Desativar o pre amp de um Thor CB 30

Started by ikecas, 01 de June de 2015, as 15:49:40

Previous topic - Next topic

ikecas

Guest
Boa tarde.

Gostaria de fazer 2 perguntas:
-É possível desativar o pré amp de um thor? por exemplo, soldando um jack a partir de determinado ponto da trilha??
- Vale a pena fazer isso?

Pergunto isso porque possuo 2 thor cb 30, e gostaria de tentar usar eles como "retorno" de vocal. Utilizando uma mesa, mandaria o sinal para eles, mas não queria que passasse pelo pre amp do mesmo (acho muito ruim), gostaria de regular somente na mesa de som.

Segue esquemático de meus 2 thor:

Agradeço a atenção.

daniellp

**
Freqüente
Curitiba - PR
Seria no resistor, logo depois do segundo AmpOp na parte de cima. Não dá pra ver os valores dos compoenentes pois o esquemático é muito pequeno. Resistor de 1k8 e capacitor de 1uF. Solte o reisistor do pino 10 do RC4136 e aplique o sinal nele.

Testa aí e comenta.

Daniel.
"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com

ikecas

Guest
Texto excluído por conter internetês.

-----

Peço desculpas, não entendi muito bem o "internetês". Devo ter escrito algo errado?

E, caso eu queira manter a saída "line" e o potenciômetro de volume, que se encontram antes do resistor em questão, seria possível?

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Tem erro nesse esquema: o potenciômetro em questão está ligado no "ar", falta-lhe uma ligação, dessa forma como está não tem função alguma.  Se você não vai usar o pré, então a saída line deixa de funcionar também, então sua pergunta deixa de ter sentido.

Pra usar a entrada com o potenciômetro de volume, modifique o circuito:
- Abra o ponto entre o capacitor de 1uF e o resistor de 1k8 ohms.
- Desconecte o potenciômetro de volume das ligações atuais.
- Solde a nova entrada do amplificador a um dos terminais do potenciômetro, o meio dele vai ao capacitor de 1uF, e o último terminal do potenciômetro vai ao terra.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

ikecas

Guest
Muito obrigado! peguei este esquema em um pacote de esquemas dos cubos Thor que encontrei aqui no handmades mesmo. Sou iniciante, já montei alguns

pedais, tenho certa intimidade com o ferro de solda, mas somente agora estou buscando entender mais sobre os esquemáticos e como tudo funciona.

Então é impossível desativar o pré e utilizar o line?

Outra coisa que percebi é que o potênciometro de volume é linear. Difere dos potênciometros de guitarra, aonde sua maioria é logaritimo?

Vou fazer este teste no final de semana! Agradeço desde já.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: ikecas on 02 de June de 2015, as 11:45:03
Outra coisa que percebi é que o potênciometro de volume é linear. Difere dos potênciometros de guitarra, aonde sua maioria é logaritimo?

O potenciômetro linear vai funcionar também, apenas que os volumes obtidos e percebidos vão ficar em posição diferente no knob/escala se você usasse um logarítmico.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.