VOX AC50 handmade

Started by xandeguarah, 26 de March de 2013, as 17:09:46

Previous topic - Next topic

kem

DIY Freak
22.6K?!? ???
I don't want to die young...
I want to diode!

xandeguarah

**
Freqüente
Ops! desculpe, é 22,6R

é tanto "k" na frente que acabei confundindo.

um forte abraço
temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse

cobalto777

Guest
Quote from: xandeguarah on 22 de April de 2014, as 10:54:44
Quote from: kem on 22 de April de 2014, as 10:31:30
Ou você ainda tem algo consumindo mais do que devia ou esse resistor tem mais que 22R.

Fico com a primeira opção, Kem, já que ele está lendo 22,6K.
Agora vem a pergunta fatídica: O que será que está roubando corrente???
22,6 k ou 22 R?!?!?!?

-----

Quote from: cobalto777 on 22 de April de 2014, as 12:14:23
Quote from: kem on 22 de April de 2014, as 10:31:30
Ou você ainda tem algo consumindo mais do que devia ou esse resistor tem mais que 22R.

Fico com a primeira opção, Kem, já que ele está lendo 22,6K.
22,6 k ou 22 R?!?!?!?
ops!!! enquanto eu estava escrevendo, a resposta foi dada!!! mil perdões.

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!

Curto-circuito. Procure que tem. Capacitor invertido também faz isso.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

xandeguarah

**
Freqüente
Obrigado mestre Eduardo

Qual seria o melhor método para verificação? utilizar a função de condutividade do multímetro?

daniel_tubes

Colaborador
A eficiência está na simplicidade...
Não. Com o multimetro você não vai achar esse tipo de erro.
Tem que ser a olho mesmo, confira todas as ligações , mas confira mesmo, 2 ou 3 vezes, valores de resistores, veja se no meio dos terminais dos soquetes das valvulas não há pontos encostados.
Faça isso descansado com boa iluminação e sem barulhos em volta, a chances de dar mais errado por cansoço ou falta de iluminação são bem grandes. Falo por experiência.

Boa sorte...

At Daniel
Pirataria é crime, não roube navios...

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
1) Desligue o amplificador da tomada.

2) Tire todas as válvulas, exceto a GZ34.

3) Descarregue todos os capacitores de alta tensão.

4) Solte o fio central do primário do transformador de saída do ponto onde ele vai ligado na fonte (ponto de junção do resistor de 22R, indutor e capacitor de 8uF). Meça (multímetro em modo ohmímetro - mude as escalas se necessário) a resistência dele para o terra e para qualquer fio do secundário do mesmo transformador. TEM QUE DAR INFINITA OU MUITISSIMA ALTA resistência. Qualquer outro valor. estará anormal.

5) Se estiver ok, não religue o center tap de volta.  Verifique agora a integridade dos capacitores de 8uF de alta tensão.  Solte os terminais positivos e meça a resistência de cada ponta do indutor (choque) em relação ao terra.  Nos informe os valores medidos.  Sem as válvulas de pré e inversão, os únicos caminhos da corrente ao terra são por resistores de valor maior do que 10kohms e tem que passar pelos capacitores de desacoplamentos, de forma que valores abaixo de 1000 ohms não serão normais (espere com as pontas de prova porque a resistência vai subindo conforme os capacitores se carregam - você deve tê-los descarregados previamente - são os que ficam perto das válvulas de pré no diagrama esquemático - às vezes ligados nas placas das válvulas - e tem um monte).  Se acontecer da resistência estar baixa, vai desligando um por um (só o positivo) até achar qual é o culpado). Verifique também os valores dos resistores que estão ligados a esse ponto de HT (o terminal de saída do choque).

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

xandeguarah

**
Freqüente
Olá amigos,

Estava analisando a montagem e me veio uma coisa na cabeça.
Sempre fui um pouco receoso quando o assunto é aterramento.

Tem 4 capacitores eletrolíticos de 16uF na placa de pré. Pergunto: Eu aterrei estes capacitores fixando os terminais negativos junto a um parafuso de fixação de uma 12ax7. Isso pode estar ocasionando este inconveniente?

