Sabbra Cadabra (Onboard)

Started by Moska, 05 de April de 2015, as 14:29:16

Previous topic - Next topic

rafafelix

Colaborador
Quote from: Aeromodelista on 04 de January de 2017, as 10:46:51
os capacitores de poliester não consegui encontrar todos no formato de box como diz a lista, será que faz muita diferença se usar outros formatos com mesmo valor?
a respeito do potenciômetro de 500kc que não estou  encontrando, seria possível colocar um substituto(equivalente) linear ou log?

Bom dia,

O formato dos capacitores não farão diferença, pode usar outros formatos com o mesmo valor sem problemas.

O potenciômetro 500KC você consegue com o felix aqui no fórum mesmo, dê uma olhada na seção de compra e venda de componentes. Creio que, se utilizar 500KA ou 500KB, não dará problema quanto ao pedal funcionar, porém a curva do potenciômetro tem ação diferente, dando resultado diferente nas regulagens.
Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!

Aeromodelista

Guest
Quote from: rafafelix on 04 de January de 2017, as 10:58:59
Quote from: Aeromodelista on 04 de January de 2017, as 10:46:51
os capacitores de poliester não consegui encontrar todos no formato de box como diz a lista, será que faz muita diferença se usar outros formatos com mesmo valor?
a respeito do potenciômetro de 500kc que não estou  encontrando, seria possível colocar um substituto(equivalente) linear ou log?

Bom dia,

O formato dos capacitores não farão diferença, pode usar outros formatos com o mesmo valor sem problemas.

O potenciômetro 500KC você consegue com o felix aqui no fórum mesmo, dê uma olhada na seção de compra e venda de componentes. Creio que, se utilizar 500KA ou 500KB, não dará problema quanto ao pedal funcionar, porém a curva do potenciômetro tem ação diferente, dando resultado diferente nas regulagens.

Jóia muito obrigado.

Ramsay

Colaborador
Estou suspenso por reincidência em internetês.
Não é com quaisquer formatos que a coisa funciona.
Por exemplo, se usar capacitores cerâmicos ao invés de poliester, o som tende a ficar mais estridente.

Aeromodelista

Guest
Quote from: Ramsay on 06 de January de 2017, as 21:21:48
Não é com quaisquer formatos que a coisa funciona.
Por exemplo, se usar capacitores cerâmicos ao invés de poliester, o som tende a ficar mais estridente.

Ok! realmente os comprados foram de poliester, é que eu tinha sismado com metade deles serem no formato box e os outros parecerem com pastilha mentex apesar de ser poliester...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ iniciante é assim mesmo.
quando vi a foto da placa do Moska a peguei como referência.
Valeu muito obrigado.

Ivanletronic

*
Iniciante
Olá alguém teria o pdf do layout do moska, pois o link está corrompido. Agradeço desde já.

Aeromodelista

Guest
https://www.4shared.com/office/qw2nHQSLca/PCB.html
https://www.4shared.com/photo/AMeoLTrxei/LAYOUT.html
https://www.4shared.com/photo/uf2vmjuqca/sabra_cadabra_2.html

Olá! bom dia seguem endereços de arquivos que vão te ajudar na construção, estou montando este pedal também, só leve em consideração que é possível que o fet que esta no part list (2N5484)não seja os mais indicados apesar de estar listado, todos os posts que encontrei falam em 2N5457 como alternativa para os originais.
Bom trabalho e boa sorte.

Mallermb

Colaborador
Só um alerta quanto aos fets, seria ideal medir o ganho de cada fet e separar os que tem ganho igual ou bem próximos um do outro, caso contrário, pode haver um som estranho, rachado ou incondizente com o que deveria ser, em um lote de 20 j201 por exemplo, só consegui 9 com ganho de 600, o restante estava bem abaixo disso e muito variado, ou seja, o resistor que regularia a tensão no dreno dos fets, teria de ser ajustado para cada fet com ganho diferente, fica a dica.
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,

EddieTavares

Guest
Quote from: Aeromodelista on 06 de January de 2017, as 21:49:32

Ok! realmente os comprados foram de poliester, é que eu tinha sismado com metade deles serem no formato box e os outros parecerem com pastilha mentex apesar de ser poliester...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ iniciante é assim mesmo.
quando vi a foto da placa do Moska a peguei como referência.
Valeu muito obrigado.

As diferenças entre estes e aqueles capacitores existem, mas são sutis e muitas vezes desejáveis, construa o seu pedal com o que você tem e garanto que vai gostar do resultado.

