Poste a foto do seu set

Started by chcl23, 08 de October de 2009, as 23:43:36

Previous topic - Next topic

martinezsonic

*
Iniciante
Posts: 29
Logged
O classic T é cópia do blues Jr  , com falante Chinês, eu achei ele com muito grave, a giannini diz ter 20W, coloquei  lado a lado com o blues jr,notei  que a potência é a mesma , a fender é mais honesta diz ter 15W o blues Jr .Quanto ao falante é uma boa trocar por um eminence.

Ferro_Velho

Guest
Logged
Eu já ouvi dizer que o Classic T é o pré do Tremendão da própria Giannini (daí o "T") com um power de duas EL84.

Abraço. 

martinezsonic

*
Iniciante
Posts: 29
Logged
 Ferro_velho pode ser que o pré seja o mesmo do tremendão,  eles devem ter alterado valores de potenciômetros e capacitores para não ficar igual, isto acrescentou grave ao ampli. Fiquei com o classic T de um amigo por alguns dias e abri para ver o circuito, bom as disposição dos componentes na placa é praticamente igual o do blues jr, e muitos componentes são os mesmos, mais é um bom amplificador e da para fazer varias modificações, como o pré do bass mam, presença,
clear mod, praticamente todos os mod's do blues jr. Se trocar o falante e mexer no pré ele vira um Blues jr.

um abraço

Ferro_Velho

Guest
Logged
#1143
martinezsonic, a maioria dos amplificadores valvulados de baixa potência e apenas um canal são parecidos quando se olha o circuito ou o esquemático, não dá muito pra reinventar a roda.

Mas basta mudar o valor de um único resistor ou capacitor e tudo muda.

Quanto ao falante, é um celestion, e para a proposta do amplificador (prática, ensaio e pequenos shows) o falante celestion é até uma grata surpresa, é chinês como quase todos os celestions o são. (que eu saiba, apenas os de alnico ainda são fabricados na Inglaterra).

Acredito que uma pessoa possa preferir algum modelo de falante eminence, mas eu tenho o governor da eminence, que dizem ser uma cópia do celestion vintage 30, e tenho o vintage 30 mesmo e o celestion é (na minha nada humilde opinião  :D) melhor que o eminence.

Mas claro que não se pode querer que todos gostem da mesma coisa, quando estava tocando com ele numa loja aqui na minha cidade, haviam outros lá que não gostaram do classic T, diziam que faltava ganho, peso, drive, etc.

Eu gostei, achei que ele aceita bem pedais, principalmente boosters, testei ele com vários pedais meus que levei para mostrar a um amigo que toca outros instrumentos e agora quer começar a tocar guitarra e aproveitamos para tocar com o classic T.


Abraço.
 

Ledod

****
Handmaker
Posts: 1,132
  1. eduardo.mellonotto@gmail.com
Location: São Paulo - SP
Logged
#1144
 Nesse fim de ano consegui um tempinho para montar dois desejos antigos para o meu set, um AB box simples com bypass (DPDT + 3PDT), e uma fonte com 8 saídas isoladas.

A fonte é baseada em um transformador de 12v 1A que enrolei durante a graduação e que esteva dando sopa nas minhas tranqueiras. Reenrolei 8 secundários de aproximadamente 12 Vac com fio, se não me engano, awg 32, retifiquei com 8 pontes + caps de filtro (220uF + 100nf e 10uF + 100nF) e reguladores de tensão de 9v e 12v (6x 7809 e 2x 7812).

O interessante deste tipo de fonte isolada é que o ruído é zero visto que os loops de terra pelos cabos e referências flutuantes entre os pedais tornam o conjunto imune a interferências externas. Eu nunca tive problemas graves deste tipo, mas já que era para fazer uma fonte interessante...  :P

Abaixo o set, um lado do AB box ficou o ultimate drive + CE5, do outro o jackhammer com mods + Electric Mistress Flanger 12v handmade.

Na saída, o DD7 e o RV600 com as mods para diminuir o "tone sucking".

Só falta um wah-wah, reservado para o espaço a direita no set.



Um abraço!

Eduardo

Guilherme

Guest
Logged
Ledod, parabéns pela sua fonte e pelo seu set !

Você inseriu um very low-pass RC ou similar na saída de cada regulador ?

abração

Guilherme

GuitarCris

****
Handmaker
Posts: 1,210
Location: São Paulo
Logged
Ledod, você teria fotos do interior desta fonte?
Em busca do drive perfeito!!!

Ledod

****
Handmaker
Posts: 1,132
  1. eduardo.mellonotto@gmail.com
Location: São Paulo - SP
Logged
 Guilherme, obrigado pelos parabéns!!

No fundo segui o esquema simplista do R.G. Keen: http://www.geofex.com/article_folders/spyder/spyder.htm

Mas adicionei capacitores de 100nF cerâmicos multicamadas no input e output do regulador. Eu nem pensei em adicionar um RC na saída, poderia ter implementado que diminuiria ainda mais o ripple.

Basicamente é o seguinte: ponte retificadora 400v 500ma -> cap. 220uF -> cap. 100nF -> 78xx -> cap. 10uF -> cap. 100nF -> saída.