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: xandeguarah on 23 de April de 2014, as 09:49:59
Olá amigos,

Estava analisando a montagem e me veio uma coisa na cabeça.
Sempre fui um pouco receoso quando o assunto é aterramento.

Tem 4 capacitores eletrolíticos de 16uF na placa de pré. Pergunto: Eu aterrei estes capacitores fixando os terminais negativos junto a um parafuso de fixação de uma 12ax7. Isso pode estar ocasionando este inconveniente?

E tem mais um de 32uF que também faz a mesma função dos 4.  Eu não vejo que isso possa ser causa do problema de curto, a menos que como eu disse no post anterior, algum possa estar com problema, mas os resistores que vem antes são de valor alto o suficiente para não gerar uma demanda de corrente tão alta.  Eu desconfio mais de problema de isolamento ou de construção desse transformador de saída novo.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

xandeguarah

**
Freqüente
Olá meu amigo xformer

Vamos lá:

4 - fiz a medição do fio do primário conforme instrução e obtive 515 KOhms (e aumentando, pois não estabilizou). E deste ponto para os demais secundários do transformador de saída leram 370 KOhms. Da mesma forma, o valor aumentava sem estabilizar.

5 - Retirei os polos positivos dos capacitores de 8uf e as resistências obtidas no indutor foram na ordem de 600 KOhms com o mesmo comportamento do transformador de saida (aumentando e não estabilizando)

Está ok por enquanto ou cometi algum erro?

-----

Fiz as leituras das resistências de todos os eletrolíticos e todos conferiram altíssima resistência: unanimidade de 9,3 MOhms.
Fiz esta medição nos 4 capacitores eletrolíticos de 16uF, no 32 uF (são estes os de desacoplamento??) e também nos dois capacitores eletroliticos de 32 uF da fonte.
Todos conferiram o mesmo valor.

Sobre os resistores ligados aos terminais do transformador de choque, eu fiz uma associação em série para obter 780R, já que o esquema indica 800R (ligado aos resistores de 100R das EL34).
Todos os demais resistores estão ok, dando a leitura correta neste ponto do circuito.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: xandeguarah on 23 de April de 2014, as 10:17:14
4 - fiz a medição do fio do primário conforme instrução e obtive 515 KOhms (e aumentando, pois não estabilizou). E deste ponto para os demais secundários do transformador de saída leram 370 KOhms. Da mesma forma, o valor aumentava sem estabilizar.

Você soltou o fio do CT da fonte né (se não soltou não adianta medir) ?  Na verdade é pra dar resistência infinita (apesar de 515k ser um valor alto, não é normal, isso significa uma corrente de fuga para o terra e ele em si não tem mais nenhum caminho para o terra - já que as válvulas EL34 estão fora do circuito). Da mesma forma para o enrolamento secundário, se tiver falha na isolação entre os enrolamentos.  Você não segurou os fios nas pontas de prova com os dedos né ? (senão estaria medindo a resistência do seu corpo).

Agora sem as válvulas (pode tirar a GZ34 também), veja quanto consegue de tensão negativa na fonte de bias. Ajuste o potenciômetro pra que fique o mais negativo possível naquele ponto onde os dois resistores de 220k recebem a tensão de bias (os resistores que são ligados aos de 47k das grades das EL34).

Eu estou em Itajaí, se não fosse longe de Joinville, até daria uma ajuda pessoal.

xandeguarah

**
Freqüente
Quote from: xformer on 23 de April de 2014, as 11:30:27
Você soltou o fio do CT da fonte né (se não soltou não adianta medir) ?  Na verdade é pra dar resistência infinita (apesar de 515k ser um valor alto, não é normal, isso significa uma corrente de fuga para o terra e ele em si não tem mais nenhum caminho para o terra - já que as válvulas EL34 estão fora do circuito). Da mesma forma para o enrolamento secundário, se tiver falha na isolação entre os enrolamentos.  Você não segurou os fios nas pontas de prova com os dedos né ? (senão estaria medindo a resistência do seu corpo).
Sim, soltei o CT até porque com o calor produzido pelo aquecimento do 22R (ele se desprendeu) ele estava totalmente solto do circuito.
Essa corrente de fuga para o terra é que está me deixando com o cabelo em pé  )>|, descobrindo ele descubro o problema desse amp.
Não segurei a ponta com os dedos não, somente as pontas de prova.
(Não gostei dessa frase que fala do isolamento dos enrolamentos  :-X será que foi pro beleléu??)

