Tube screamer com volume muito baixo!!!

Started by Fisioterapeuta, 26 de August de 2014, as 13:14:25

Previous topic - Next topic

Fisioterapeuta

Handmaker
Já montei vários tube screamers porém este deu problema, os controles funcionam so que em volume baixo
aumento o som do amplificador no talo e só escuto a distorção lá no fundo.
Minha pergunta é, o que faz a amplificação do sinal da guitarra neste efeito é o 4558 ou os transistores?

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Os transistores são Buffer, um na entrada e outro na saída.  O ganho é feito na primeira parte do 4558; a parte onde atua o potenciômetro de overdrive.

Busque aqui no fórum pelo PDF do Tube_Screamer_TS808_Clone_Plautz, que é um clone (claro) e que contém muita informação, além de ter o diagrama em bloco, onde explica o que cada setor do pedal faz.

OBS: clone disponibilizado pelo Plautz!

Abraços,
Alfredo

Bizzorro

Guest
Olá Fisioterapeuta!

O 4558 é um amplificador operacional duplo...pode ser ele e também pode não ser...se tiver outro ci, não custa tentar...mas, já tive o mesmo problema e era por incrivel que pareça, um capacitor com perna quebrada...

O ideal é testar em blocos o circuito, com um injetor de sinais e um multimetro....

Abraços e boa sorte!

EddieTavares

Guest
Quote from: Alfredo Padrao on 26 de August de 2014, as 14:03:44
Os transistores são Buffer, um na entrada e outro na saída.  O ganho é feito na primeira parte do 4558; a parte onde atua o potenciômetro de overdrive.

Exatamente como o colega descreveu.

Eu costumo debugar meus pedais do fim para o começo, assim: com o circuito plugado no amplificador eu injeto algum sinal na base do transistor do buffer de saída, por exemplo, depois eu injetaria sinal nos pinos de input dos opamps e por fim no buffer de entrada, dessa forma, o ponto que não houver sinal ou que o sinal estiver baixo demais estará automaticamente indicando um problema.

Entretanto, como vc notou um pouquinho de som distorcido bem, eu iria no pot de volume.

Fisioterapeuta

Handmaker
Todos os componentes sao novos pois comprei tudo na tiger comp... Mas  vou ver as soldas no ci e trocar o pot de volume e ver no que da

Bizzorro

Guest
Quote from: Fisioterapeuta on 26 de August de 2014, as 15:58:49
Todos os componentes sao.novos pois comprei tudo na tiger comp...

Isso não quer dizer que não haja algum defeito...se quiser alguns ci's novos e com defeito, tenho dois 4558, um TL072 e um 741, todos com defeito :(

O pot é bom verificar também...tenho uma pancada com defeito, que nem soldar eu soldei e como aqui custa barato (R$ 1)...

Abraços!

EddieTavares

Guest
É por isso que eu monto tudo na proto antes de montar na placa

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Para complementar, seria interessante você comentar qual o layout está usando, já que este pedal tem muitos layouts disponíveis.   Ou até mesmo colocar fotos nítidas, pelos dois lados.

Quote from: Bizzorro on 26 de August de 2014, as 22:09:11

O pot é bom verificar também...tenho uma pancada com defeito, que nem soldar eu soldei e como aqui custa barato (R$ 1)...

Abraços!

O potenciômetro, em muitos casos, é o vilão da história; ou já vem com defeito; cai ao manusear e quebra trilha internamente; esquenta em demasia quando está soldando, entre outras possibilidades.

Boa sorte,
Alfredo

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Se o potenciômetro atua normalmente, mas com volume muito baixo, me cheira a capacitor bichado.

Fisioterapeuta

Handmaker
o esquema foi a do tonepad.om

subistitui o potenciometro por outro 500ka e o problema persistiu, subistitui o jrc 4558 por outro 4558 e o problema persistiu, revisei todas as soldase nao estao frias ou com mal contatos...

o efeito funciona mas com o volume baixo e todos os pots atuam...

marcos camara qual capacitor voce arristaria ja que nao estou com um injetor de sinal aqui

Ferro_Velho

Guest
Fisio, se o efeito funciona e todos os pots atuam, então o problema é depois do tonestack e depois dos dois opamps.

Pode ser uma fuga para o terra, que pode ser por valor errado de resistor (valor menor que o correto) ou um resistor com valor maior no caminho do sinal e já perto do fim do circuito.

Verifique Ra se esta correto, com valor em R e não em K.

Se Ra estiver correto, verifique os outros resistores deste último bloco do circuito (Rb e o de 10K conectado ao terra).

Abraço.

EddieTavares

Guest
Por acaso, vc não inverteu a posição de um dos transistores?

Fisioterapeuta

Handmaker
Tem horas que da um pane na cabeça , simplesmente esqueci de soldar ra e rb, não prestei atenção e achei que só existiam no ts9, como poderia funcionar bem este efeito sem os resistores 10k e 100ohms... Obrigado galera vou prestar mais atenção da próxima vez, e se por ventura surgir alguma dúvida mais para frente já crio o tópico com as fotos.

felix

Guest
"Shwo de Boal"  :D

Não resisti, digitar no celular é tenso, uma vez mandei uma mensagem para minha chefe dizendo que chegaria atrasado, sei que foi tanta coisa escrita errado que ela achou que eu estava drogado e até me liberou.
"Pelo menos imagino que seja isso"
:tup

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Ainda bem que achou o problema.  Que falta faz uma foto; se a mesma tivesse sido postada acompanhado a primeira mensagem, já estaria resolvido. :tup

Boa sorte,
Alfredo