Fonte Visual Sound 1spot

Started by Victor Nery, 07 de March de 2013, as 10:49:56

Previous topic - Next topic

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

A fonte não é minha. Um amigo trouxe um DS-1 para conserto e daí deixou a fonte aqui. Ele acabou de sair daqui com a fonte e o pedal :-[ Vou tentar conseguir a fonte com ele para fazer mais testes e se ele consentir, abro ela e posto umas fotos.

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

kem

DIY Freak
Quote from: Roberto Alves on 08 de March de 2013, as 10:10:12
Quote from: hgamal on 08 de March de 2013, as 10:00:28
Quem é que vai arrumar o esquema desta 1-spot?

Quem tiver uma pra desmontar e transpor o esquemático pro papel.

O problema pra copiar essas fontes é o transformador.
Quero ver quem vai ter coragem de desenrolar o transformador pra contar as espriras...  ;D
I don't want to die young...
I want to diode!

Adam

*
Iniciante
Meu irmão tem uma dessas fontes, acabou pagando 150 reais por aqui(18 dólares no ebay)
e ele está meio frustrado pois a fonte começou a gerar ruídos, ruídos onde anteriormente não existia,
Quando testada no Amp com mais de um pedal existe um ruido de fundo "hiz" e só usando 1 pedal o ruído é absurdo chega a não sair o efeito ou amplifica muito o "hiz".

Testes com um multímetro digital:
    • Voltagem (saída) começa em 9.80v e vai subindo até 10.13v
    • Liguei 12 pedais em série com o multímetro/fonte [spoiler]Big Muff, Big Muff Tone wicker, wha Vox v847, Boss DS-2, Boss OC-3, obsidian, Muff Fuzz, Wha WH-10, Phaser 90, Dan-echo, Boss Ce-3[/spoiler] o consumo chegou a 200mA
    • A fonte apenas ligada a tomada(sem pedal) produz uma frequência muito alta , creio que algo em torno dos 13Hz(quase não ouço)

Fotos:
    [spoiler]
[/spoiler][/list]

Alinne

Guest
Fontes chaveadas como esta são muito ruidosas para aplicações de áudio.
A mesma fonte acompanha a MXR DC Brick e a fonte da Fire, mas o principal é a caixinha de distribuição
de tensões, pois ela deve ter um arranjo muito eficiente de filtro de DC, com resistores, muitos capacitores eletrolíticos, reguladores, etc.
A fonte linear ainda é a melhor opção para alimentação sem ruído, desde que bem feita.

zekkez

Guest
Minha experiência com as fontes Visual Sound One Spot é bem positiva.
Mesmo sendo uma fonte chaveada ela é bem silenciosa.
Evidentemente, ela está sujeita ao destino de qualquer coisa. Apresentar problemas, defeitos, etc...
Suponho ser este o caso.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: Adam on 18 de February de 2014, as 14:16:18
e ele está meio frustrado pois a fonte começou a gerar ruídos, ruídos onde anteriormente não existia,

• A fonte apenas ligada a tomada(sem pedal) produz uma frequência muito alta , creio que algo em torno dos 13Hz(quase não ouço)

13Hz não é frequência alta, pelo contrário, é infrasom. Ninguém vai ouvir nessa frequência. Agora se for 13kHz (é só chute né ? Mas é audível) então a fonte está com defeito. Se antes não havia esse ruído e agora há, tem algum problema, pois a frequência de trabalho de chaveamento dessas fontes normalmente é bem acima dos 20kHz, pra não ser audível. Se está com frequência audível, então está funcionando fora da especificação.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

felix

Guest
Como todo problema de fonte, eu sempre pergunto a mesma coisa primeiro.   ;D

Já testou a fonte em outro lugar longe dai?

Já testou a fonte com outros equipamentos e amp?

Eu sou um dos admiradores dessas novas fontes chaveadas.
Nunca tive problemas com elas, inclusive prefiro elas para o dia dia.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Tenho duas 1spot e as duas trabalham muito bem e sem ruídos inclusive com pedais de ganho ridiculamente alto!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Adam

*
Iniciante
Quote from: felix on 18 de February de 2014, as 18:44:26

já sim, testei em 2 estúdios fora a minha casa.

Quote from: xformer on 18 de February de 2014, as 18:28:56
desculpa, me atrapalhei! Khz mesmo e só chute... gravei com a camera e ela não captou tão evidente como é :(
assim que ligo algo a fonte esse "apito" para, e ele é emitido pela própria fonte e não no amplificador. no amplificador só os ruídos.
tô quase desistindo dela e começando a montar uma fonte.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Você quer dizer que a fonte funciona com um pequeno alto-falante?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Battery Acid

Handmaker
Compartilho das opiniões positivas sobre a 1spot, tenho uma há uns 4 anos e nunca tive problemas com ruídos

Adam

*
Iniciante
Quote from: Alex Frias on 18 de February de 2014, as 19:31:08
Você quer dizer que a fonte funciona com um pequeno alto-falante?

não Alex, assim que ligo a fonte na energia começa emitir um "piiiiiiiiiiii" muito agudo eu quando desligo da tomada ele vai diminuindo, Tv's antigas fazem algo semelhante ao serem desligadas
http://www.youtube.com/watch?v=1yWFjpJTHK0

felix

Guest
Sua fonte deve estar em curto.

Eu tenho uma fonte chaveada aqui, que apita quando está em curto.

Deve ser o diodo de proteção ou o capacitor que vazou.
A pode ser aquele termistor ali também.

Adam

*
Iniciante
Aquele Diodo D5 tá sem continuidade mesmo!  ???
Obrigado! vou fazer a substituição

felix

Guest
Quote from: Adam on 18 de February de 2014, as 20:59:35
Aquele Diodo D5 tá sem continuidade mesmo!  ???
Obrigado! vou fazer a substituição

Cuidado que o diodo pode ser o sintoma, e não a causa.

Eu por segurança substituiria aquele Capacitor enorme ali (mas tem que pegar um com ESR baixa) e trocaria o termistor.

Tenho uns termistores aqui que piraram com o tempo, sei lá, saem fora da especificação do nada, ficando sensíveis demais.