VOX AC50 handmade

Started by xandeguarah, 26 de March de 2013, as 17:09:46

Previous topic - Next topic

xandeguarah

**
Freqüente
Olá mestre Guilherme e demais colegas

Aferi as resistências e tensões conforme o sugerido.

Segue o diagrama:

http://www.casimages.com.br/i/140410084502167882.jpg.html

As resistências estão em vermelho e as tensões em azul.

Achei muito estranho o secundário de 220V aferir apenas 43V  :-X
A tensão de nossa rede local é 220V.

Aguardo o seu parecer.

Um forte abraço
temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Quote from: xandeguarah on 10 de April de 2014, as 15:52:11
Achei muito estranho o secundário de 220V aferir apenas 43V  :-X
A tensão de nossa rede local é 220V.

Estava na escala de AC ou DC?
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

xandeguarah

**
Freqüente
Olá Eduardo

Estava em corrente alternada.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Não entendi, se a rede elétrica aí é 220Vac, então você usou isso pra alimentar o primário do transformador de força, então deveria ter 220Vac na medição.   A menos que tenha alimentado com 127Vac no enrolamento primário de 127Vac do transformador.

De qualquer forma, as tensões nos secundário não estão estranhas e fazendo uma simulação você até conseguiria os 470Vdc, considerando as tensões em vazio e os valores de resistência que você mediu nos enrolamentos.  Eu chutei apenas o valor resistivo do choque (se puder, meça também) e algumas correntes de consumo, mas não deveria diferir muito do real:

A linha vermelha é a tensão antes do indutor (que vai para o transformador de saída e dele para as EL34). A linha verde é a tensão após o indutor.

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Guilherme

Guest
Duff, se você mediu quase 400Vac-CT-400Vac no secundário de alta tensão, será bem mais fácil obter 470Vdc de +B, na entrada do choque, como notou o Xformer e fez a simulação.

Salvo algumas inconsistências nas suas medições, o que você tem que fazer agora é descobrir porque sua medição de +B está tão baixa quanto 388Vdc para uma retificadora que está trabalhando com 400-0-400 Vac em suas placas !!!!!!!!!

Tem coisa muito errada ou você está medindo errado.

Coloque todas as válvulas no amp, retificadora inclusive, ligue o amp à um falante ou carga fantasma resistiva, deixe aquecer e meça a tensão entre o pino 8 da GZ34 e o chassis e depois na entrada do choque para o chassis. Em outras palavras, meça a tensão sobre o resistor de 22 ohms. Lembre-se, ponta de prova positiva no pino 8 e negativa no chassis e depois a mesma coisa na união do resistor de 22 ohms com o choque e o primeiro cap de filtro. Multimetro em DC.  CUIDADO

Poste os resultados...

Tua conta de Ã"PA comigo está aumentando  :D

Rapaz, tem até Stout na jogada, aquela escurinha à direita. Outra carregada no trigo, putz  [beer]

kem

DIY Freak
Ninguem vai palpitar que a bateria do multimetro pode estar arriada?
I don't want to die young...
I want to diode!

Eduardo

Hand MasterMind
Quote from: kem on 10 de April de 2014, as 19:36:29

A bateria do multímetro pode estar arriada!!!

:D

xandeguarah

**
Freqüente
Quote from: xformer on 10 de April de 2014, as 18:32:43
Não entendi, se a rede elétrica aí é 220Vac, então você usou isso pra alimentar o primário do transformador de força, então deveria ter 220Vac na medição.   A menos que tenha alimentado com 127Vac no enrolamento primário de 127Vac do transformador.

xformer,

Desculpe, fiz uma barberagem grande de novo. Quando medi a tensão no primário do transformador de força eu esqueci de tirar a ponta de prova do chassi ao invés da derivação 0v que recebe o AC.
Eu acabei de conferir agora (da forma correta) e o circuito me fornece, de fato, 218V neste ponto. Ufa! Mil perdões.