Aeromodelista

Guest
Rapaz; imagine um lugar que é a maior roça do mundo, o fim do mundo que você não acha nada, nada mesmo.
Cara que provinciazinha terrível, saí para comprar os j201 não tem em lugar nenhum por aqui.
Que raiva..... )>| )>| )>| )>|

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Não se desespere, pois fora de São Paulo - Capital, você não vai achar J201 em nenhuma loja física no Brasil.

Boa sorte,
Alfredo

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: Mallermb on 08 de April de 2017, as 10:17:26
Só um alerta quanto aos fets, seria ideal medir o ganho de cada fet e separar os que tem ganho igual ou bem próximos um do outro, caso contrário, pode haver um som estranho, rachado ou incondizente com o que deveria ser, em um lote de 20 j201 por exemplo, só consegui 9 com ganho de 600, o restante estava bem abaixo disso e muito variado, ou seja, o resistor que regularia a tensão no dreno dos fets, teria de ser ajustado para cada fet com ganho diferente, fica a dica.

O que você entende como "ganho" de um FET e como faz pra medir isso ?
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Mallermb

Colaborador
Quote from: xformer on 08 de April de 2017, as 13:13:21

xformer, o pouco que sei, é que "medir o ganho" sei que o nome ganho não é bem o correto nesse caso, seria o hfe, medindo através de um circuito externo acoplado com o multímetro.

Cada fet tem um fator de amplificação, em testes práticos em pedais que utilizam fets, principalmente emuladores, é normal colocar um resistor entre a fonte e o dreno, geralmente estabilizando a tensão em todos os fets com 4,5v, porém, percebi que quando um fet tem o hfe diferente dos demais, o som também muda, pois não tem o mesmo padrão de amplificação dos demais, diferente de quando os fets são "casados", o som fica mais uniforme, estável, me perdoe se estou explicando errado.

Descobri isso na prática quando montei o Wampler Pinnacle, só funcionou bem quando casei os fets, para casá-los utilizei uma pequena placa, chamada jfet matcher.

Mais uma vez me perdoe se a explicação que dei é estranha ou errada, apenas repassei o que aprendi em testes práticos.
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,

raul.tec

*
Iniciante
  1. eng_elet1@hotmail.com
Bom acho que ajuda essa informação, eu uso um pequeno circuito do RunOffGroove para medir os parâmetros dos jfets, fiz uma réplica do Catalinbread Dirty Little Secret e não encontrei o 2N5457 então usei o 2SK117 GR não deu certo o fator de amplificação é mais alto, daí troquei e usei o 2SK246 GR, casou perfeitamente ficou muito idêntico o timbre, aqui em Cuiabá é difícil encontrar algumas peças, os jfets que mais costumo utilizar aqui são os 2SK117 GR e o 2SK246 GR.

castrodga

*
Iniciante
Caramba, como eu nunca tinha visto esse pedal antes?  ??? Não sei se o Moska ainda frequenta o fórum, mas como fã doente de sabbath tenho que deixar aqui meus agradecimentos ao Moska por esse layout lindo  (rckt

Aeromodelista obrigado por upar o layout  [beer]

Quote from: Mallermb on 08 de April de 2017, as 14:04:08
Quote from: xformer on 08 de April de 2017, as 13:13:21

xformer, o pouco que sei, é que "medir o ganho" sei que o nome ganho não é bem o correto nesse caso, seria o hfe, medindo através de um circuito externo acoplado com o multímetro.

Cada fet tem um fator de amplificação, em testes práticos em pedais que utilizam fets, principalmente emuladores, é normal colocar um resistor entre a fonte e o dreno, geralmente estabilizando a tensão em todos os fets com 4,5v, porém, percebi que quando um fet tem o hfe diferente dos demais, o som também muda, pois não tem o mesmo padrão de amplificação dos demais, diferente de quando os fets são "casados", o som fica mais uniforme, estável, me perdoe se estou explicando errado.

Descobri isso na prática quando montei o Wampler Pinnacle, só funcionou bem quando casei os fets, para casá-los utilizei uma pequena placa, chamada jfet matcher.

Mais uma vez me perdoe se a explicação que dei é estranha ou errada, apenas repassei o que aprendi em testes práticos.

Mallermb você está confundindo o hfe com a transcondutância, o hfe é o ganho de corrente e não existe para os FETs, só para os TBJs.

Mallermb

Colaborador
Quote from: castrodga on 08 de April de 2017, as 15:12:48
Mallermb você está confundindo o hfe com a transcondutância, o hfe é o ganho de corrente e não existe para os FETs, só para os TBJs.

Você soube explicar a parte que eu não consegui, mas o fator de amplificação do fet, não poderia ser descrito como ganho? confesso que esta parte sempre me deixou com pulga atrás da orelha. Qual seria o termo correto?