pedal groovin bass overdrive

Started by Paulo Shure, 08 de April de 2017, as 18:13:51

Previous topic - Next topic

Paulo Shure

Handmaker
O limão é uma laranja de mau humor.
Saudaçoes:

Peguei para arrumar um desses hoje pedal groovin bass overdrive bod-100,o problema dele e que o cara ligou a fonte em 220,o pedal parou de ligar testando achei o defeito um diodo,acredito que seja o de proteçao,ate agora tudo bem retirei ele e o pedal voltou a ligar e funcionar, minha duvida e a seguinte alguem sabe qual diodo e esse de proteçao? como esta meio danificado identifiquei algo como 744a, o resto nao da para ver poderia deixar sem?( eu sei que se ligar algo acima de 9v ja era) ou alguem aqui sabe dizer qual diodo e esse ou um similar?

Desde ja agradeço....
Não perca seu tempo, conquiste-o.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Deve ser um diodo zener 1N4744A de 15V e 1,3W.

Veja como esse diodo estava ligado (anodo pra terra e catodo para positivo ?) que dará mais pistas.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Paulo Shure

Handmaker
Saudaçoes  xformer :

Devido a maravilha de objetos eletronicos futuristas agora consigo mandar fotos....

Apos retirar esse diodo o pedal funcionou....minha duvida e qual seria ele ja que esta danificado ou se pode deixar sem ( sabendo do risco de ligar em fonte errada etc.. e queimar inteiro).

Doug

Colaborador
acredito que o Xformer cravou!

o simbolo da placa é exatamente  de um diodo Zenner (o simbolo de diodo com a linha no cátodo curva)
Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz

kem

DIY Freak
Paulo.. não tem outro perto desse? Deve ter.
Eu não deixaria sem ele. Ele não é para proteção, mas provavelmente para regular a alimentação dos OpAmps.
Verifique também os eletrolíticos perto desses diodos.
I don't want to die young...
I want to diode!

Paulo Shure

Handmaker
kem saudaçoes:

Tem mais um abaixo, mas como citei quando retirei esse o pedal funcionou, eu pensei que era de proteçao porque tem uma trilha que sai do conector de energia para ele e como foi ligado em fonte com defeito queimou a proteçao.

kem

DIY Freak
Pode não ser proteção, já que tem outro perto. Dificilmente um componente esta num circuito a toa.
Coloque outro no lugar antes que queime mais alguma coisa.

Ps. Acabei de ver, esse pedal usa 9V para alimentação. Pode ser, afinal, proteção. Mas só vendo o esquema.
Mas mesmo sendo proteção, é prudente repor o zener.
I don't want to die young...
I want to diode!

Doug

Colaborador
Paulo, tire uma foto da placa pelo lado das trilhas mostrando as ligações desse Zener (uma foto mais ampla)

ele pode realmente ser parte da polarização do circuito (ou proteção, como o CE-2 usa, por exemplo) na duvida, realmente não se deve arriscar.
Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz

Paulo Shure

Handmaker
[spoiler][/spoiler][spoiler][/spoiler]
[spoiler][/spoiler][spoiler][/spoiler]

Uma das fotos e da parte traseira com as trilhas a parte do conector de fonte,a outra e do diodo masi proximo do que foi retirado

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
De acordo com as fotos, dá pra ver pra quê serve o zener. É só colocar o diodo zener de 15V e acabar com a novela.   :tup
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Paulo Shure

Handmaker
Saudaçoes:

Resolvido. coloquei o diodo novamente e tudo certo.