Quote from: xformer on 10 de April de 2014, as 18:32:43
De qualquer forma, as tensões nos secundário não estão estranhas e fazendo uma simulação você até conseguiria os 470Vdc, considerando as tensões em vazio e os valores de resistência que você mediu nos enrolamentos.  Eu chutei apenas o valor resistivo do choque (se puder, meça também) e algumas correntes de consumo, mas não deveria diferir muito do real:

A linha vermelha é a tensão antes do indutor (que vai para o transformador de saída e dele para as EL34). A linha verde é a tensão após o indutor.
Muito obrigado pelo esclarecimento.
Fico muito feliz em saber que dá pra se chegar a tensão necessária. Pela simulação, bem acima de 450 Vdc :)

Eu medi agora, após ligar o amp para conferir a tensão mencionada acima, e o valor resistivo do choque é de 149 Ohms.
Não sei se esse valor pode se alterar pelo capacitor de 32 uF estar carregado, pois acabei de ligar o amp (imagino que não).

Só mais uma curiosidade: qual é o software que você utiliza pra fazer essa simulação?
Um forte abraço

-----

Quote from: kem on 10 de April de 2014, as 19:36:29

Meus caros amigos Kem e Eduardo,

É difícil ser a bateria do multímetro. No manual dele consta que existe um sinal luminoso que indica bateria fraca.
Foi sim inobservância do usuário.  :-)

Um forte abraço

Eduardo

Hand MasterMind
Quote from: xandeguarah on 11 de April de 2014, as 07:29:38
É difícil ser a bateria do multímetro. No manual dele consta que existe um sinal luminoso que indica bateria fraca.
Foi sim inobservância do usuário.  :-)

Não caia nessa conversinha! Todo multímetro tem esse indicador, mas começa a dar leitura errada muito antes do indicador acender. Tanto eu quanto o Kem já passamos maus bocados por conta desse indicador fajuto.

Mas uma vez identificado que foi falha na bateria do usuário, que deve estar mexendo com o valvulado tarde da noite, problema resolvido!

Abraços

Eduardo

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: xandeguarah on 11 de April de 2014, as 07:29:38
Eu medi agora, após ligar o amp para conferir a tensão mencionada acima, e o valor resistivo do choque é de 149 Ohms.
Não sei se esse valor pode se alterar pelo capacitor de 32 uF estar carregado, pois acabei de ligar o amp (imagino que não).

Só mais uma curiosidade: qual é o software que você utiliza pra fazer essa simulação?

Como você faz medições da resistência do choque com o capacitor ligado nele, carregado com quase 500V ?  Nunca leu aqui que é pra descarregar esses capacitores da fonte antes de fazer qualquer coisa ? Mesmo que ele descarregasse com o consumo das válvulas, sempre tem que fazer esse procedimento (descarregar ligando um resistor entre os terminais do capacitor) e só mexer depois que medir a tensão sobre os capacitores e ter certeza de que estão descarregados (pelo menos com tensão abaixo dos 20V). É REGRA NÚMERO DOIS AO MEXER COM VALVULADOS (a número um é desligar o amplificador da tomada).
Pô mais uma barbeiragem e das que merecem 7 pontos na carteira (isso é igual a fazer ultrapassagem na curva, com faixa dupla contínua no meio - não faça mais essa estupidez).

Bom com essa resistência do choque, não altera muito as tensões da fonte.

Eu uso o Power Supply Design II.  Ã‰ free e se baixa no site do Duncan.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

xandeguarah

**
Freqüente
Quote from: xformer on 11 de April de 2014, as 08:36:37
Como você faz medições da resistência do choque com o capacitor ligado nele, carregado com quase 500V ?  Nunca leu aqui que é pra descarregar esses capacitores da fonte antes de fazer qualquer coisa ? Mesmo que ele descarregasse com o consumo das válvulas, sempre tem que fazer esse procedimento (descarregar ligando um resistor entre os terminais do capacitor) e só mexer depois que medir a tensão sobre os capacitores e ter certeza de que estão descarregados (pelo menos com tensão abaixo dos 20V). É REGRA NÚMERO DOIS AO MEXER COM VALVULADOS (a número um é desligar o amplificador da tomada).
Pô mais uma barbeiragem e das que merecem 7 pontos na carteira (isso é igual a fazer ultrapassagem na curva, com faixa dupla contínua no meio - não faça mais essa estupidez).

Perdão, perdão. Eu mereço o puxão de orelha, eu sei. :(
Sei do procedimento, do esquema para fazê-lo, mas confesso que foi pura preguiça. Não se repetirá, prometo.

Quote from: xformer on 11 de April de 2014, as 08:36:37
Bom com essa resistência do choque, não altera muito as tensões da fonte.

