Transformador de força,entregando 7,2 volts nos filamentos,com carga.

Started by cobalto777, 17 de October de 2015, as 00:46:25

Previous topic - Next topic

cobalto777

Guest
 bom...é isso pessoal,montei mais um hi-fi single end,estou usando alimentação dos filamentos em ac,só que o transformador está entregando 7,2 volts com carga,a primeira kt 88 já  foi pras terras do além...alguma dica,de como  baixar pros 6,3 em ac?
grande abraço.

Cidão

**
Freqüente
Resistor em série, tem que calcular o valor resistivo dele e a potência que deve ser dissipada. [beer]

Dexter

Guest
Colocar 2 diodos antiparalelo em série com a carga pode ser outra opção a redução é de 0,7V aproximadamente.

Guilherme

Guest
7,2Vac já mandou uma KT88 para o além ???

É um pouco alto e não é aconselhável manter esse regime durante muito tempo mas ferrar uma válvula tão rápido assim...

Você mediu com um segundo voltimetro ? Qual a tensão da rede no momento da medição ?

cobalto777

Guest
na verdade passou uns 6 meses assim... 8) tensão da rede,215 volts cravados.

-----

Quote from: cobalto777 on 17 de October de 2015, as 12:11:10
na verdade passou uns 6 meses assim... 8) tensão da rede,215 volts cravados.
o canal esquerdo começou a oscilar,um tipo de ruído,coloquei outra kt88 nova,resolveu,mas não quero deixar assim,a e88cc do pré,é uma valvo,mosca branca dos anos 60...não posso deixar ela estragar por isso.

Guilherme

Guest
Então você vai ter que fazer uma gambiarrazinha colocando em cada perna do secundario de 6,3Vac um R de uns 0,5 ohms ou 2 R de 1 ohm em //

A dissipação pode ser de 3W mas 5W seria melhor.

Note que isso não é uma solução muito elegante mas nenhuma outra o seria que não fosse um transformador com secundario de filamento melhor calculado. E veja também que você fez a medição com a rede um pouco baixa, 215V.

Com a rede nominal, 220Vac, a tensão nesse secundario seria maior ainda.

cobalto777

Guest
decidi resolver elegantemente...tirei o transformador porco,eu já tinha mandado pra o "enrolador" enrolado 3 vezes...resolvi lindamente colocando um transformador,um tal de tfs 28 320...é de uma fábrica ai...uma tal de Audio lynx... agora está com 6,4 nos filamentos e 395 volts de ht... 8) [beer] (aplaus)

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: cobalto777 on 17 de October de 2015, as 13:08:40
decidi resolver elegantemente...tirei o transformador porco,eu já tinha mandado pra o "enrolador" enrolado 3 vezes...resolvi lindamente colocando um transformador,um tal de tfs 28 320...é de uma fábrica ai...uma tal de Audio lynx... agora está com 6,4 nos filamentos e 395 volts de ht... 8) [beer] (aplaus)

É... já ouvi falar. Parece que eles fazem uns transformadores direitinho  8)
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

edyguitar

Colaborador
Quote from: cobalto777 on 17 de October de 2015, as 13:08:40

interessante esse transformador. Acho que tenho um desse aqui. 8) e funciona direitinho também

Gfassuncao

**
Freqüente
Essa opção é a melhor mesmo. Mas vai descartar o transformador? Eu fiz uns testes com os diodos em antiparalelo e funciona. Pelo menos não joga um transformador fora.

cobalto777

Guest
ai é que tá...mesmo sendo um pouco maior de que o transformador do guilherme,ele esquentava muito,e vibrava,o tfs 28 320 ta funcionando bem mais frio,e ainda tem outra coisa...coloquei a kt 88 que supostamente estava ruim...funcionou tranquilo...agora é deixar umas 08 horas ligado pra ver se apresenta o defeito novamente...

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Experimente desmontar o transformador já que ele está com esses problemas e se for fácil retirar o núcleo, depois tente retirar algumas espiras do enrolamento que alimenta os filamentos (pode ser que por sorte seja a última camada) e assim corrigir a tensão. Depois é só remontar o núcleo e apertar bem as tampas.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

kem

DIY Freak
Sou suspeito pra falar (é só ver minha assinatura) mas um transformador bem feito e bem dimensionado não tem preço. Salva até valvula condenada...  ;D
Se o transformador anterior tava vibrando e esquentando, não sei nem se vale o trabalho de abri-lo.
I don't want to die young...
I want to diode!

cobalto777

Guest
Descobri o defeito,era um soquete sujo,obrigado a todos.

kem

DIY Freak
Quote from: cobalto777 on 19 de October de 2015, as 11:39:01
Descobri o defeito,era um soquete sujo,obrigado a todos.
Mas o soquete sujo era o culpado pela sobre tensão que o transformador entregava? Ou o soquete não tinha contato com os pinos das valvulas e os 7.2V eram medidos em aberto?
I don't want to die young...
I want to diode!