Fuzz factory...

Started by Paulo Shure, 07 de May de 2015, as 00:23:30

Previous topic - Next topic

Paulo Shure

Handmaker
O limão é uma laranja de mau humor.
Saudações:

Montei o fuzz factory e ele nao esta fazendo o efeito fuzz....todas as outras funções dos potenciômetros estão aparentemente funcionando mas nao esta com o som fuzz....como eu ja tinha montado outros fuzzes aqui sobraram alguns transistores e eu nao tinha o bc 557, usei dois bc 548b....pode ser esse o motivo???
Não perca seu tempo, conquiste-o.

plautz

Guest
BC557 é PNP e BC548 é NPN.

Você trocou PNP por NPN mesmo? Se foi, tá aí o erro.

Se foi um erro de digitação, então esquece.

E porque usou DOIS transistores no lugar de um só?

Paulo Shure

Handmaker
SAudaçoes mestre:

Sim no layout pede 2 bc557, como eu tinha esses parados aqui achei que daria certo com eles....

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Paulo, o BC548B (NPN) não substitui o BC557 (PNP).  No esquema que já vi do Fuzz Factory, usa um transistor de silício (NPN) e 2 transistores de germânio (PNP).  Dá uma conferida.

Quando montei, usei o layout do biglouis, (o antigo) e funcionou de primeira.  Qual layout você usou?

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1046.0

Enquanto respondia, já houveram duas respostas, estou ficando velho e lento

Paulo Shure

Handmaker

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
No lugar dos BC557, pode experimentar BC558, BC559, BC327, BC328, ou outro PNP de uso geral.

Gfassuncao

**
Freqüente
Pelo layout do Big são todos B. Mas se usar A funciona, apenas a posição dos controles fica diferente. Use assim mesmo, caso não agrade, aí você muda.

Paulo Shure

Handmaker
Quote from: Gfassuncao on 07 de May de 2015, as 20:15:38
Pelo layout do Big são todos B. Mas se usar A funciona, apenas a posição dos controles fica diferente. Use assim mesmo, caso não agrade, aí você muda.

Saudações:

Amigo ficou horrível..nem de longe parece com o pedal...ele esta funcionando mas nem de longe parece com a proposta...segui exatamente o layout com exceção dos pots

marcao_cfh

Handmaker
Como assim com exceção dos potenciômetros?

Edit: quanto aos transistores, o Fuzz Factory pede um NPN e dois PNP. O seu BC548 vai servir como o NPN, mas os outros dois precisam ser PNP, senão não funciona. Pode usar o BC557, BC558 ou BC559 como os PNP.

Edit de novo: vi o layout. O seu BC548 substitui o 2N3904. Mas, para fazer a substituição, você deve inverter o transistor, pois eles tem pinagens diferentes.

Paulo Shure

Handmaker
Texto excluído por conter internetês.

-----

Saudaçoes::

Me expressei mal....

Ao montar o projeto usei todos os componentes que pediam no layout,os  2 bc 557 que eu nao tinha em mãos, acabei por testar com dois bc548....Hoje comprei os dois 557,e o pedal esta mais que estranho nem um pouco parecido com os montados.Como no layout não tinha descrição dos potenciômetros , acabei achando que eram k.a....

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Além de não confundir os layouts, pois este que o Paulo postou usa os 3 transistores de silício, sendo o primeiro NPN e os outros PNP.

Já o layout do biglouis, que eu citei, que foi o que eu usei, usa o primeiro transistor NPN de silício, e os outros 2 PNP de germânio.

Paulo Shure

Handmaker
Quote from: Alfredo Padrao on 07 de May de 2015, as 22:23:49
Além de não confundir os layouts, pois este que o Paulo postou usa os 3 transistores de silício, sendo o primeiro NPN e os outros PNP.

Já o layout do biglouis, que eu citei, que foi o que eu usei, usa o primeiro transistor NPN de silício, e os outros 2 PNP de germânio.

Alfredo Padrao ...Esse que vc usou foi o "mini" fuzz factory correto???

-----

SAudaçoes:

Acabei de testar com os bc's558,além de ruim o som estranho, da ate pra ouvir a rádio da universal......

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Sim Paulo, usei o "mini" fuzz factory.

Agora quanto ao layout que você está usando, você chegou a fazer a verificação que o  marcao_cfh citou?

Edit de novo: vi o layout. O seu BC548 substitui o 2N3904. Mas, para fazer a substituição, você deve inverter o transistor, pois eles tem pinagens diferentes.

Paulo Shure

Handmaker
Quote from: Alfredo Padrao on 07 de May de 2015, as 22:49:37
Sim Paulo, usei o "mini" fuzz factory.

Agora quanto ao layout que você está usando, você chegou a fazer a verificação que o  marcao_cfh citou?

Alfredo Padrao..Sim usei todos os componentes que pedia o layout..menos os pots que eu achei que era k.a e no fim sao k.b.

marcao_cfh

Handmaker
Mas inverteu o BC548? Ele tem pinagem invertida quando se compara com o 2N3904. Pode ser esse o problema.