Eu uso o Power Supply Design II.  É free e se baixa no site do Duncan.

Beleza, então podemos pensar que estamos com os subsídios para atingir sucesso no projeto.  :)

Obrigado pela informação, meu amigo.
Vou baixar para que seja também auxiliar no meu aprendizado.

Um forte abraço

-----

Quote from: Guilherme on 10 de April de 2014, as 19:28:19
Coloque todas as válvulas no amp, retificadora inclusive, ligue o amp à um falante ou carga fantasma resistiva, deixe aquecer e meça a tensão entre o pino 8 da GZ34 e o chassis e depois na entrada do choque para o chassis. Em outras palavras, meça a tensão sobre o resistor de 22 ohms. Lembre-se, ponta de prova positiva no pino 8 e negativa no chassis e depois a mesma coisa na união do resistor de 22 ohms com o choque e o primeiro cap de filtro. Multimetro em DC.  CUIDADO

Vamos às tensões:

pino 8 da GZ34 = 400V
União 22R com choque = 387V

Observação: O resistor de 22R/6W está aquecendo muito na união do choque, tanto que está dessoldando. Já chega a escurecer e sair um pouco de fumaça O que pode estar acontecendo e como evitar esse superaquecimento?

Quote from: Guilherme on 10 de April de 2014, as 19:28:19
Tua conta de Ã"PA comigo está aumentando  :D

Rapaz, tem até Stout na jogada, aquela escurinha à direita. Outra carregada no trigo, putz  [beer]
Sim, é coisa fina mesmo.  ;)

daniel_tubes

Colaborador
A eficiência está na simplicidade...
Pergunto eu, Será realmente necessário o uso desse resistor de 22Rx6watts ?
Lendo as explicações acima chegamos a conclusão de que nesse ponto haveria um Brimistor que produz um delay na alta tensão, a tempo de aquecer os filamentos e a fonte de bias chegar a sua tensão de trabalho, se a minha logica não estiver errada esse seria o trabalho do brimistor.
Você sabe que o brimistor quando ja esta em funcionamento vai apresentar uma resistencia de 22, então esse se comportaria como o brimistor ja aquecido, seguindo as explicações.
Agora o seu resistor tem 6watts por 22R sobre perto de 400Volts , correto, agora peço uma ajuda do pessoal do mais experiente para me dizer quanto passa de Corrente nesse ponto, Sendo que o resistor é de apenas 6watts e a potência do amp e de 50watts, mas a plena potência.

Oque pode estar errado ai é que um resistor não substitue o brimistor. Uma chave tipo Stand-by seria mesmo o mais indicado e a remoção do brimistor.

Me corrijam se eu estiver errado ...

At Daniel
Pirataria é crime, não roube navios...

xandeguarah

**
Freqüente
Pela lei de Joule (P=U.I) seriam 15 mA passando pelo resistor 22R, estou correto?

Também acho que o tal resistor perde a propriedade pois, da forma como foi descrito, não alivia a pancada nas válvulas no momento de ligar o amp.

Estou estudando como instalar uma chave bypass nele.

Um forte abraço

-----

Olá amigos

Peço auxilio aos mais experientes.

Pelo que eu fiz no AC30, para instalar a chave standby, basta interpor um switch no lugar do resistor de 22R.
Os colegas aprovam este método?

Um forte abraço

daniel_tubes

Colaborador
A eficiência está na simplicidade...
Não Xande a corrente que circula pelo resistor de 22R e a corrente total que esta sendo consumida pelo amp. Por esse motivo chega a aquecer tanto que derrete a solda como você citou.
Por isso creio que melhor seja remover o tal resistor e não se preocupe com o restante do circuito, tenho uma replica do marshall plexi 1987 com 5u4 na retificação e ligado direto, com chave stand-by.

At Daniel

Ps, você corrigiu a fonte de Bias ?
Pirataria é crime, não roube navios...

xandeguarah

**
Freqüente
Bom, então a corrente é realmente alta. Será que supera os 3A?
Eu tenho um switch 2A/250V. Será que posso utilizá-lo como bypass?

Sobre a correção do bias:

O xformer me sugeriu diminuir o resistor após o 1N4007, que seria o de 220k. Mas o quanto devo diminuir?
QuoteÉ só diminuir o valor do segundo resistor (o depois do diodo 1N4007) que assim vai ter mais tensão negativa no potenciômetro