QuoteAgora sem as válvulas (pode tirar a GZ34 também), veja quanto consegue de tensão negativa na fonte de bias. Ajuste o potenciômetro pra que fique o mais negativo possível naquele ponto onde os dois resistores de 220k recebem a tensão de bias (os resistores que são ligados aos de 47k das grades das EL34).
Como estou no meu horário de trabalho farei essa verificação hoje a noite quando chegar em casa.  :tup

QuoteEu estou em Itajaí, se não fosse longe de Joinville, até daria uma ajuda pessoal.
Puxa vida, seria uma honra e alegre satisfação!
Estará até quando em Itajaí? Se não fosse incomodo eu poderia ir até você com o amp pra dar o teu diagnóstico?

Um forte abraço

-----

Olá amigos

Conforme o xformer me instruiu, retirei todas as válvulas e fiz a medição da tensão de bias no ponto mencionado.
Com o potenciômetro no máximo da tensão negativa obtive a leitura oscilando entre -34,8 a -35,2 volts.

Lembrando que o resistor que coloquei antes do diodo é de 33K,sendo que todos os anteriores (330k, 270k...) chegaram a no máximo -18 V.

Um forte abraço

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Só conseguir -35V é muito pouco, se a tensão de pico passa de 400V, fazendo a conta com o divisor de tensão, era pra ter uma tensão negativa maior. Está sem o neon ?  Veja quanto tem de tensão DC depois do diodo (no  primeiro capacitor de 8uF) e quanto fica a tensão AC no secundário de alta tensão (do CT para o braço onde está ligado o diodo 1N4007, ou seja do catodo para o CT - CUIDADO, MUITO CUIDADO). Meça com todas as válvulas retiradas.
Eu fico aqui até o fim do mês, mas não tem lugar e espaço pra mexer com amplificador aqui, nem tenho instrumentos. A gente vai conseguir resolver pelo fórum mesmo, como das outras vezes.

xandeguarah

**
Freqüente
Quote from: xformer link=topic=5167.msg143493 passa de 400V, fazendo a conta com o divisor de tensão, era pra ter uma tensão negativa maior. Está sem o neon ?/quote]

Sim, está sem o neon, conforme o esquemático sugerido pelo Guilherme.

QuoteVeja quanto tem de tensão DC depois do diodo (no  primeiro capacitor de 8uF)

Eu aferi e tem -154 volts depois de 5 minutos ligado.  ???

Quotee quanto fica a tensão AC no secundário de alta tensão (do CT para o braço onde está ligado o diodo 1N4007, ou seja do catodo para o CT - CUIDADO, MUITO CUIDADO). Meça com todas as válvulas retiradas.

Bem, eu medi com o 22R ligado a ele, está correto?
Deu AC -147 volts

QuoteEu fico aqui até o fim do mês, mas não tem lugar e espaço pra mexer com amplificador aqui, nem tenho instrumentos. A gente vai conseguir resolver pelo fórum mesmo, como das outras vezes.
Perfeito xformer, não quero atrapalhar e pra mim fica até mais meritório e didático por aqui.

Um forte abraço

-----

Corrigindo:

Refiz a medição AC no ponto indicado e leu de 155 a 157 volts (positivo).

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Então aconteceu alguma coisa de errado com seu transformador de força. Antes a tensão no secundário era de 394Vac e agora tem menos da metade (155Vac). Por isso que a tensão de bias fica com valor pequeno.
Tem dois problemas:
1) A falta de isolação no seu transformador de saída
2) A falta de tensão no seu transformador de força

Realmente, só de pensar em pegar a BR101 e andar mais de 200km (ida  e volta Joinville-Itajaí) já dá preguiça.  Vamos resolver pelo fórum mesmo.