Projeto de preamp para áudio

Started by Marcos Ceia, 29 de April de 2010, as 00:29:31

Previous topic - Next topic

Marcos Ceia

Guest
Estava olhando aqui no site, o projeto do Preamp do site, apesar de bem legal, é mais voltado para guitarra; como estou montando 2 amps para áudio semi-hifi, procurei um projeto de um preamp bem simples, alimentado por +/-15V, sem dor de cabeça. Achei o Project 88 do Rod Elliot, bem simples, com 2 estágios de ganho quase iguais, baseado num OPA2134, e adicionei no final o circuito de tone deste projeto, só para dar um toque legal.

O circuito completo para cada sinal é o seguinte:

E a placa pronta assim:

(os conectores para os pots são Molex que tenho sobrando em casa de um mini system velho)
(sim, sei que está porca, mas é para ter uma idéia)

Agora pergunto:
1) Srs. Expertos, alguma falha no projeto, trilhas, etc? Alguma dica antes de botar a mão na massa?

2) Existe a possibilidade de trocar esse op-amp pelo NE5532 ou, preferencialmente, pelo TL072? Pergunto isso p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) já ouvi falar muito bem desse OPA, mas ele é bem mais caro que o TL, e se fosse possivel iria testar primeiro com o mais barato, óbvio.

Então, se tudo estiver correto, começo logo a fazer o projeto  ;)

Abraços!

Senhores, não achei que a placa ficou legal.
Fiz um equema modular, cada canal em uma placa diferente, para tornar mais compacto e facilitar a montagem.
Fiz o esquema, tudo bonito, e queria a ajuda dos bons de layout pra deixar o preamp bem maneiro e útil para a comunidade.

Obrigado.

Edit: Leia as regras e não poste o mesmo conteúdo em outro fórum apenas para pedir ajuda em relação ao layout.

Jupterra

Guest
Olá Marcos.
Pelo que percebo, vc pode sim, utlizar o TL072 ou até o TL062, neste projeto de pré.
As alimentações e pinagens são semelhantes e os resultados também.
Estou de acordo com você, no que diz "testar primeiro o mais barato".
Boa sorte e q d o (moderador, peço que me suspenda do fórum) o fizer, poste o resultado. ok?

Marcos Ceia

Guest
Então, estou com problemas em relação ao layout, que não ficou tão legal. Botei lá no fórum especializado, mas não funcionou, então, quem puder dar uma luz e uma ajuda pra fazer um layout decente, em vez desse arremedo que fiz, seria nice O0

Abraços!

plautz

Guest
Não acostuma.

Olha o anexo.

Esse esquema é bem básico e é ótimo para treinar no Eagle.

Se não funcionar, o problema não é meu.

Se explodir, idem.

Se ficar mudo, ibidem.

Marcos Ceia

Guest
YAY.  :D

ValeuZAÇO!

Assim que montar o bicho vou mostrando o desenvolver do projeto o/

Abraços!

marioyee

Guest
Quote from: Marcos Ceia on 06 de May de 2010, as 10:34:02
YAY.  :D

ValeuZAÇO!

Assim que montar o bicho vou mostrando o desenvolver do projeto o/

Abraços!

O pre amp funcionou legal?

viagem_mental

Handmaker
Aproveitando o embalo... estou desanimado por estar sem aparelho de som em casa. Ficar ouvindo música no dvd ou no computador é um porre de sangue de boi! >;(

Fiz um layout para outro pré do site citado acima. Não ficou tão bonito, mas espero montá-lo assim que possível ($$$)...

Quem tiver interesse em se arriscar, fica por sua conta e risco. Porém, estou pegando a manhã do eagle e meus projetos tem funcionado bem... veremos! (hdbngr

Obs.: os pots que tem A e B são duplos.
Guitar Craft

viagem_mental

Handmaker
Mudei um pouco o layout. Aumentei os pads para ficar mais fácil a fixação dos pots e chave.
Guitar Craft

Tmc

Colaborador
Se Deus é por nós quem será contra nós!
Quote from: viagem_mental on 27 de August de 2010, as 14:52:45
Mudei um pouco o layout. Aumentei os pads para ficar mais fácil a fixação dos pots e chave.

Vc já fez esse pré??? funciona?

viagem_mental

Handmaker
Aguardo as peças chegarem para montar. Mas se você quiser se habilitar... :)
Guitar Craft

Tmc

Colaborador
Se Deus é por nós quem será contra nós!
Deixa ver se eu entendí o projeto:

Esse pré e estéreo né, pelo que ví são dois controles de Grave e dois de Agudo e dois controles de volume e um de balanço L e R né isso "Viagem_metal". desculpa sou iniciante se vc tiver saco pra me aturar,_ tenho muito interesse em fazê-lo.

viagem_mental

Handmaker
Não esquenta. Não são dois controles. Vc deve usar pots duplos. A não ser que vc queira equalizar de forma diferente as saídas R e L. Vc vai montar também?
Guitar Craft

viagem_mental

Handmaker
Olá pessoal. Montei o layout que eu criei (acima) e estou com alguns problemas. O som está saindo, porém, o pot de volume só funciona em uma pequena parte do curso, e o som está pouco intenso...

Já os de grave e agudos aparentemente não alteram nada.

Já revisei soldas, circuíto etc... Serão os pots que estragaram? Usei pots alpha e não creio muito nisso...

Alguma sugestão?

Obrigado.
Guitar Craft

mrmagoo

Colaborador
  1. andremasterblaster@hotmail.com
Não consigo abrir seu PDF, experimentou remover o tone control? (isso se houver no seu projeto)
Americana-SP

viagem_mental

Handmaker
Aqui abriu normalmente. Ele tem controle de graves e agudos. Valeu
Guitar Craft