Eu queria ter adquirido uns capacitores da philips na Farnell e pontes e caps cerâmicos SMD para deixar o circuito mais compacto. Mas no fim fiz com placa padrão e componentes comuns mesmo... rs

Eu utilizei as versões TO220 dos reguladores, não necessitando de dissipadores. Apesar que esse pedalzinho da behringer é um guloso de energia e aquece ligeiramente o regulador.

GuitarCris:

Eu não tenho, posso tentar tirar algumas fotos, mas está tudo tão apertado que não queria mais abrir... rs

Mas basicamente o layout é esse aqui:



Como os circuitos são idênticos e simples, resolvi montar em placa padrão.

O transformador, seria muito legal se fosse um toroidal bem pequeno para inserir na própria caixinha. Mas creio que essa montagem não ficou de todo ruim.

Um abração

Eduardo

GuitarCris

****
Handmaker
Posts: 1,210
Location: São Paulo
Logged
#1148
Eduardo, creio que realmente pelo tamanho da fonte e por tudo o   que há nela o espaço seja realmente pequeno.
Não abra, apenas pensei que já haviam fotos do projeto, mas abri-lo apenas com esta finalidade não compensa.
Obrigado pelo layout, irei guarda-lo para uma futura montagem.
Abraço
Em busca do drive perfeito!!!

Alfredo Padrao

****
Handmaker
Posts: 1,452
"Fui eu que fiz"
Location: Rio de Janeiro - RJ
Logged
Ledod, parabéns pelo set, ficou show! :tup

Mas gostaria de matar uma curiosidade que sempre tive das fontes com saídas isoladas.  E aproveitar para fazer a seguinte pergunta: Mesmo com saídas isoladas; quando estiverem conectadas aos pedais, estes não estariam fazendo um terra comum, através de seus cabos de interligação?

Abraços,
Alfredo

Etelvino Costa

**
Freqüente
Posts: 392
Location: Goiânia
Logged
Quote from: Alfredo Padrao on 09 de December de 2014, as 13:52:59
Mas gostaria de matar uma curiosidade que sempre tive das fontes com saídas isoladas.  E aproveitar para fazer a seguinte pergunta: Mesmo com saídas isoladas; quando estiverem conectadas aos pedais, estes não estariam fazendo um terra comum, através de seus cabos de interligação?

Eduardo também fiquei na duvida sobre esta sua fonte, daria para ligar um pedal com ground positivo simultaneamente com os outros pedais?

Parabéns pelo set! Está bem organizado.
Paciência comigo, estou tentando aprender.

felix

Guest
Logged
#1151
Pelo layout que ele mostra, cada saída é totalmente independente, isto é, uma fonte diferente, apesar do mesmo transformador.
Então ele pode usar positive e negative ground tranquilamente.

Ledod

****
Handmaker
Posts: 1,132
  1. eduardo.mellonotto@gmail.com
Location: São Paulo - SP
Logged
Quote from: Alfredo Padrao on 09 de December de 2014, as 13:52:59
Ledod, parabéns pelo set, ficou show!

Mas gostaria de matar uma curiosidade que sempre tive das fontes com saídas isoladas.  E aproveitar para fazer a seguinte pergunta: Mesmo com saídas isoladas; quando estiverem conectadas aos pedais, estes não estariam fazendo um terra comum, através de seus cabos de interligação?

Abraços,
Alfredo

Obrigado!

Sim, realmente os pedais tem referência no terra dos cabos, mas isso é ótimo porque o "terra" mais importante do sistema é esse (referência de áudio).

Uma explicação básica é que os cabos de alimentação com terras iguais "forçam" a circulação de corrente pelos cabos de áudio.
Quando há essa circulação de corrente há também, devido a impedância da malha de terra dos cabos, conexões, terras internos do pedal, etc, o aparecimento de um ruído no terra de sinal. Como o sinal do instrumento está referenciado a essa malha, teremos ruído nesse sinal.

No link anterior do R.G. Keen ele explica sobre a circulação de corrente pela malha de terra(é uma espira fechada com grande área). Ao eliminar essa espira, o terra de sinal não é "carregado" pela corrente e fica estável. É como se os cabos não "enxergassem" que existem pedais conectados entre ele.

Quote from: Etelvino Costa on 09 de December de 2014, as 14:58:10

Eduardo também fiquei na duvida sobre esta sua fonte, daria para ligar um pedal com ground positivo simultaneamente com os outros pedais?

Parabéns pelo set! Está bem organizado.

Obrigado, nesse caso é só você inverter a polaridade do cabinho de alimentação. O terra entre eles é flutuante.

É como o felix comentou, basicamente seriam 8 fontes de baixa corrente "em paralelo", porém sem conexão entre elas.

Um abraço!

Eduardo

felix

Guest
Logged
Uma coisa que reparo sempre, é que ao usarmos pedais positive ground e negative ground no mesmo setup, existem algumas interferências aleatórias que diminuem.
Acredito, meio que misticamente, que algumas frequências que possam vir do ambiente, e que contaminam o terra do áudio através do terra da fonte, são anuladas ao encontrar pela frente um terra positivo e um terra negativo, algo meio que análogo ao sistema de um humbucker.

Pode ser superstição e tal, mas:
Eu non creo nas meigas, mais habelas hainas

Alex Frias

******
DIY Freak
Posts: 7,597
Flanelinhas, cuidado!!!
Logged
#1154
Setup usado no último (?) show de 2012 2014, ao lado de meus amigos do Calangos Groove!



"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!