Novo artigo/circuito solucionador de ruídos 60Hz

Started by designermx2, 31 de August de 2010, as 09:18:28

Previous topic - Next topic

designermx2

Guest
Pessoal, estou aqui mais uma vez, mas agora é para mostrar uma coisa interessante. Estudantes estão desenvolvendo a um tempo um "removedor" de ruídos 60Hz.
Pelo que entendi é um tipo de "canceler" ativo de ruído para eliminar ruído de 60 Hz encontrados em sinais elétricos, devido à contaminação de potência da linha AC.

"Os ruído de 60 Hz são frustrante para qualquer um que tenta fazer medições sensíveis dos processos de baixa tensão (por exemplo, Eletrocardiograma medições), registro de áudio a partir de instrumentos eléctricos (por exemplo, o famoso "hum" de guitarra ), ou a utilização de sistemas electrónicos perto de um transformador AC. A forma mais comum de eliminar o ruído é através de um filtro 60 Hz. Como há variações inerentes no sinal de 60 Hz, um filtro de corte não é robusta contra o código altera a frequência do sinal.No entanto, usando um microcontrolador como o ATMEGA32 para monitorar um sinal de referência e uma saída de sinal de fase-out para cancelar o ruído, sería melhor para todos nós superar as limitações de uma frequência única de um filtro seletivo e pode atingir pelo menos 15 dB cancelamento de 60 Hz no componente do sinal contaminado."

Segue o link com o artigo completo e esquema do circuito. Talvez criar um aparelhinho desses e vender (como foi feito no caso do pré clean) fosse um negócio promissor.
http://courses.cit.cornell.edu/ee476/FinalProjects/s2008/rmo25_kdw24/rmo25_kdw24/index.html

Jones

Handmaker
  1. jonesxavier@hotmail.com
Me falaram que se eu  ligar um Capacitor eletrolítico de se eu não me engano 2200uF em série no positivo da fonte ele corta bastante ruído.

Isso é verdade? achei interessante, mas não sei se procede.
"O essencial é invisível aos olhos"

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Legal Alex!
Você não tem o esquema dele não?   ;)

Jairo

Handmaker
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
Na revista saber eletrônica (da década de 90, eu acho) já saiu um circuito de um filtro tanto de 50 quanto de 60hz. Vou dar uma procurada nas minhas caixas, eu acho que ainda tenho essa revista...
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!

guii_music

Guest
Interessante... Uma aparelho assim ajudaria um bocado. Senhores, algum de vocês conhece algum tipo de circuito eliminador de terra, Tipo, um circuito que sugasse essa corrente e jogasse para algum lugar(sei lá, neutro talvez) e reduzisse ruídos em aparelhos que precisam de terra(amplificadores, computadores, etc)? É que em muitos lugares (como aqui em casa) não tem fio terra e nem disponibilidade (eletrodutos) para instalar o mesmo... Seria muito bom também!

Jairo

Handmaker
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
Encontrei a revista! É a edição 229 de fevereiro de 1992, pág. 61. Estou sem scanner no momento, e vai demorar um pouco para eu postar o artigo. Mas no site da revista tem um link de email para pedidos de esquemas:

atendimento@sabereletronica.com.br
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Marcos, o EHX Hum Debugger é um pedal que faz uso de DSP, assim complica bastante sua clonagem, mas não a impossibilita!

http://s264.photobucket.com/albums/ii167/kuguali/?action=view&current=2.jpg
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Jones

Handmaker
Isso é um pedal ou um celular ?
Deve ser quase impossível clonar isso.
Vou esperar sair esse da revista do cara. (iniciante)

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Quote from: Alex Frias on 16 de September de 2010, as 00:05:54
Marcos, o EHX Hum Debugger é um pedal que faz uso de DSP, assim complica bastante sua clonagem, mas não a impossibilita!

http://s264.photobucket.com/albums/ii167/kuguali/?action=view&current=2.jpg

Ai ai! Esperava que fosse um circuíto bem mais simples.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Sem um DSP bem imaginado e com certa complexidade, fica difícil tirar somente a porção do sinal que representa ruído deixando o sinal da guitarra quase intacto. Logo irei testar o pedalzinho pra saber se ele opera os milagres anunciados na vida real! >d
Pagão e feliz!!

Jones

Handmaker
vou blindar a minha guitarra com papel aluminio e usar fonte estabilizada mesmo que é menos difícil.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Certamente, o que nào impedirá de ainda haver um pouco de hum. Aliás a idéia do pedal nào é ter desleixo com essas coisas...rs
Pagão e feliz!!

Jones

Handmaker
Pricipalmente pra mim que uso uma Shelter California (que tá com adesivo da Fender rs)...
Single e uma G2 com fonte não filtrada, e não tenho amp.
imagina o Ruído que dá.

Chris

Handmaker
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Jones
já que não tem amp faz um "cab simulator"
Shut Up 'n Play Yer Guitar!