmemente soldado à placa e o contato jack/plug visto com o painel aberto parecia perfeito, inclusive com teste de continuidade. Mesmo assim resolvi trocar o jack por um novo e o problema persiste exatamente do mesmo jeito.

O ampli está na casa de um amigo, vou postar foto assim que pegá-lo de volta. Obrigado!

Tmc

Colaborador
Se Deus é por nós quem será contra nós!
Você sempre usou esse fone nesse ampli, e de uma hora pra outra ele ficou como você descreveu?
pois aconteceu a mesma coisa comigo quando eu pluguei uma fone de celular no meu pc, tenta colocar outro fone desse vagados pra ver se é isso.

se fosse no ci, o som deveria cortar em ambos os lados do fone.

marcioulguim

**
Freqüente
Quote from: Tmc on 07 de February de 2014, as 15:56:26
pois aconteceu a mesma coisa comigo quando eu pluguei uma fone de celular no meu pc

Buenas

Se for fone de celular Nokia basta pressionar o botão do fone que o som fica normal.

Codorna

Guest
Quote from: marcioulguim on 07 de February de 2014, as 16:09:50
Quote from: Tmc on 07 de February de 2014, as 15:56:26
pois aconteceu a mesma coisa comigo quando eu pluguei uma fone de celular no meu pc

Buenas

Se for fone de celular Nokia basta pressionar o botão do fone que o som fica normal.

uai tem dessa? testei com um fone de iPod que também tem um botão... vou testar!

-----

palavrões são vetados no fórum né? hahahaha!!! realmente o fone de celular que tem aquele botão pra atender chamada dá ruídos...  ??? ??? ??? ???

obrigado marcioulguim!

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: Codorna on 07 de February de 2014, as 19:16:52
palavrões são vetados no fórum né? hahahaha!!! realmente o fone de celular que tem aquele botão pra atender chamada dá ruídos...  ??? ??? ??? ???

Nessa eu deixaria você escrever   "fruta que caiu"   :D
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

kem

DIY Freak
Quote from: xformer on 07 de February de 2014, as 20:21:24
Quote from: Codorna on 07 de February de 2014, as 19:16:52
palavrões são vetados no fórum né? hahahaha!!! realmente o fone de celular que tem aquele botão pra atender chamada dá ruídos...  ??? ??? ??? ???

Nessa eu deixaria você escrever   "fruta que caiu"   :D
"Ponte que partiu" é mais legal...  :D
Mas eu também não sabia dessa do botão... vivendo e aprendendo...
I don't want to die young...
I want to diode!

Ledod

Handmaker
  1. eduardo.mellonotto@gmail.com
 Imagine os gringos traduzindo este tópico... rs

"The falling fruit..."
"The broken bridge..."

:D

Codorna

Guest
Amigos, quanto aos potenciômetros, fizemos a limpeza com limpa contatos e os chiados acabaram, porém um dos potenciômetros ficou com o giro muito frouxo, "mole" (na falta de um adjetivo melhor), apesar de continuar funcionando normalmente. Isso é comum?

Aproveitando: efetuei a limpeza dos potenciômetros de outro ampli, mas dessa vez com álcool isopropílico, resolvendo também o problema dos chiados. Há alguma vantagem/desvantagem no uso de limpa contatos ou álcool isopropílico?